A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do primeiro estudo de perceção associada à sustentabilidade ESG das marcas e dos setores de atividade pelos cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 5 primeiros meses de 2022.
Este trabalho é desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando 24 atributos associados às dimensões de Ambiente, Sociedade e Governo, tendo por base um trabalho de campo realizado junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.
Numa escala de 100 pontos, e entre mais de 50 setores de atividade, este estudo não regista nenhuma marca nem nenhum setor de atividade no nível de excelência (mais de 80 pontos).
Apenas 9 marcas destacam-se com uma perceção de robustez (entre 70 e 80 pontos):
- DELTA (72,3 pts).
- IKEA (71,7 pts).
- NESTLÉ (71,4 pts).
- CRUZ VERMELHA (70,9 pts).
- FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (70,7 pts).
- CUF (70,5 pts).
- NOVA SBE (70,4 pts).
- LUSIADAS SAÚDE (70,1 pts).
- LACTOGAL (70,0 pts).
No que respeita aos setores de atividade, nenhum atinge sequer o nível de robustez; todas as avaliações estão abaixo dos 70 pontos. Os setores que registam melhor perceção associada a este indicador são:
- SAÚDE, FARMÁCIA e BEM ESTAR (69,5 pts).
- EDUCAÇÃO (68,6 pts).
- ALIMENTAÇÃO e BEBIDAS (66,4 pts).
- MOBILIDADE (63,3 pts).
- TURISMO e LAZER (62,7 pts).
Já os setores que registam uma avaliação mais vulnerável são:
- LUXO e MODA (53,0 pts).
- BANCA, SEGUROS e CRÉDITO (56,5 pts).
- DETERGENTES e HIGIENE PESSOAL (57,9 pts).
Pedro Tavares, Managing Partner da OnStrategy refere, “ao desenvolvermos pela primeira vez este estudo desde o início do ano, constatámos que apesar de se tratar de um tema já recorrente e permanentemente exposto nos meios de comunicação, e mesmo os cidadãos afirmando-se sensíveis quanto à relevância e importância da sustentabilidade, ainda há um grande desconhecimento destes em relação ao que as marcas e os setores de atividade estão a desenvolver e implementar no que respeita a esta matéria. Esta constatação é tão mais evidente quando se compara este índice com os que habitualmente divulgamos no que respeita à reputação das marcas ou mesmo à responsabilidade social corporativa das mesmas, em que na grande maioria dos casos a avaliação da implementação de práticas de ESG cai mais de 10 pontos quando comparada com esses indicadores”.
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