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Electronic IDentification lança whitepaper para facilitar o onboarding de novos clientes das fintech

Electronic IDentification lança whitepaper para facilitar o onboarding de novos clientes das fintech
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 Electronic IDentification lança whitepaper para facilitar o onboarding de novos clientes das fintech

  • Implementar tecnologia simples e segura e manter a conformidade para com as legislações mais exigentes da UE torna o processo mais rápido, cómodo e seguro.


Considerando o crescimento exponencial do setor das fintech e os riscos que tal comporta, a Electronic IDentification (eID), líder europeia em soluções de identificação por vídeo e Assinatura Digital Qualificada, indica os fatores que estas empresas devem ter em consideração ao expandir os seus negócios e integrar novos clientes de forma digital.

O setor financeiro está a passar por mudanças radicais devido à digitalização acelerada de determinados processos para dar resposta à crescente procura de autonomia e flexibilidade por parte dos utilizadores. Isto tem resultado num crescimento recorde: estima-se que a receita das fintechs duplique entre 2017 e 2024.

No entanto, esta expansão crescente é prejudicada pela fraude, que pode afetar a reputação das empresas e a relação com todos os stakeholders, uma vez que transparece falta de segurança. Assim, a prevenção de fraudes é fundamental, podendo ser concretizada através da implementação da tecnologia adequada.

Neste contexto, a Electronic IDentification identificou dois fatores-chave que todas as fintechs devem ter em consideração para integrar novos clientes:

  • Implementar tecnologia simples, transparente e segura, alinhada com os seus valores e missão.
  • Atuar em conformidade com a regulamentação europeia de Anti-Money Laundering (AML) e onboarding remoto de clientes, mesmo a mais exigente.

Tecnologia: identificação automática por vídeo para um onboarding seguro

Combinar a identificação automática por vídeo com a Assinatura Digital Qualificada (QES) dá resposta às necessidades regulamentares mais exigentes do quadro europeu e proporciona a mesma segurança técnica e jurídica que a identificação presencial e as assinaturas manuscritas.

Uma prova de identidade assíncrona combina streaming de vídeo com Inteligência Artificial (IA) para identificar pessoas remotamente em poucos segundos e processar o seu onboarding por vídeo o mais rápido possível. Para além disso, realizar o onboarding digital através da identificação por vídeo assíncrona proporciona uma melhor experiência do utilizador (UX), é mais escalável e muito dinâmico.

Enquadramento legislativo: conformidade com as regulamentações mais importantes 

Embora as fintechs sejam entidades 100% digitais, necessitam de se adaptar ao mercado em que atuam e às suas regulamentações.

A Electronic IDentification desenvolveu um sistema de onboarding digital remoto seguro, contínuo e de ponta a ponta que não só permite que o utilizador seja integrado em minutos e a partir de qualquer lugar, como também cumpre com as regulamentações mais rigorosas RGPD, AML e KYC, oferecendo uma solução completa para a prevenção de fraudes.

O vídeo do onboarding é gravado, analisado e devidamente armazenado, constituindo uma medida dissuasiva muito poderosa contra indivíduos fraudulentos, e ainda mais fiável do que a verificação presencial, uma vez que o processo é apoiado por IA e todas as provas eletrónicas são armazenadas. Como tal, tornou-se, sem dúvida, um fator diferencial para o mercado financeiro e a melhor arma para o crescimento das fintechs.

Um processo, uma implementação, um parceiro

A Electronic IDentification está a revolucionar o mercado eTrust com o onboarding QES+, a única tecnologia capaz de realizar uma integração totalmente digital através de um único fluxo de ponta a ponta em toda a Europa. A sua dupla acreditação como Fornecedor de Serviços eTrust Qualificado e Autoridade de Certificação permite-lhe realizar a identificação por vídeo e emitir um certificado eletrónico qualificado num único processo, em conformidade com os regulamentos eIDAS, AML, KYC e RGPD, e sem depender de terceiros.

Com tão simplesmente um processo, um parceiro, uma implementação (HelloID) e uma regulamentação (eIDAS), as fintechs podem abrir o seu negócio a toda a Europa, criando um ambiente de confiança para todos os utilizadores, melhorando a experiência de utilizador e cumprindo todas as regulamentações necessárias sem hesitação.

A Electronic IDentification resumiu todas as conclusões de mercado e os principais fatores sobre o setor das fintechs, a regulamentação exigida e as vantagens dos processos seguros de identificação por vídeo num whitepaper, que pode ser descarregado aqui.


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