Pelo segundo ano consecutivo, a Coreia do Sul ocupa o primeiro lugar na lista do YouTube Cannes YouTube Ads Leaderboard com uma campanha da Samsung onde questiona se o “bom” é bom o suficiente com o trailer do anúncio do seu novo telefone. A Suíça completa o TOP3 com dois anúncios, o segundo lugar ocupado pela campanha do Turismo da Suíça - MySwitzerland e o terceiro lugar com uma campanha da empresa de relógios Omega. A lista completa de anúncios representa mais de 565 milhões de visualizações globais em todo o ranking de anúncios.
“Se este trabalho nos mostra alguma coisa, é que a ligação humana e uma ótima ideia que capta o nosso pulso cultural coletivo é hoje mais importante do que nunca. Na Google, discutimos sobre como tornar as informações acessíveis e úteis — poderei obter as informações certas, será isso importante para mim. Acredito que este mesmo conceito aplica-se à poderosa narrativa das marcas nas nossas plataformas”, afirma Eugene Buono, Head of Creative, US Creative Works at Google. “Criativamente falando, as histórias que são acessíveis – cultural, conceitual, e emocionalmente – tendem a levar a um trabalho criativo atrativo. Grandes histórias nas mãos de grandes contadores de histórias. O Ads Leaderboard deste ano vem provar que é aqui exatamente onde começa”.
Três dos dez anúncios são relativos à indústria do turismo: My Switzwerland, Turkish Airlines e Turismo da Coreia do Sul. Marcas que usaram o ânimo local para envolver as pessoas no contexto da retoma do turismo internacionalmente. Esta retoma é igualmente vista localmente, pois, de acordo com a ferramenta Destination Insights da Google, Portugal está presente no TOP 10 dos países de destino com maior procura de voos e acomodação para maio, sendo que Lisboa é a sétima cidade do mundo mais procurada para voos e acomodações.
Clique aqui para aceder à lista do YouTube Cannes YouTube Ads Leaderboard.
Outros temas e insights a destacar:
- Gostos: Escape from the Office da Apple, o vídeo mais longo da lista com 8 minutos brinca, de forma divertida, com o facto de, actualmente, estarmos a voltar a trabalhar no escritório. Embora seja o anúncio mais longo da lista, recebeu o segundo maior número de gostos - 108K, atrás do anúncio do trailer do Squid Game que conta com cerca de 850K gostos.
- Celebridades: O poder das estrelas continua a ser um importante fator de envolvimento na maioria dos anúncios com celebridades, incluindo Morgan Freeman, Anne Hathaway, Roger Federer, Brie Larson, Eugene Levy, Scarlett Johansson e dois favoritos da série “Os Sopranos, transmitida pela HBO.
- O investimento na narrativa emocional da marca é uma escolha que importa: todo este trabalho é impulsionado por coisas como antecipação, nostalgia, empatia, inspiração, admiração e alegria. E todas estas marcas criam uma conexão emocional autêntica com os seus respectivos DNAs.
- É possível duplicar o espaço e o tempo com o conteúdo certo: A segunda história mais vista (Apple) da lista tem cerca de oito minutos. A quarta história que conta com mais visualizações (Samsung) tem cerca de 45 segundos. Todos os anúncios, com exceção da Apple, mantiveram os seus vídeos com a duração entre 1 a 2 minutos, sendo que metade dos anúncios tinha uma duração de 1 minuto ou menos. Conte ótimas histórias e os utilizadores irão encontrar tempo para as visualizar.
- A música e o design de som continuam a ter muito peso: O trabalho da Omega, Netflix, Turkish Airlines e Imagine your Korea caracterizam-se pelo ritmo e pela melodia como se se tratasse de uma força narrativa.
- Captar o espírito do momento cultural impulsiona o envolvimento: Observamos nos anúncios das marcas de viagens o alimentar do desejo de viajar na era da pandemia. A Apple reformula The Great Resignation numa curta-metragem sobre o espírito empreendedor. A Samsung, a Amazon e a Chevrolet celebram a maravilha da tecnologia com um piscar de olho ao passado, presente e futuro. E as personagens dos programas e filmes favoritos de todo o mundo estão espalhadas por todo o lado.
Metodologia
1. O YouTube Ads Leaderboard Cannes é a compilação dos 10 vídeos de anúncios mais populares de 01 de junho de 2021 a maio de 2022. Este ranking é determinado utilizando alguns dos mais fortes sinais do YouTube relativos à escolha do público, incluindo visualizações pagas e orgânicas, tempo de visualização e retenção do público ( por exemplo, quanto tempo de um determinado vídeo foi visto pelo público).
Post A Comment:
0 comments: