- A Aquila Capital apoia conceitos científicos inovadores e a investigação académica
- A terceira edição deste prémio promovido pela Aquila Capital contribui para encontrar soluções de mitigação para as alterações climáticas
- Este prémio tem um valor de €20.000
O Prémio Aquila Capital Transformation Award tem como objetivo obter e apoiar investigações inovadoras e centradas em soluções aplicáveis não convencionais para combater as alterações climáticas, fornecendo apoio financeiro à investigação e colaborando na fase de implementação prática das soluções.
Uma ação imediata e decisiva, especialmente na década em que vivemos, será fundamental para limitar o aquecimento global a 1,5 °C. As previsões atuais requerem reduções profundas das emissões em todos os setores, exigindo uma maior inovação em torno de fontes como a eletricidade com baixas emissões de carbono e da gestão deste elemento. Com este prémio, Aquila Capital pretende dar mais um passo para encontrar soluções eficazes na descarbonização da economia global.
Roman Rosslenbroich, Co-fundador e CEO da Aquila Capital, comenta: "As alterações climáticas são um enorme desafio para a humanidade. Existe uma necessidade urgente de novas formas de pensar. A inovação tecnológica pode ajudar-nos a encontrar soluções que sirvam o bem comum e ofereçam oportunidades interessantes às empresas empenhadas na descarbonização da economia. Para preparar este caminho, é necessária uma maior cooperação entre a ciência, a academia e as empresas. O Prémio Aquila Capital Transformation Award é, assim, uma forma de contribuirmos ativamente para esta causa”.
Este convite à apresentação de propostas dirige-se a cientistas e investigadores de todo o mundo cujo trabalho esteja diretamente relacionado com a sustentabilidade, as alterações climáticas e a transição energética.
Tal como nas edições anteriores deste prémio, o júri será constituído pelo Professor Hans-Joachim Schellnhuber, Diretor Emérito do Instituto Potsdam para a Investigação do Impacto Climático; pelo Professor Eicke R. Weber, antigo Diretor do Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE; e pelo Professor Yukari Takamura do University of Tokyo Institute for Future Initiatives. O júri será complementado por dois profissionais académicos com fortes credenciais na área da transição energética. Juntos, irão determinar os vencedores num processo de seleção composto por várias fases. O vencedor final será anunciado no final do ano.
Em 2021, o prémio foi atribuído ao Dr. Ning Yan, Professor Assistente no Instituto Van't Hoff de Ciências Moleculares da Universidade de Amesterdão. O júri selecionou o autor principal do trabalho A membrane-free flow electrolyser operating at high current density using earth abundant catalysts for water splitting como o melhor entre um elevado número de submissões de universidades e institutos de renome mundial. O júri concluiu que Ning Yan e a sua equipa apresentaram uma maneira entusiasmante e inovadora de produzir hidrogénio verde de forma mais económica e em maior escala, combinando as vantagens de diferentes conceitos de eletrolisadores.
Mais informações em https://www.aquila-capital.de/en/about-us/transformation-award
Post A Comment:
0 comments: