A falta de competências digitais foi uma das principais barreiras para as PME nacionais no último ano, mas os níveis de confiança e preparação para o futuro estão a aumentar.
Para compreender os impactos da COVID-19 nas PME, a Sage, líder de mercado em soluções de gestão empresarial na Cloud, lançou o estudo global “Pequenos negócios, grandes oportunidades?”, no qual quis também tentar compreender melhor o quanto foram afetadas a nível tecnológico.
Adoção digital: preparação e confiança
Não há dúvida de que a pandemia impulsionou a evolução tecnológica – a tecnologia foi um fator imprescindível para as empresas poderem assegurar a continuidade de negócio e ultrapassar dificuldades nunca antes enfrentadas, como os confinamentos obrigatórios.
Se algumas empresas já estavam preparadas para os desafios tecnológicos que a pandemia trouxe, outras tiveram de se adaptar e rever as suas prioridades neste campo.
O estudo da Sage revelou que 59% das empresas portuguesas inquiridas considera estar mais dependente de tecnologia após a pandemia.
Por outro lado, face a este cenário tecnológico em constante crescimento, para 11% das PME a falta de competências digitais foi uma das principais barreiras que impactou o negócio nos últimos 12 meses.
Contudo, revelam-se bastante otimistas quanto ao futuro: 68% estão confiantes quanto à melhoria das capacidades digitais da sua equipa ao longo do próximo ano, e 59% sentem-se mais preparadas, agora, para lidar com novas tecnologias.
Apostar na tecnologia como caminho de futuro
Quase metade (49%) das PME inquiridas revelou, também, que espera aumentar o seu investimento em tecnologia nos próximos 12 meses – contra apenas 9% que indicaram, pelo contrário, pretender reduzir este investimento.
As empresas que vão apostar mais em tecnologia indicam que os objetivos principais deste investimento são tornar-se mais rentáveis (48%), economizar tempo (44%) desenvolver melhores relações com os clientes (42%) e diversificar a sua oferta (33%), entre outros.
Quando questionadas sobre as áreas em que mais pretendem investir neste âmbito, indicam marketing e publicidade (36%), o seu próprio website (29%), vendas e CRM (23%), e-commerce (20%) e hardware de TI (20%).
Josep María Raventós, Country Manager da Sage Portugal, comentou: “Com uma amostra significativa de decisores das PME a considerar aumentar anda mais o seu investimento em tecnologia ao longo do próximo ano, existe um consenso esmagador de que esta tendência veio para ficar. A tecnologia desempenhou um papel fundamental junto das empresas portuguesas durante a pandemia, ajudando-as a ultrapassar os obstáculos que enfrentavam – por isso, talvez não seja surpreendente que a maioria das PME considere que este período aumentou, de forma permanente, o seu grau de dependência na tecnologia. Com este estudo, a Sage – empresa tecnológica por excelência – quis compreender as perspetivas e necessidades das empresas portuguesas, para que possamos continuar a apoiá-las no futuro enquanto rede de confiança que lhes permite chegar mais longe nos seus negócios."
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