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Entregas não-domiciliárias da Mondial Relay reduzem o congestionamento e emissões de CO2 nas cidades

Entregas não-domiciliárias da Mondial Relay reduzem o congestionamento e emissões de CO2 nas cidades
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  • O desenvolvimento da logística provocado pela expansão do mercado de comércio eletrónico veio acompanhado por um rápido aumento do número de veículos de entrega, e com eles, um aumento do congestionamento das cidades, poluição sonora e do ar, e subida da pegada de carbono emitida pela distribuição porta-a-porta.
  • Por outro lado, as entregas não-domiciliárias através de pontos de recolha contribuem para aliviar as pressões ecológicas e sociais que resultam das entregas de última milha com um serviço tão bom como as tradicionais entregas domiciliárias.
  • Em Portugal, a entrega de encomendas de comércio eletrónico através de pontos de recolha já é um dos métodos mais usados para o envio de produtos adquiridos online.
Num relatório recente do World Economic Forum, o desenvolvimento da logística de última milha no contexto da distribuição de encomendas de comércio eletrónico está no coração do aumento geral do congestionamento de trânsito, estacionamento em segunda-fila, bem como da poluição sonora e do ar, e emissões de CO2 no interior das grandes cidades, com impactos negativos na qualidade de vida das pessoas.

A necessidade de satisfazer a procura pelo comércio eletrónico e entregas porta-a-porta tem obrigado ao aumento do número de veículos de entrega em circulação, que se estima que cresça em 36% até 2030 nas 100 maiores cidades do mundo caso não hajam intervenções.

O comércio eletrónico trouxe benefícios inegáveis para os consumidores, mas também grandes desafios ecológicos e sociais. É aqui que entram as entregas não-domiciliárias, que propõem um serviço tão bom como as tradicionais entregas domiciliárias, mas sem as desvantagens que lhes são inerentes. Isto inclui os impactos ambientais, mas também a qualidade do serviço para o cliente, que pode enviar e recolher as suas encomendas no momento e local que melhor lhe convier, otimizando as suas viagens e reduzindo os tempos de espera e as entregas falhadas.

A Mondial Relay, empresa do grupo InPost especialista na recolha e entrega não-domiciliária de encomendas de websites de comércio eletrónico, aposta nesta abordagem, contribuindo para descongestionar as cidades e reduzir as emissões de CO2. Em Portugal, a entrega de encomendas de comércio eletrónico através de pontos de recolha, ou Pontos Pack, já é um dos métodos mais usados para o envio de produtos adquiridos online.

Os impactos ecológicos e sociais da distribuição porta-a-porta

O aumento previsto do número de veículos de entrega em circulação nas 100 maiores cidades do mundo, de 5,3 milhões em 2019 para 7,2 milhões em 2030, traz consigo vários impactos ecológicos e sociais negativos. Do ponto de vista do trânsito, este aumento influencia, por exemplo, as condições de parqueamento, como o aumento do estacionamento em segunda-fila, condicionando ainda o fluxo normal do trânsito.

Além disso, o número crescente destes veículos nas cidades afeta o tempo passado pelas pessoas no trajeto casa-trabalho-casa. Sem intervenções, prevê-se que nas 100 maiores cidades do mundo as entregas de última milha façam crescer o tempo médio passado em comuta em 21%, de 53 minutos em 2019 para 64 minutos em 2030 – um aumento de 11 minutos.

Finalmente, o aumento previsto do número de veículos de entrega de encomendas nas grandes cidades tem custos pesados a nível da poluição sonora e do ar, e ainda em emissões de gases com efeito de estufa. Sem intervenções que travem a entrada destes novos veículos nas grandes cidades, os veículos irão emitir 6 milhões de toneladas adicionais de CO2, colocando uma pressão adicional sobre as cidades e os objetivos de descarbonização.

A aposta nas entregas não-domiciliárias e na eletromobilidade

Por outro lado, os pontos de recolha e a substituição de viaturas tradicionais por modernos veículos elétricos são ideias para reduzir as pressões que resultam das entregas de última milha, respondendo eficazmente ao congestionamento e reduzindo os impactos ambientais nas cidades sem deixar de proporcionar um serviço tão bom como as tracionais entregas domiciliárias. Em Portugal, a Mondial Relay/InPost conta já com mais de 500 pontos a partir dos quais é possível levantar e devolver facilmente as encomendas.

O baixo preço (barato ou grátis), a conveniência e não ter alguém em casa para receber as encomendas são as principais razões pelas quais os consumidores portugueses preferem o método de entrega em pontos de recolha face a outras soluções.

O facto de ser um método “amigo do ambiente”, evitando viagens repetidas e desnecessárias quer pelo consumidor, quer pela empresa de entregas, é outra das vantagens apontadas pelos inquiridos no estudo da Mondial Relay realizado no final de 2021.

Mais informação: www.mondialrelay.pt
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