Dispositivo inteligente para deteção precoce de bactérias multirresistentes vence prémio de empreendedorismo da Fundação NTT DATA
A Bactometer, um projeto da startup portuguesa COBE TECH apura-se para a final internacional dos eAwards e conquista um prémio de 10.000 euros e o acesso a um programa de aceleração especializado, com uma solução que pretende prevenir infeções hospitalares.
A NTT DATA FOUNDATION acaba de anunciar o projeto Bactometer, da startup COBE TECH, como o grande vencedor da 21.ª edição dos eAwards Portugal. Uma iniciativa que tem por objetivo estimular empreendedores e empresários a dar vida ou um impulso aos seus projetos. Recorde-se que os eAwards procuravam projetos com uma forte componente de inovação, que, por via da tecnologia, pudessem gerar uma transformação positiva e duradoura na vida das pessoas e/ou contribuir para uma sociedade mais sustentável.
Ao vencer a final nacional, a startup assegurou um prémio de 10.000€, um programa de aceleração especializado e a presença na final dos eAwards Global, que vai decorrer em Madrid, entre os dias 24 e 26 de outubro de 2022, na qual será atribuído um prémio de 60.000€ ao vencedor.
Candidata à categoria de saúde, o projeto Bactometer apresentou um projeto destinado a prevenir infeções hospitalares através de um dispositivo inteligente para deteção precoce de bactérias multirresistentes. Trata-se do primeiro sistema magnético point-of-care para deteção qualitativa, rápida (em menos de 1 hora) e de baixo custo de agentes patogénicos, com elevada sensibilidade e especificidade.
Diogo Caetano, CEO da COBE TECH, afirma estar “muito orgulhoso deste prémio, acima de tudo, porque nos vai permitir aprofundar o desenvolvimento do nosso dispositivo inteligente, de combate à pandemia silenciosa das bactérias multirresistentes. Uma realidade, que se estima provocar 4,5 milhões de infeções hospitalares, todos os anos na Europa e que poderá provocar 10 milhões de mortes a nível global, até 2050, o que demonstra a importância de se desenvolverem este tipo de soluções tecnológicas.Quero agradecer à Débora Albuquerque, Rúben Afonso e Rita Soares por todo o empenho e dedicação que têm dado a este projeto e que foi fundamental para este resultado.
Tiago Barroso, CEO da NTT DATA Portugal, acrescenta que “na NTT DATA, acreditamos que a tecnologia pode mudar o mundo para melhor e, para que tal aconteça, temos de dar condições e espaço para que os empreendedores consigam colocar as suas ideias inovadoras, e de base tecnológica, ao serviço da sociedade e do planeta. Os eAwards são uma plataforma para que essas ideias ganhem vida ou um novo impulso, por isso, desempenham um papel fundamental na nossa estratégia de sustentabilidade e é muito gratificante constatar que a qualidade dos projetos que chegam a estas finais melhora a cada ano que passa, o que significa que estamos na direção certa.”
Final internacional
O prémio atribuído vai permitir ao vencedor consolidar o plano de negócios e robustecer o protótipo que será apresentado na final internacional, que vai decorrer no âmbito da NTT DATA talent week. Uma semana dedicada à promoção do empreendedorismo e do networking, composta por seminários e conferências e que reúne anualmente o ecossistema de inovação da Fundação NTT DATA. Para além do prémio em disputa, os 15 projetos vencedores de cada país participante – Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, DACH – Alemanha, Áustria e Suíça -, Espanha, Holanda, Itália, México, Perú, Portugal, Reino Unido e Roménia – terão a oportunidade de reunir com investidores e mentores, assim como conhecer as melhores práticas dos seus pares.
A avaliação dos projetos em cada uma das fases da competição é da responsabilidade de um júri composto por personalidades do mundo da inovação e empreendedorismo, assim como por representantes dos meios universitário, científico, económico e empresarial*.
Pode conhecer os projetos finalistas dos eAwards Portugal aqui.
Membros do Júri:
- Ana Paula Moutela, Professora da AESE e Executive Coach
- Luísa Pinheiro, Diretora de Regulação e Compliance da Sociedade Ponto Verde
- Pedro Moura, Managing Director da Merck
- Pedro Vilarinho, Managing Partner da HiSeedTech
- Ricardo Torgal, Partner da Indico Capital Partners
- Rui Lima, Advisor da Startup Lisboa
- João Viana Ferreira, Partner da NTT DATA Portugal
Post A Comment:
0 comments: