Uma coisa é certa: para gaming online e streaming de vídeo em 4K, a ligação à Internet tem que ser rápida e estável. Pausas durante filmes e tempos de resposta lentos em jogos podem ser extremamente irritantes. Mas será que o seu fornecedor de Internet lhe oferece a velocidade que publicita? E quanta largura de banda é que precisa realmente? A devolo responde a estas perguntas e mais.
Que ferramentas estão disponíveis para medir a velocidade?
Há uma variedade de ferramentas para testar a velocidade da Internet, mesmo sem necessidade de criar uma conta. Uma das mais populares é o site Speedtest.net da Ookla. Outras empresas também oferecem ferramentas semelhantes, incluindo fornecedores de Internet como a Vodafone e a Meo.
Como é que a medição de velocidade funciona?
Os testes de velocidade transferem dados entre um servidor de teste e o dispositivo local para determinar tanto a taxa de download como a de upload, bem como os tempos de resposta (ping). Um fator importante na escolha do servidor é a sua proximidade ao local de teste e manter o caminho de transmissão tão curto quanto possível. Uma vez que as ferramentas de medição de velocidade tipicamente selecionam o melhor servidor automaticamente, mudar de servidor só é recomendado se os resultados variarem muito ou ficarem muito abaixo das expetativas.
Como é que se obtêm os resultados de teste mais precisos?
Devem-se seguir algumas regras para conseguir resultados de teste precisos.
Testar a diferentes horas do dia
- As velocidades podem variar muito entre uma hora e outra, especialmente em ligações à Internet por cabo onde a largura de banda é partilhada por várias casas. Isto é especialmente notável à tarde quando mais pessoas estão em casa e online. Para resultados mais fiáveis, é melhor efetuar múltiplos testes.
Medir usando uma ligação por cabo Ethernet
- Uma vez que o Wi-Fi pode ser afetado por muitos fatores externos, os melhores resultados são normalmente alcançados usando um computador ligado ao router diretamente com um cabo Ethernet. Mas cuidado: cabos Cat 5 antigos e computadores lentos podem reduzir o desempenho significativamente. Para os melhores resultados deve-se usar uma ligação por cabo Cat 5e (ou melhor) e um computador rápido.
Evitar interferências
- Outra maneira de garantir os melhores resultados possíveis é reiniciar o computador e o router antes de correr o teste. Isto também ajuda a reduzir a utilização total de dados através do router. Para além disto, deve-se, por exemplo, desligar os dipositivos móveis, fechar todas as outras apps e apagar a cache do browser antes de cada teste, de forma a garantir que nenhum destes fatores influencia os resultados do teste.
Quanta velocidade é realmente necessária?
Obviamente quanto mais velocidade melhor, mas que velocidades de Internet são realmente necessárias para correr aplicações? Aqui fica um resumo:
Streaming de vídeo
- Para streaming de vídeos em HD ou Full HD, são geralmente suficientes de 3 a 5 Mbps dependendo da fonte de streaming. No entanto, para vídeos 4K, essa recomendação quintuplica, para entre 15 e 25 Mbps.
Streaming de música
- Uma velocidade entre 2 a 6 Mbps é suficiente para streaming de música e podcasts.
Gaming online
- Uma partida de gaming online necessita de pelo menos 10 Mbps estáveis para a maior parte dos jogos.
Escritório em casa
- Videochamadas fluídas e nítidas requerem pelo menos 1,5 Mbps.
Como é que posso ter Internet exatamente onde preciso?
A partir do momento em que tiver determinado que o seu fornecedor de Internet lhe está a oferecer largura de banda suficiente, resta a questão de como levar essa Internet para onde é preciso. Os routers estão normalmente instalados no canto de uma despensa ou até no sótão. Com adaptadores powerline, como os da série Magic da devolo, o sinal da Internet é transmitido através da rede elétrica para cada divisão. Os adaptadores powerline estão disponíveis com portas Ethernet e funções Wi-Fi adicionais. E podem transformar qualquer tomada num hotspot Internet num abrir e fechar de olhos.
Mais informações: https://www.devolo.pt/
Post A Comment:
0 comments: