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Freedom Finance Europe analisa a transformação industrial automóvel acelerada pelo aumento de preços do petróleo

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Freedom Finance Europe analisa a transformação industrial automóvel acelerada pelo aumento de preços do petróleo


Desde o ano passado, os preços da energia, incluindo o petróleo, subiram fortemente motivado pelo alívio dos estados às restrições de quarentena da pandemia, assinalando o início de uma recuperação económica.

A Freedom Finance Europe analisou o mercado automóvel a nível financeiro e destaca que qualquer recuperação económica é acompanhada por um aumento da procura de combustível, que faz subir o seu preço. No entanto, em 2022, uma série de fatores adicionais vieram juntar-se à principal razão para o aumento dos preços do petróleo, explica a especialista e destaca-os.

Foram eles a componente especulativa, quando o preço da oferta começa a subir mais rapidamente do que na realidade a procura sentido no mercado; o isolamento económico da Rússia devido às sanções internacionais; os poderes monopolistas dos países membros da OPEP e as alianças OPEP e OPEP+ dos países exportadores de petróleo que têm todas as características de um cartel e que constitui o principal obstáculo à queda dos preços médios anuais do petróleo a longo prazo.

Com isto em mente, o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, que são não só mais limpas, mas também mais baratas, está a ganhar peso. Os consumidores estão também a começar a orientar-se para produtos que utilizam matérias-primas mais baratas e de energia “verde”.

Isto é evidenciado, diz a especialista financeira, pelo facto das vendas globais de veículos movidos a eletricidade, no pico dos preços globais da energia (em março), terem aumentado 60% para 851.000 unidades, representando 15% do número total de veículos vendidos em março. Ao mesmo tempo, os stocks de veículos exclusivamente elétricos, excluindo os híbridos, atingiram pela primeira vez 11% das vendas globais.

Também a luta contra as alterações climáticas a nível internacional impulsiona o desenvolvimento de fontes de energia alternativas, refere a Freedom Finance Europe na sua análise. A procura crescente cria os pré-requisitos para o aumento dos lucros das empresas que produzem tais produtos, o que torna atrativo o investimento em stocks de empresas destes sectores.

Neste contexto, a especialista confirma pelo menos três empresas que podem beneficiar desta situação.

Se olharmos para os carros elétricos mais populares do mundo, o Tesla Modelo Y e o Tesla Modelo 3 estão no topo da lista. Como podemos ver, a Tesla (NASDAQ: TSLA) continua a ser a marca de maior sucesso no mercado até agora, que no seu tempo abriu o mercado de carros elétricos e tem uma vantagem competitiva devido à sua natureza "pioneira". Com o objetivo de se tornar o primeiro fabricante de automóveis elétricos de sempre no mercado de massas, a Tesla planeia produzir até 20 milhões de automóveis elétricos por ano.

Não é fácil ser um pioneiro, e a Tesla só foi capaz de alcançar um lucro líquido consistente em 2020. Contudo, a tendência positiva nas finanças da empresa é contrabalançada pela tendência de baixa no sector tecnológico, pelo que não é fácil prever novos movimentos nos preços das ações. É de notar que as ações Tesla estão sobrevalorizadas no múltiplo financeiro P/E, que atualmente se situa em 95,74.

A Freedom Finance Europe refere que existe no mercado uma resistência quanto à eliminação completa dos motores de combustão interna, e que é necessário, também investir em modificações mais amigas do ambiente. Por exemplo, os motores híbridos, menos nocivos para o ambiente do que os totalmente elétricos.

Um desenvolvimento avançado nesta área é o motor a hidrogénio. A conversão do motor de combustão interna em hidrogénio permitiria às empresas manter cadeias de fornecimento plurianuais envolvendo centenas de milhares de trabalhadores. Além disso, um automóvel a hidrogénio não produz emissões nocivas para a atmosfera, uma vez que o vapor de água escapa do tubo de escape.

Representantes da indústria automóvel asiática Toyota e Hyundai já revelaram os seus veículos a bateria de hidrogénio. De facto, o primeiro carro movido a hidrogénio que passou na certificação no ano passado, foi o Toyota Mirai.

Enquanto desenvolve novos tipos de motores de combustão interna, a Toyota (NYSE: TM) também não está a desistir dos veículos elétricos. A empresa planeia lançar 15 modelos de carros elétricos até 2025 e está a investir 13,5 mil milhões de dólares durante a próxima década para expandir a sua capacidade de produção de baterias.

O gigante automóvel japonês caracteriza-se por um desempenho financeiro consistente, apesar dos desafios do mercado. OS seus ativos seriam um investimento a considerar dado o forte desempenho financeiro da empresa, a sua vantagem competitiva no mercado dos veículos a hidrogénio e o seu múltiplo financeiro P/E está em 10,26, indicando que a empresa está subavaliada.

A Europa também não está a abrandar nos motores a hidrogénio. Por exemplo, a BMW planeia lançar um iX5 de hidrogénio este ano, numa pequena série até agora, enquanto o Grupo Renault (Euronext Paris: RNO) já revelou o Scenic Vision, versão de hidrogénio, a 19 de maio. No entanto, a empresa disse que o automóvel só será posto à venda em 2030-2032 e que uma versão totalmente elétrica chegará ao mercado em 2024. O Scenic Vision tem um motor elétrico alimentado por eletricidade gerada a hidrogénio. Isto aumenta o alcance da bateria. Segundo a Renault, a célula de combustível de 16 kW aumentará o alcance do veículo para 800 km sem recarga, e a bateria será duas vezes mais leve, resultando numa redução de 75% nas emissões de carbono em comparação com um automóvel elétrico convencional. A Renault necessita de um avanço no mercado dos veículos a hidrogénio e elétricos devido ao ligeiro declínio no desempenho da empresa nos últimos anos.

A Freedom Finance Europe acredita que as três empresas respondem a três categorias ou tipologias de investidores.
  1. Os investidores de risco que fizerem a maioria dos seus investimentos com uma visão de curto prazo escolherão Tesla (TSLA). A empresa é líder de mercado e mostra um bom desempenho financeiro. No entanto, não se deve esquecer que os títulos Tesla são sobrevalorizados, em grande parte devido ao próprio Elon Musk. Além disso, não está claro se a empresa será capaz de manter a sua posição à medida que novos concorrentes entram no mercado.
  2. Os investidores moderados, para quem a segurança do investimento é mais importante do que os superlucros potenciais, escolherão a Toyota (TM). É uma empresa estável com um forte historial financeiro que conquista uma posição de liderança no mercado dos automóveis a hidrogénio e está bem posicionada para aumentar o seu valor a médio prazo.
  3. Os investidores, como Warren Buffett, que não têm medo de levar ativos promissores para uma carteira de uma década e esperar calmamente que as ações subam, optarão pela Renault (RNO), que tem o potencial de capturar o mercado europeu de automóveis a hidrogénio a longo prazo. Das empresas acima mencionadas, a Renault é atualmente a mais subavaliada.
Lembre-se de que a concorrência é feroz e imprevisível, diz a especialista financeira, por isso deve realizar uma análise aprofundada do mercado e da empresa escolhida antes de investir.
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