Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Inetum disponibiliza plataforma metaverso através do seu FabLab de Lisboa

Inetum disponibiliza plataforma metaverso através do seu FabLab de Lisboa
Share it:
A Inetum está a afirmar a sua presença no campo da realidade virtual com a sua plataforma Intraverse como ponta de lança. Os utilizadores são projetados em situações interativas, difíceis de reproduzir de outra forma, ou que ainda não existam.
A Inetum, líder em serviços e soluções digitais, apresenta a plataforma Intraverse, uma solução inovadora, num protocolo intencionalmente aberto, que permite a criação de mundos digitais virtuais com infinitas utilizações, com a contribuição do seu FabLab em Lisboa, Portugal. A plataforma Intraverse oferece às empresas e organizações portuguesas uma solução concreta para construir experiências imersivas, seja qual for o dispositivo final utilizado (headsets de realidade virtual, computador, tablet, etc.).

“O Grupo Inetum continua a apostar em soluções inovadoras, de forma a responder
às necessidades das empresas e organizações, e a plataforma Intraverso é mais um exemplo do nosso trabalho. Ficámos também muito satisfeitos pelo FabLab de Lisboa fazer parte deste projeto.”, sublinha Vítor Pereira, Head of Lisbon FabLab.

Realidade virtual interativa, útil e acessível para as empresas

O Intraverse da Inetum é um ambiente metaverso (terminologia utilizada para indicar mundos virtuais conectados, à semelhança da World Wide Web) para o mundo dos negócios, em modo B2C, B2B ou B2E. Através da plataforma Intraverse a Inetum dá acesso a tecnologias que reproduzem interações sociais, mas também qualquer tipo de manipulação física com o mundo em que o utilizador está imerso. Essa criação de mundos e interações virtuais oferece às empresas e instituições uma experiência inédita. A plataforma torna mais fácil desenvolver experiências imersivas e adaptá-las mais rapidamente às necessidades e modelos de utilização. 

Uma das especificidades do Intraverse é que permite aos utilizadores interagirem uns com os outros, mas também com o ambiente em que se encontram. Esta é uma promessa que permanece rara no mundo da realidade virtual, porque os mecanismos são complexos. Graças a esta plataforma, é possível manipular quaisquer objetos para que outros utilizadores possam vê-los, mover-se e transformar o ambiente que ocupam. Esta particularidade permite ao Intraverse compor cenários de utilização únicos, perfeitamente adaptados ao mundo 3D. Outra característica especial: esta plataforma é independente do hardware do utilizador, podendo ser adaptada a diferentes tipos ou gerações de headsets de realidade virtual, mas também a um PC ou a um simples tablet. Uma funcionalidade relevante, uma vez que, além de existirem óbvias diferenças entre as interfaces 3D ao usar controladores VR ou ratos, permite assegurar que as experiências são compatíveis não apenas com os headsets de Realidade Virtual já existentes como também com os que venham a ser introduzidos no mercado.

Esta tecnologia oferece inúmeras oportunidades. Permite melhorar o desempenho dos colaboradores e, longe de ser um videojogo, agora serve verdadeiramente à empresa. “Do lado de Recursos Humanos, há formação, é claro, mas também estamos a pensar integrar novos colaboradores com cursos virtuais de integração”, diz Jean-François Gaudy, Chief Innovation Officer da Inetum.

A abordagem multissetorial da Inetum multiplica as oportunidades para as organizações. Por exemplo, na área da Saúde, permite preparar uma equipa para uma operação ou mesmo formar uma equipa multidisciplinar a executar um protocolo complexo; na Indústria é possível executar ações em ambientes sensíveis; na Defesa podem ser simuladas situações de alto risco; no Desporto é possível trabalhar em ações do jogo e pensar nas suas variantes; ou na área da Construção a tecnologia permite projetar, restaurar e utilizar dados BIM (Building Information Modeling).

Co-inovar para criar mais oportunidades e potenciar o desempenho

O Intraverse da Inetum facilita a criação de cenários de realidade virtual. A plataforma não requer nenhuma programação e permite libertar os utilizadores de restrições tecnológicas e ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento de universos virtuais complexos, nos quais podem agir e interagir uns com os outros como avatares. “Estar imerso para interagir e colaborar num ambiente virtual possibilita a manipulação de conceitos abstratos que, vistos em 3D, parecem muito mais claros para os alunos ou formandos. Isso permite uma melhor compreensão dos conceitos ensinados”, explica Jean-François Gaudy.

De acordo com Julien Casarin, XR (eXtended Reality) Manager da Inetum, “com a web, levou muito tempo para que todos os navegadores operassem sob o mesmo protocolo, permitindo que todos (ou quase todos) fossem compatíveis e exibissem todos os sites de maneira semelhante. A compatibilidade entre as soluções de criação de realidade virtual está a seguir o mesmo caminho para garantir que se tornem usáveis pelas empresas”. As equipas de inovação da Inetum trabalham com empresas e instituições para co-construir os cenários mais adequados e relevantes para cada caso de utilização. “Simulação de situações de risco, formação em ambientes complexos, design thinking, revisão de design, interações sociais virtuais... essas são algumas das aplicações nas quais os nossos especialistas podem ajudar os nossos clientes a imaginar e construir as suas próprias experiências imersivas. É uma abordagem muito diferente do que apenas colocar alguns slides 2D num mundo 3D. A experiência torna-se única”, conclui Jean-François Gaudy.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: