A investigação da Solera indica receio nos meses de inverno com o descontentamento entre as frotas europeias
Entre o aumento dos custos e a escassez de motoristas, um novo inquérito a mais de 1500 decisores da frota europeia revela que os gestores estão à procura de apoio tecnológico
Solera Holdings, LLC, líder mundial na gestão do ciclo de vida dos veículos, publicou a sua mais recente investigação que reforça o facto de os gestores de frotas virem a enfrentar um Inverno sem precedentes de elevados custos de combustível, escassez de condutores, e receios contínuos de uma recessão global que provavelmente fará de 2023 um dos seus anos mais difíceis até à data. O estudo revela também que os líderes europeus estão a recorrer à tecnologia para enfrentar estes desafios de forma a melhorar o crescimento global, bem como melhorar a experiência e a segurança dos condutores.
Principais preocupações económicas para 2023
Os custos do combustível são o desafio número para os líderes das frotas, na medida em que estes estão preocupados com o avanço para 2023 (59%) e aumento para 66% das frotas das últimas milhas, onde o combustível representa uma proporção muito maior dos custos globais.1 Isto explica-se pelo facto de mais de metade das frotas (76%)2 afirmarem que os seus custos de combustível aumentaram nos últimos seis meses, com os preços do petróleo a subirem ainda mais no próximo ano.3
Ao mesmo tempo, quase um quarto (22%) dos decisores de frotas estão preocupados com o impacto que uma recessão global possa ter nos seus condutores em 2023.4 As frotas em Espanha (33%), Portugal (29%), e Áustria (28%) são as mais preocupadas com uma crise económica iminente.5
A escassez de motoristas é o segundo maior desafio enfrentado pelas frotas para 2023 (25%), subindo para 35% na Áustria, 33% na Alemanha, e 30% no Reino Unido.6 Embora a escassez de pessoal continue a ser uma grande preocupação, um terço das frotas também relatou que os níveis de satisfação dos condutores tinham aumentado nos últimos seis meses, indicando que os seus esforços para melhorar a experiência do condutor estão a começar a dar resultados.7
Maiores exigências por parte dos consumidores e esforço das frotas para se manterem
Embora as frotas tenham vindo a lidar com surtos de procura antes da pandemia, as expectativas dos consumidores continuam a disparar. Segundo o estudo de Solera, 79% dos gestores de frotas indicam que precisam de fazer entregas mais rápidas e mais eficientes para satisfazer as crescentes exigências dos clientes.8 Mais de metade (60%) disseram também que o volume de entregas que se esperava que fizessem também tinha aumentado nos últimos seis.9
Os líderes de frotas estão à procura de tecnologia para apoios
As frotas que utilizam os dados para fornecerem informações em tempo real terão a vantagem sobre as demais. Com dados para gerir cada parte da viagem do condutor, desde o planeamento de rotas à melhoria da experiência e segurança do condutor, bem como ao aumento da eficiência e produtividade globais, as frotas podem ganhar uma vantagem competitiva.
Quase metade (48%) dos inquiridos afirmam que a tecnologia mais útil seria uma plataforma que fornecesse a informação de que necessitavam para gerir a sua frota num local central.10 Procuram também tecnologia para melhorar a eficiência das entregas (38%) e soluções para ajudar a mitigar os custos de seguros, litígios e acordos (32%).11 Apenas 2% dos inquiridos disseram que a tecnologia não os ajudaria a gerir melhor a sua frota.
Mark Tiana, Vice Presidente Truck & Fleet Solutions da Solera, afirmou: "As frotas estão atualmente a enfrentar uma tempestade perfeita de problemas, mas não estão por conta própria. Existem soluções tecnológicas que podem ajudar a aliviar a carga durante os próximos meses. A Solera já está a apoiar os seus clientes a aumentar a produtividade durante este período e fornecer às frotas as ferramentas necessárias para tornar o trabalho mais fácil e eficaz. As frotas que abraçam de todo o coração a tecnologia só irão beneficiar com isso, não só por proporcionar aos condutores uma experiência melhor e segura, mas também por melhorar a eficiência, a retenção, e o crescimento.”
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