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Netflix - Qualidade ou quantidade?

Netflix - Qualidade ou quantidade?
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A Netflix era o rei imparável do streaming, uma máquina de assinatura em constante crescimento com um vasto catálogo que o diferenciava de todos os concorrentes.
Netflix - Qualidade ou quantidade?
Mas esse crescimento ficou lento e o surgimento de alguns concorrentes nos últimos dois anos, fez com que a empresa perdesse mais de 200.000 assinantes pagos no primeiro trimestre de 2022.

Essa é a primeira queda no número de assinantes em mais de uma década e fez os alarmes sorem bastante alto. 

O aumento dos preços e novas medidas para reprimir am partilha de senhas combinados com uma lista cada vez menor de títulos licenciados fizeram muitos assinantes reconsiderarem o relacionamento com o streamer. 

Poderíamos discutir a politica de preços ou outras coisas para justificar o decréscimo de utilizadores mas também existe aqui uma oportunidade real de a Netflix definir um rumo e uma identidade.

Se a Netflix se quer destacar à crescente concorrência, precisa de uma identidade clara e atraente e tem que optar ou por qualidade ou por uma enorme quantidade.

O streamer sempre soube que conteúdo de terceiros era um recurso finito. É por isso que a Netflix começou a fazer conteúdo original em primeiro lugar. No ano passado, a Netflix gastou mais de US$ 17 biliões em conteúdo original globalmente. 

Mas, ao contrário de muitas empresas de mídia, a produção da Netflix não aponta para uma marca, estilo ou público consistente. Embora a lista inicial de originais da Netflix – como House of Cards de 2013 e Orange Is the New Black – tenha sido negociada com prestígio, não há mais noção de uma estratégia de conteúdo coesa. E os títulos de biblioteca de alto perfil, como Friends e The Office, mudaram para streamers mais recentes, deixando a Netflix com um catálogo cada vez menor de títulos licenciados para complementar sua extensa lista de originais irregulares. 

Squid Game foi um fenómeno global no ano passado, e séries como The Last Kingdom , Ozark , Stranger Things, Bridgerton, Big Mouth e muitos outras atraem toneladas de espectadores. 

A empresa também ostentou dois indicados ao Oscar de Melhor Filme de sua lista de originais da Netflix no ano passado com O Poder do Cão e Don't Look Up. Considerando tudo, a Netflix está claramente a produzir títulos com apelo público e crítico em massa mas...

A Netflix também tem lançado blockbusters ridicularizados como Red Notice, com mais frequência, e do tipo mediano. Filmes como Sweet Girl, Kate, Outside the Wire, Malcolm & Marie, Yes Day e outros não são apenas mal recebidos como também repelem o público em geral. 

O lado da séries é igualmente complicado, apesar de haver séries com grande qualidade têm sido cada vez mais com reality shows duvidosos, documentários sobre crimes reais, comédias, animações e dramas em todas as formas e tamanhos, mas não com a qualidade desejada. 

O algoritmo também podia ser mais afinado e por vezes não coloca os títulos devidos à frente dos utilizadores. Seria mais fácil levar projetos de destaque para o público sem oceanos de preenchimento do que conteúdo medíocre a atrapalhar. 

A Netflix (e os originais da Netflix) precisam escolher uma faixa, isso significa que precisa de decidir qual nicho deseja preencher. E precisa avaliar se esse nicho realmente vale o preço mais alto que a Netflix cobra. 

Há muita concorrência por aí para a Netflix apenas se apoiar na sua reputação desatualizada. A Netflix está a tornar-se um streamer de nicho, mas não encontrou ainda o seu nicho. 

Numa escala maior, há também a questão do branding. Qual é a marca da Netflix, exatamente? Cada vez mais, parece estar vinculado aos seus originais, pois pode manter o controle sobre eles e hospedá-los exclusivamente. Mas a Netflix como marca em si não confere uma identidade claramente definida. 

O Disney Plus combina marcas conhecidas como Pixar, Marvel, National Geographic e muito mais. Os originais do Apple TV Plus carregam consigo uma aura de prestígio, se não uma marca clara de contar histórias. A biblioteca menor e de alta qualidade é um ponto de venda para a Apple. 

A HBO procura produzir exclusivamente séries de prestígio e com isso consegue publico que procuram essas mesmas séries.

Basicamente as pessoas, pelo menos eu, estão cansadas de pagar por uma coleção tão desigual de originais da Netflix no que toca a qualidade.

Dou comigo várias vezes sem saber o que ver num catalogo tão extenso como o da Netflix. Por vezes cansei-me de experimentar conteúdo sem sentido.

A Netflix tem uma grande vantagem na competição e certamente ainda está no jogo. Mas precisa decidir que papel quer desempenhar num cenário alterado e em mudança.

Tem que optar por menos conteúdo e de maior qualidade ou por muito conteúdo, mais barato, mas com fraca qualidade.

Como utilizador Netflix, qual é a tua opinião?
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