Em 2021, EAD viu aumentar em 42% faturação nos serviços ligados ao BPO e digitalização e em 36% os serviços ligados às TI
A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, pioneira e líder de mercado de gestão documental em regime de outsourcing em Portugal, viu, pela primeira vez, em 2021, os serviços ligados à digitalização e às TI ultrapassar, em termos de faturação, os serviços de custódia de arquivo.
Ao todo, o peso da faturação dos serviços de tecnologias da informação aumentou em 36% em 2021, enquanto os serviços de business process outsourcing (BPO), digitalização e backoffice registaram um aumento de 42%, ultrapassando pela primeira vez o peso da faturação dos serviços de custódia de arquivo.
Esta alteração do modelo de negócio está em linha com a edição de 2021 do índice de “Digitalidade da Economia e Sociedade” (IDES) da Comissão Europeia, no qual Portugal tinha subido três posições face a 2020, ocupando o 16.º lugar entre os 27 Estados-membros da União Europeia. Números que demonstram a tendência cada vez mais sentida nas empresas de transformação dos seus processos digitais.
“De há vários anos a esta parte que já vínhamos notando uma tendência decrescente nos serviços de custódia física em prol dos serviços digitais. Esta tendência acelerou exponencialmente durante os anos da pandemia, como agora se verifica”, comenta Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD.
“A transformação digital é o caminho óbvio a seguir, que iniciámos há mais de dez anos, mas ainda há um largo trabalho de pedagogia a ser feito. Portugal está no bom caminho, mas temos também aqui um dever diligente, enquanto parceiros, no apoio às empresas na sua digitalização”, acrescenta.
A EAD viu, ainda, crescer em 57% os serviços de consultoria em gestão documental e em 26% os serviços de reciclagem segura de arquivo de documentação.
Por seu turno, o serviço de custódia de arquivos correntes, isto é, de guarda e gestão da documentação ativa das organizações, aumentou 15% face a 2020.
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