Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A tecnologia no setor do turismo: desafio ou oportunidade?

A tecnologia no setor do turismo: desafio ou oportunidade?
Share it:

 A tecnologia no setor do turismo: desafio ou oportunidade?


  • Tecnologia na hotelaria e restauração: 33% dos inquiridos considera que haverá menos emprego, 13% que será necessário mais qualificação, mas 25% continuam a acreditar que os clientes preferem o contacto humano; 17% pensam que as máquinas não fazem o trabalho humano e 2% não acreditam que os empresários estejam interessados no investimento que a maquinaria representa.

 A pandemia foi um ponto crucial na digitalização também no setor da hotelaria e restauração. O compromisso empresarial em apostar na transformação digital e tecnológica é uma realidade suportada, principalmente, pelo surgimento de plataformas de entrega rápida ou de sistemas de trabalho informatizados.

 O Eurofirms Group, empresa de RH especializada em gestão de talento, com mais de 30 anos de experiência a nível ibérico, analisou o impacto da tecnologia e digitalização no setor, no seu mais recente estudo nacional da perceção do emprego no setor da hotelaria e restauração, levado a cabo em maio de 2022.

 A tecnologia e a digitalização dos negócios evoluíram de forma exponencial durante a última década – especialmente nos últimos anos. A ideia (e também a dúvida) sobre o que se passará com os postos de trabalho não deixa ninguém indiferente, uma vez que pode ser outro grande pretexto que pode significar uma alteração a nível socio laboral.

 Existe receio entre a população ativa no que diz respeito à digitalização e irrupção da robótica no setor e, consequentemente, na criação de emprego, confirma o estudo.

 A situação pode ser entendida como um novo paradigma no setor. Os negócios de entrega ao domicílio tiveram uma expansão galopante durante a pandemia. No entanto, estas plataformas passam, atualmente, por uma fase difícil, sem grandes benefícios, existindo dúvidas sobre o negócio que conseguiram reter durante esse período.

 Esta realidade não se aplica apenas ao setor hoteleiro. É um padrão generalizado que resulta da recente crise sanitária, contudo, e de acordo com os dados recolhidos neste estudo setorial, os inquiridos estão divididos sobre o impacto e as ameaças que a tecnologia pode representar.

 Quando questionados se acreditam que a digitalização e os robôs terão impacto no mundo laboral, cerca de 46% assume por um lado o receio pela redução de emprego que pode significar e por outro pela consciência de que existe necessidade de estar mais qualificado para lidar com a nova realidade. Contudo, do lado oposto, temos uma percentagem de 44% de inquiridos que não vê ameaça.

 Destes, 17% não acredita ser uma ameaça considerando que as máquinas não fazem o trabalho humano enquanto outros 25% considera que os clientes dão preferência ao contacto humano e 2% pensa que os empresários não farão investimentos em máquinas em detrimento de pessoas.

 E as pessoas?

Na relação entre empregado – empregador, os valores partilhados são uma prioridade. Por este motivo, os especialistas na gestão de talento estão de acordo com a importância da liderança por valores. Na era da digitalização, embora os perfis mais procurados continuem a ser os tradicionais liderados pelo perfil de empregado de mesa, surge um caminho a seguir na criação de emprego: promover a digitalização desde dentro, incorporando perfis mais tecnológicos, para deixar de ver a digitalização como uma ameaça. Ou seja, é necessário entrar no jogo e deixar de ser espectador.

 Existe uma grande necessidade de que empregados e empregadores unam esforços para melhorar o serviço global.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: