COLÓNIAS ESPACIAIS
É possível que, num futuro próximo, a Terra se torne inabitável devido às alterações climáticas ou ao excesso de população. Além disso, os recursos naturais podem tornar-se cada vez mais escassos, e a Humanidade ver-se obrigada a procurá-los noutras paragens. Será até possível o impacto de um asteroide provocar uma catástrofe planetária. Consequentemente, podemos ter de nos mudar para uma colónia em órbita ou para outro corpo celeste como a lua ou Marte, e construir uma nova casa em colónias espaciais distantes. A tecnologia atual permite-nos pensar que uma colónia na lua ou em Marte poderá ser uma realidade ainda neste século, e não mera ficção científica. Pode até ser possível uma colónia orbital, muito maior do que a atual Estação Espacial Internacional, ou num asteroide próximo da Terra.
- Data de estreia: SEXTA-FEIRA 3 DE JUNHO
- Horário: 22:30
- Título Original: SPACE COLONIES
- Ano de produção: 2018
- Nº de capítulos / Duração: 3x60’
A VIAGEM DE LUCY
Em La Palma, no maior telescópio do mundo, o espannol Javier Licandro, coordenador de investigação do IAC (Instituto de Astrofisica das Canárias) observa, estuda e analisa os asteróides troianos de Júpiter. Licandro dedicou toda a sua vida a isto e agora colabora na missão Lucy da NASA, liderada por Cathy Olkin e Hal Levison, otros dois grandes apaixonados pelo tema. Lucy é a primeira missão que viajará até aos asteroides troianos de Júpiter. Nenhuma sonda conseguiu ainda sobrevoá-los. Eles constituem os vestígios da origem do sistema solar, os blocos de construção de onde nascem todos os planetas, incluindo a Terra há 4,5 mil milhões de anos. Daí o nome Lucy que os criadores do projeto deram à sua nave… Trata-se de uma referência ao Australopithecus do Grande Rift Valley africano, que é considerado o progenitor da Humanidade. Lucy permitir-nos-á viajar no tempo até ao passado mais remoto do nosso sistema solar e ajudar-nos-á a provar a exatidão das teorias sobre a sua formação e evolução. Neste documentário teremos possibilidade de ter acesso ao grupo de cientistas da missão e o privilégio de ver, por dentro, como uma missão espacial de exploração se desenrola ao longo dos anos, desde o início até ao lançamento, com os enormes desafios técnicos que tem de enfrentar e a importância das descobertas que fará. Apenas a 15 dias do lançamento, a equipa descolar-se-á para as Astúrias para recolher informações essenciais sobre Polymele, um dos asteroides que Lucy visitará. Para isso, a NASA enviou para o ICTEA (Instituto Universitário de Ciências e Tecnologias do Espaço das Astúrias) 20 telescópios que ajudarão a equipa de especialistas e astrónomos. O lançamento desde o Cabo Canaveral será seguido a partir do Deep Space Communications Complex da NASA, em Robledo de Chavela, o centro responsável pelo acompanhamento da Lucy após o lançamento. A viagem da Lucy é uma aventura de surpresa e admiração pelo que o ser humano é capaz de conseguir graças à ciência
- Título Original: BEHIND LUCY
- Ano de Produção: 2022
- Nº de capítulos / Duração: 60’
ESPECIAL VIAGENS ESPACIAIS
HOMEM MULTIPLANETÁRIO: VIVER FORA DA TERRA
- Data de estreia: SEXTA 3
- Título Original: OFF-EARTH
- Ano de produção: 2021
- Nº de capítulos / Duração: 60’
Fora da Terra, há uma nova revolução industrial a acontecer, em setores como o turismo, a medicina, a indústria ou a exploração mineira que procuram oportunidades além do nosso planeta, que nos permitam dar os primeiros passos para transformar o ser humano numa espécie interplanetária
EXISTE VIDA EM OUTROS PLANETAS?
- Data de estreia: SEXTA 10
- Título Original: IS ANYBODY OUT THERE?
- Ano de produção: 2015
- Nº de capítulos / Duração: 60’’
A recente descoberta pelo satélite Kepler de milhares de planetas semelhantes à Terra onde a vida poderia ser possível deu grande incentivo à Busca por Inteligência Extraterrestre.
ASTEROIDES: O NOVO ELDORADO ESPACIAL?
- Data de estreia: SEXTA 17
- Título Original: ASTEROIDS, A NEW EL DORADO IN SPACE?
- Ano de produção: 2020
- Nº de capítulos / Duração: 60’
Durante muito tempo considerada ficção científica, a exploração mineira dos asteroides está prestes a tornar-se realidade. Agentes e estados poderosos preparam-se a sério par isso, já que essa pode bem ser a solução para as necesidades crescentes de metais raros essenciais às nossas revolução digital e transição energética. .
