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Check Point Software Revela Ameaças Cibernéticas a gamers

Check Point Software Revela Ameaças Cibernéticas a gamers
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No Dia Mundial dos Vídeojogos, os especialistas em cibersegurança recordam aos gamers os perigos que enfrentam e explicam como permanecer protegidos
O Dia Mundial dos Videojogos celebra um mercado que continua a crescer tanto em receitas como em participantes. Embora os jogos tenham começado como uma atividade para um só jogador, a maioria envolve agora múltiplos jogadores com uma comunidade online capaz de falar e interagir uns com os outros através de auscultadores ou enviar mensagens durante os jogos.

Os jogos online floresceram especialmente durante os confinamentos provocados pela COVID, uma vez que os jogos online proporcionaram uma saída muito necessária para o entretenimento e interação social, com centenas de milhares de novas contas e comunidades criadas. Isto foi obviamente uma bênção para os aspirantes a hackers, com uma estimativa de 1 bilião de jogadores online em todo o mundo em 2020, com a China, Coreia do Sul e Japão a terem o maior alcance dos jogos online entre a população, segundo o Statistic. Estima-se que, até 2025, o público de jogos online ultrapasse os 1,3 mil milhões de pessoas.

A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, adverte que agora que os Videojogos é umas das maiores indústrias de entretenimento do mundo, é também um dos principais alvos dos cibercriminosos. As empresas da indústria do jogo que foram vítimas de ciberataque incluem o CD Projekt Red, Electronic Arts e a Ubisoft. Isto porque os jogadores muitas vezes entregam tanta informação pessoal às empresas desta indústria como entregariam ao seu empregador, banco ou quando realizam compras online.

Há algumas razões diferentes pelas quais um cibercriminoso visa os gamers:
  • Para vender os seus bens virtuais por dinheiro do mundo real - Os cibercriminosos violam frequentemente as contas dos jogadores e roubam os seus bens virtuais para depois os vender a outros utilizadores por dinheiro do mundo real. Em muitos aspetos, as economias dos videojogos têm sido essencialmente as precursoras das moedas criptográficas. Deve ter-se sempre em mente que o dinheiro virtual ganho num jogo não pode ser utilizado no mundo real, mas tem um valor para os jogadores e ser comercializado.
  • Para roubar jogos da sua biblioteca muitos jogos são publicados, vendidos e autenticados online através de plataformas como Steam, Origin e GOG Galaxy. A CPR relatou uma grande vulnerabilidade na popular biblioteca de jogos Valve, que se explorada poderia tomar conta de centenas de milhares de computadores sem que os utilizadores precisassem de clicar em e-mails de phishing, uma vez que as vítimas serão afetadas pelo simples login no jogo. As pessoas irão normalmente gerir todas as suas compras a partir de uma única conta, e sabe-se que os utilizadores a longo prazo têm bibliotecas com centenas de jogos. Os cibercriminosos invadirão por vezes contas para roubar alguns destes jogos para uso próprio.
  • Para obter o máximo de informação sobre si para identificar roubo e fraude bancária. Com transações online e assinaturas mensais, há muita informação financeira em jogo, que é atrativa para os cibercriminosos. Por vezes, podem mesmo seguir informações tão sensíveis como a sua localização ou ouvir chamadas telefónicas no caso de um jogo móvel.
  • Então, como se pode permanecer protegido? Aqui estão três dicas chave da Check Point Software: Usar autenticação de dois fatores (2FA): Muitos jogos facilitam o trabalho dos atacantes; muitas vezes, simplesmente olhar para outro participante revela o nome de utilizador. Por exemplo, o Battlefield 5 tem um modo competitivo para até 64 jogadores, o que significa que um único jogo fornece a um criminoso cibernético até 63 nomes de utilizador com os quais pode testar senhas comuns ou por defeito. É importante ter a autenticação de dois fatores ativada - quando é necessário um código separado se o login for efetuado a partir de um novo dispositivo - para manter as contas seguras.
  • Cuidado com o phishing: As campanhas de phishing visam frequentemente os utilizadores de jogos populares. Uma tática comum utilizada pelos cibercriminosos é criar uma página de login falsa, ou fazer-se passar por um amigo e tentar enviar ligações maliciosas através de plataformas de chat. O interesse comum em jogos de vídeo dá credibilidade e constrói confiança. Certifica-te de que procuras algo que não pareça correto e nunca cliques em qualquer link.
  • Cuidado com as promessas "demasiado boas para serem verdadeiras: Neste mundo, os vetores de propagação de malware coincidem frequentemente com os métodos de phishing. Se o chat da Steam, pode ser utilizado para espalhar ligações a páginas de autenticação falsas, pode certamente ser utilizado para enviar ligações a downloads não intencionais ou 'drive-by' de malware. No caso de jogos competitivos, muitos jogadores podem ser convencidos a descarregar voluntariamente aplicações maliciosas que prometem 'batota', hacks ou outras formas de ganhar vantagem sobre outros utilizadores. É necessário estar ciente de tais ofertas e só descarregar aplicações a partir de lojas de aplicações oficiais. Acrescente-se a isto o risco de malware conseguir alastrar a dispositivos ligados a uma rede corporativa, e o perigo é muito maior.

"Os Videojogos são uma porta aberta para muitos tipos de ciberataques e tomar precauções extremas já não é uma opção, mas uma necessidade. Ter autenticação de dois fatores para aceder à conta, instalar softwares de proteção ou conhecer os sinais de um ataque de phishing são fundamentais para evitar tornar-se a próxima vítima. Os jogos online estão a tornar-se cada vez mais populares e, ao utilizá-los diariamente, é muito fácil baixar a guarda e tornar-se demasiado confiante. O principal problema é que os cibercriminosos estão sempre alerta e não perderão uma oportunidade de atacar," afirma Rui Duro Country Manager na Check Point Software.
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