O OLX espera contribuir para o combate à fraude digital em Portugal, através da formação e preparação dos utilizadores para a realização de transações em diversas plataformas online
O OLX, plataforma online para compra e venda de produtos e serviços, é uma das entidades que participa no curso “Consumidor Ciberseguro”. Esta formação online e gratuita, já a decorrer na plataforma NAU e disponível até março do próximo ano, é lançada pelo Centro Nacional de Cibersegurança, em parceria com a Direção-Geral do Consumidor, o Centro Europeu do Consumidor, a ASAE e o OLX.
O curso “Consumidor Ciberseguro” é composto por quatro módulos online, com uma carga horária de quatro horas que pode ser adaptada ao ritmo de aprendizagem de cada utilizador. Contando já com cerca de 5.500 inscritos, e sem limite de participantes, o curso pretende capacitar os consumidores na utilização de várias plataformas de e-commerce disponíveis atualmente, de forma a realizarem compras online com segurança.
O OLX participou, em parceria com as entidades mencionadas, na criação do conteúdo da quase totalidade dos módulos do curso, nomeadamente “Fraudes Online”, “Plataformas e meios de pagamento online” e “Regras e recomendações para compras online seguras”. O capítulo "Fraudes em Plataformas de Compras online", inclusive, dispõe de conteúdos exclusivamente partilhados pelo portal. No total, o curso engloba a parte formativa, com materiais em formato de texto e vídeo, bem como exercícios de avaliação de conhecimentos para aceder ao certificado final.
“Esta é uma das grandes prioridades do OLX Portugal este ano. Acreditamos que, através de cursos como este, conseguimos ajudar os consumidores a desenvolver algumas competências e obter ferramentas para se protegerem quando adquirem produtos ou serviços online. Quase todas as grandes marcas têm uma loja online e são diversas aquelas que operam exclusivamente no digital. Alertar para os perigos das compras online, partilhar práticas mais seguras e os métodos de pagamento mais adequados são apenas algumas das temáticas que vamos abordar nesta formação”, refere António Louro, Manager of Customer Experience do Grupo OLX em Portugal.
Numa sociedade em que 67% das empresas portuguesas dispõem de um website e 50% dos consumidores fazem compras online, questões como a proteção de dados pessoais e a segurança dos meios de pagamento online são cada vez mais importantes na realidade atual. Nesse sentido, as entidades participantes sentiram a necessidade de criar este curso, uma vez que, com o crescente acesso a novas tecnologias de informação, a compra e venda online aumentaram exponencialmente nos últimos anos. Esta é a segunda edição da iniciativa, que contou no ano passado com 3.500 participantes.
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