ARIANE: A APOSTA IMPOSSÍVEL
- Data de estreia: SEXTA 24
- Título Original: ARIANE, THE IMPOSSIBLE BET
- Ano de produção: 2021
- Nº de capítulos / Duração: 60’
Em 2022, entrará em funcionamento uma nova geração de veículos de lançamento, o Ariane 6, para lançamentos espaciais mais fáceis, competitivos e frequentes. É o maior desafio tecnológico para uma equipa internacional de engenheiros europeus no âmbito de m programa espacial iniciado há 50 anos.
ENTRE AS BALEIAS
Viajamos entre as baleias para descobrir a beleza e o comportamento destes gigantes do mar. As águas em torno da Ilha da Reunião foram inesperadamente abandonadas por as baleias. Porém, hoje, para grande espanto dos especialistas, eles começam a voltar. Os cachalotes são os maiores predadores do planeta. Ao lado do explorador François Sarano, ex-membro da equipa de Cousteau, podemos, finalmente, conhecê-los no seu habitat – a imensidão dos oceanos. No coração dos fiordes noruegueses, o objetivo de Didier Noirot, um dos melhores operadores de câmara subaquáticos do mundo, premiado com vários galardões prestigiados, aproxima-nos o mais possível as orcas do Ártico. Acompanhamos uma fêmea de baleia-azul na sua exploração da Corrente de Humboldt, desde o seu ponto de origem, nos mares gelados ao largo da Antártida ao seu território de procriação, nos Trópicos. Terminamos a nossa viagem nas águas espetaculares do Alasca, do Havai e das ilhas remotas de Tonga para proporcionar ao telespectador um olhar mais próximo à forma como estas baleias comunicam, cantam, se alimentam, brincam e cuidam das suas crias, em um documentario narrado por Ewan McGregor.
SOBREVIVÊNCIA
Descobrimos histórias fascinantes de sobrevivência nos nossos oceanos e ambientes marinhos. Da complexa vida social dos cachalotes, tubarões, golfinhos e lontras marinhas à resiliência das aves marinhas; da teia que constitui a Grande Barreira de Coral à relíquia evolucionária, o dragão-de-Komodo, apresentamos uma seleção de animais extremamente bem adaptados, que trabalham juntos e transmitem os seus conhecimentos de geração em geração, para sobreviverem e prosperarem no inexorável oceano. Além disso, nas Ilhas Malvinas os albatrozes e os pinguins-de-penacho-amarelo correm contra o tempo para dar à luz e criar a sua prole. No Ártico, toda a teia de vida polar depende dos avanços e recuos do gelo. Nos últimos 40 anos, desapareceram mais de 75% da calota polar de verão. Mergulhando com baleias, morsas e ursos-polares, nos transportaremos para este magnífico mundo subaquático, que tenta adaptar-se à perda de gelo e às mudanças térmicas.
VIAGEM PELO PACÍFICO COM SAM NEILL
“Pelo Pacífico, com Sam Neill” faz o percurso de três viagens do Capitão Cook que mudaram o mundo, pelo oceano mais vasto do planeta. Nesta série épica, Sam Neill (“Parque Jurássico”) recorre a todo e qualquer meio de transporte marítimo contemporâneo para reconstituir as viagens do Capitão, e registar a sua enorme influência. Do Taiti à Nova Zelândia, da Austrália ao Havai, da Antártida ao Alasca, Neill conhece povos e locais transformados pela passagem de Cook pelo Pacífico, e as alterações na política e na economia dessas regiões. O Capitão estabeleceu as rotas marítimas que ligariam as Américas à Ásia – vias de comércio e poder que os EUA e a China disputam ainda hoje. Parte diário de viagem, parte revisionismo histórico, parte homenagem ao maior navegador e ao mar que ele mudou para sempre, “Pelo Pacífico, com Sam Neill” é um grandioso e interessante evento televisivo.
- Data de estreia: SEGUNDA 13 DE JUNHO
- Cita horaria: 16:00
- Título Original: PACIFIC WITH SAM NEILL
- Ano de Produção: 2018
- Nº de capítulos / Duração: 6x60’
VIAGENS DE COMBOIO PELAS COSTAS BRITÂNICAS
Nesta belíssima nova série, Michael Portillo explora de comboio o litoral das quatro nações que compõem o Reino Unido. Com uma nova perspetiva das identidades regionais das costas britânicas – onde ponto algum fica a mais de 112 km do mar – usará os acessos privilegiados dos caminhos-de-ferro para conhecer o esplendor da geografia e geologia do Reino Unido. Percorrendo as linhas costeiras e históricas, cruzará o país de lés a lés, das Terras Altas da Escócia à Ilha de Wight. Eterno político, Michael apreciará conhecer os habitantes de cada região, orgulhosos da sua História, Cultura e Identidade, para descobrir o que torna cada uma tão especial e como zelam eles pelo seu caráter vibrante
- Data de estreia: SEGUNDA 6 DE JUNHO
- Horário: 22:30
- Título Original: GREAT COASTAL RAILWAY JOURNEYS
- Ano de produção: 2022
- Nº de capítulos / Duraçao: 25x30’
Post A Comment:
0 comments: