A especialista no design de janelas de telhados partilha 9 dicas para transformar a sua casa num lugar feliz!
Criar espaços interiores produtivos, arejados e esteticamente agradáveis tornou-se uma preocupação real para todos aqueles que precisam de se concentrar nas suas tarefas diárias em casa. Trabalhar em casa mudou o estilo de vida e necessidades, por isso, a VELUX, empresa líder em janelas de telhados, desenvolveu o conceito “Transforming Spaces” com o objetivo de que todos os espaços interiores garantam o máximo de qualidade de vida, sustentabilidade, conforto e design. O objetivo deste conceito é transformar casas: oferecendo até 52% mais de luz natural em áreas com um potencial suspeito. Dois outros pontos importantes, é a quantidade de janelas que se coloca nas renovações dos espaços e o preço. Aconselha-se sempre a colocar mais do que uma janela, de maneira a beneficiar de todo o potencial da luz a entrar pela casa e, o facto de o custo da instalação ser o mesmo se colocar uma ou mais janelas.
Esta necessidade surgiu do estudo realizado pela VELUX, em 2020, onde 73% das pessoas confinadas tiveram de alterar os seus hábitos quotidianos. Surgiu, portanto, a necessidade urgente de repensar as diferentes zonas da casa, multiplicar a luz natural e criar soluções sustentáveis ao nível da saúde e do ambiente ao reduzir a necessidade de luz artificial, conferindo uma sensação de mais espaço e arejamento.
Como resposta, a VELUX reuniu dicas para potenciar a iluminação doméstica - um dos aspetos mais importantes a ter em conta no processo de decoração, reforma ou aquisição de casas.
Ter atenção à distribuição
Uma casa com muitas paredes e espaços isolados impede que a luz natural seja distribuída por todo o espaço. Portanto, se possível, o ideal é derrubar paredes e optar por pisos abertos.
Além disso, é essencial localizar as áreas diurnas (cozinha, sala de jantar e sala de estar) no mesmo ambiente para que recebam uma maior quantidade de luz.
Escolher janelas grandes e em maior quantidade
Instalar janelas grandes permite que os raios do sol penetrem mais em casa. Quanto mais entradas de luz a casa tiver, melhor. Em geral, recomenda-se que as janelas ocupem uma área equivalente a 10-20% da superfície da sala. Por exemplo: uma sala de 10m² deve ter janelas entre 1m² e 2m². Para além disso, aconselha-se sempre a colocar mais que uma janela, o ideal seriam no mínimo duas.
Apostar no branco
Quando a casa não tem de luz natural suficiente, há que optar por uma decoração em tons claros: pintar as paredes de branco, usar tecidos em tons pastel ou escolher pisos de cores claras. Tudo isso ajudará a dar uma sensação de amplitude e multiplicar a luminosidade.
Instalar túneis de luz
A pergunta que se impõe: o que são túneis de luz? Trata-se de tubos que direcionam a luz desde o telhado para o interior da casa. A principal vantagem é que iluminam todo o dia e são ideais quando não há muito espaço na parede. Pode ser instalado em qualquer local onde houver 6m ou menos de distância entre o telhado e o teto - halls, cozinhas, casas de banho, quartos, escritórios e locais onde uma janela não pode ser instalada.
Utilizar a luz refletida
A quantidade de luz natural diminui à medida que nos afastamos da janela. É possível calcular medindo a altura até o topo da janela e multiplicando por dois acima do solo. Se a parede oposta estiver muito distante desta linha, deve-se buscar alternativas para multiplicar a luz do ambiente. A luz refletida é uma opção interessante obtida com janelas de sótão. O dobro da luz entra e melhora a luminosidade.
Instalar caixilhos de janelas brancas
Caixilhos brancos dentro de casa fazem com que reflitam a luz mais profundamente na sala. Uma grande vantagem sobre os escuros!
Pendurar espelhos nas paredes
Os espelhos refletem a luz e enganam os olhos - perto das janelas e conseguem multiplicar a sensação de luz e espaço.
Substituir as paredes por vidro
Substituir as paredes de tijolos por vidro é uma boa solução para criar divisões sem colocar barreiras à luz. Hoje em dia as treliças estão muito na moda e dão um toque muito moderno. A considerar, por exemplo, para a cozinha ou até mesmo para o quarto principal.
Pensar bem na luz artificial
Há momentos em que, por mais que tentemos, esses truques não serão suficientes para multiplicar a luz de uma casa. Portanto, a luz artificial torna-se a única alternativa. Escolher para onde vão os diferentes pontos de luz, a intensidade e brincar com as opções disponíveis para obter o efeito desejado.
Post A Comment:
0 comments: