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Lockers da InPost são solução para o problema global de emissões de CO2 derivadas do comércio eletrónico

Lockers da InPost são solução para o problema global de emissões de CO2 derivadas do comércio eletrónico
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Com a integração da Mondial Relay dentro do Grupo InPost, a empresa especializada em entregas não-domiciliárias terá acesso aos mais de 21.000 lockers (cacifos inteligentes) que o conglomerado polaco tem por toda a Europa, e que um recente relatório classifica como a solução logística mais ecológica para compras de comércio eletrónico.
  • Segundo as análises de mercado, a logística de última milha produz a maior quantidade de emissões de CO2 de todo o processo de entrega do comércio eletrónico.
  • Os autores do relatório “Green Last Mile Europe 2022” estimam que a pegada de carbono se poderia reduzir mais rapidamente com uma profunda reeducação do consumidor e uma implementação de entregas não-domiciliárias.
  • O uso de lockers reduz até 13.485 kg de emissões de CO2 por ano, o que corresponde a uma purificação atmosférica equivalente a 2.769 árvores.
Lockers da InPost são solução para o problema global de emissões de CO2 derivadas do comércio eletrónico
Segundo o relatório "Green Last Mile Europe 2022", elaborado por uma equipa de especialistas da Last Mile Experts juntamente com representantes da Nissan e Sameday, o crescimento da indústria logística provocado pela expansão do mercado de comércio eletrónico veio acompanhado por um rápido aumento do número de veículos de entrega, e com eles, uma subida da pegada de carbono emitida pela distribuição porta-a-porta. A este ritmo, o nível de emissões de CO2 para a atmosfera pode alcançar os 5,5 milhões de toneladas em 2032.

No entanto, os especialistas garantem que, com a introdução de atividades defensoras do ambiente, há oportunidades para reduzir a pegada de carbono em 91% numa só década. Assim, devem-se cumprir duas condições a nível global para que isso ocorra: a maior popularização possível das entregas não-domiciliárias – a especialidade da Mondial Relay, integrada desde julho de 2021 no Grupo InPost – e uma profunda reeducação dos consumidores e legisladores.

Como aponta Rafal Brzoska, fundador e presidente do Grupo InPost, é necessário “mudar a atitude da sociedade e recordar as pessoas que, como consumidores, devemos cuidar do ambiente, porque isto tem implicações no nosso futuro comum”.

Entrega ecológica não-domiciliária

Os autores do relatório apontam soluções como os lockers (cacifos inteligentes) da InPost como o modelo de entrega não-domiciliária mais sustentável. Só em 2020, as entregas através de cacifos inteligentes reduziram as emissões de dióxido de carbono na Polónia em cerca de 180.000 toneladas. Um maior crescimento e utilização da rede de lockers pode contribuir para uma diminuição do trânsito em cidade, melhorando a qualidade do ar e protegendo o meio-ambiente.

Brzoska explica que “um entregador que faça distribuição através de cacifos inteligentes pode entregar cerca de 1.000 encomendas por dia passando por quatro ou cinco locais, enquanto com o sistema tradicional só conseguiria entregar diariamente 75 pacotes”. Esta é uma possibilidade que não está apenas disponível na Polónia, mas também em todos os mercados europeus em que a InPost está presente, com uma rede de lockers, o modelo logístico mais sustentável, mas também de numerosos pontos de conveniência (Ponto Pack® na rede Mondial Relay em Portugal).

Como refere Luis Delgado, diretor da sucursal da Mondial Relay em Portugal, “a logística de última milha tem um grande impacto na vida quotidiana das pessoas. A poluição atmosférica, o ruído e o trânsito são os aspetos mais visíveis. Abordar estas questões, assegurando ao mesmo tempo comodidade para o cliente e qualidade para os nossos parceiros que operam no mundo do comércio eletrónico, é a base do serviço que oferecemos na Mondial Relay e na InPost.”

Segundo este responsável, “a decisão de fazermos entregas não-domiciliárias, graças aos nossos Ponto Pack®, deriva da consciência de propor um serviço que é tão bom como as tradicionais entregas domiciliárias, mas sem as desvantagens que lhes são inerentes. Isto não só beneficia o ambiente, mas também o próprio cliente, que pode enviar e recolher as suas encomendas no momento e local que melhor lhe convier, otimizando as suas viagens e reduzindo os tempos de espera e as entregas falhadas".

Eletromobilidade pelo meio-ambiente

Para reduzir as emissões de CO2 é fundamental substituir as viaturas tradicionais por modernos veículos elétricos (EVs), o que é especialmente importante no contexto da logística de última milha e o relatório também descreve a substituição gradual da frota da InPost por EVs. Nas palavras de Brzoska, “só em 2021, as nossas soluções pouparam cerca de 100 milhões de litros de combustível e, com o aumento do número de cacifos inteligentes, cada vez de gastará menos”.


Atualmente, circulam pelas grandes cidades da Polónia como Cracóvia, Varsóvia, Lódz, Breslávia, Poznan e Gdansk um total de 264 EVs comerciais, dos quais 90% são Nissan e-NV200s na sua versão ampliada, XL Voltia, com uma capacidade de carga de 10 m3. A frota inclui também outros quinze EVs de serviço. A InPost é a empresa logística líder na Polónia no que toca a implementar veículos ecológicos.

Os aspetos educativos do programa “InPost Green City”

Os autores do relatório “Green Last Mile Europe 2022” apontam para a reeducação do consumidor como outro grande fator de sucesso para a redução de emissões. Desde 2021 que a InPost tem implementado um programa chamado “InPost Green City”, concebido para apoiar uma expansão urbana fiel ao conceito de cidade inteligente, e que abrange atualmente 30 localidades polacas de grande e média dimensão.

A intenção é não apenas reduzir as emissões de CO2 e o trânsito de veículos através dos lockers e frota elétrica, mas sobretudo introduzir mudanças no comportamento dos consumidores e ajudar os governos na educação ambiental dos cidadãos. Como indica Brzoska, “a nossa ambição é que os consumidores da Europa Ocidental participem ativamente nesta revolução ecológica”.
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