Grupo Francês Odalys apresentou novo espaço com 212 quartos para estudantes
Nova Residência para estudantes no Centro do Porto inaugurada
A inauguração contou com a presença de representantes da Câmara Municipal do Porto e das empresas Promiris, Cetim e Grupo Odalys
Foi inaugurada esta terça-feira, a Odalys Porto Granjo Centro, uma residência para estudantes com 212 quartos, localizada no centro do Porto. Esta Residência, da responsabilidade da PROMGRANJO SA, representante das empresas de origem Belga – Promiris e Cetim, e do Grupo francês Odalys, é o primeiro, de vários projetos futuros em Portugal do Grupo Odalys, somando este, aos vários espaços já existentes em França e Espanha.
Para a inauguração, marcaram presença Ricardo Valente, vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo e Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público e Pelouro da Habitação da Câmara Municipal do Porto, assim como Christian Terlinden, Managing Partner da Promiris, Patrick Lemerle, partner da Cetim, e Laurent Dusollier, CEO do Grupo Odalys.
A Odalys Porto Granjo Centro oferece uma localização privilegiada, com fácil acesso à rede de transportes públicos e perto de escolas e universidades – a 600 metros da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (UP), a 2,5kms da Faculdade de Direito da UP e de diversas outras instituições e pontos centrais da cidade.
Composta por 212 quartos, 20 deles com carácter de alojamento turístico, totalmente equipados e mobilados, os espaços estão divididos entre zona de dormir, casa de banho, espaço para refeições com kitchenette e zona de trabalho com ligação a internet de alta velocidade. Na Residência, os estudantes podem ainda usufruir de vários outros serviços e espaços, que incluem receção e segurança 24h, serviço de limpeza, lavandaria, cafetaria, ginásio, sala de convívio, áreas de coworking e um jardim com 2.000m2.
Durante a sessão de apresentação do projeto, Christian Terlinden refere que «esta forma de alojamento é predominante no Norte da Europa e acreditamos que gradualmente, irá substituir a opção de alojar estudantes de forma local e sem controle, uma vez que este tipo de residências, construídas por operadores profissionais e internacionais, acabam por garantir o melhor conforto, segurança e apoio aos alunos e aos pais.»
Por seu lado, Laurent Dusollier, acrescenta que "o Grupo Odalys, tem muito gosto em abrir a sua primeira residência Odalys Campus em Portugal, na cidade do Porto. Esta residência para estudantes, para além de responder ao forte crescimento do número de estudantes do ensino superior nacional e internacional no Porto, beneficia de uma localização única num antigo edifício industrial cuidadosamente renovado. Embora as fachadas e chaminés da fábrica tenham sido preservadas para manter o caráter histórico do local, o espaço interior foi completamente transformado e redesenhado, com a criação de espaços inteligentes e confortáveis, partilhados e conectados.»
Em representação do Gabinete de Aquitetura Fragmentos, Maria do Rosário Jacinto, começou por agradecer à Promiris, Cetim e Odalys pela oportunidade. A arquiteta realçou ainda o apoio prestado pela Câmara Municipal do Porto, pois «juntos conseguimos chegar a um produto final muito interessante, com o qual nos identificamos e do qual nos orgulhamos, também pelo contributo dado para a regeneração desta zona da cidade, que precisava de um boost, para permitir que agora tudo o resto se possa desenvolver à sua volta».
A encerrar esta sessão de apresentação esteve Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público e Pelouro da Habitação da Câmara Municipal do Porto, que destacou o investimento feito numa zona tão querida da cidade do Porto, um território que considera chave para o futuro a cidade. «Investimentos com este valor e qualidade só podem beneficiar e contribuir para a nossa própria estratégia de reabilitação desta área da cidade.» Para além disso, é verdade que temos ainda algumas carências ao nível da residência estudantil e, claro que a Câmara Municipal do Porto não se põe de fora do esforço e investimento necessário para aumentar a oferta de residências estudantis, mas não temos dúvidas que o sucesso depende de projetos como este, depende do investimento privado de qualidade e profissional».
Mantendo a arquitetura original do edifício, inclusivamente a fachada e a chaminé industrial existente, o espaço foi reabilitado de forma a manter a sua identidade mas tornando-o num edifício moderno e jovem. Esta nova residência, para além de responder ao forte crescimento do número de estudantes nacionais e internacionais do ensino superior no Porto, vem também potenciar o espaço onde está inserido, reconstruindo um local que estava devoluto e dando-lhe uma nova vida e dinâmica.
Post A Comment:
0 comments: