Primeiro curso da 42 Porto arranca hoje com 189 alunos
A 42 Porto arranca hoje com o primeiro curso no campus da Avenida dos Aliados, com 189 alunos. Inaugurada em julho último no Porto, aquela que é reconhecida como uma das melhores escolas de programação do mundo (tem hoje mais de 15 mil alunos em 26 países) recebeu mais de 5.800 candidaturas, 483 das quais integraram as 3 piscines realizadas este verão.
São quase 200 os alunos que hoje começam o curso na 42 Porto, a escola de programação sem horário, sem professores e sem propinas que abriu portas em julho deste ano. Em qualquer parte do mundo, a 42 é uma escola aberta a todos os candidatos, independentemente de resultados académicos ou condições financeiras. Esta abordagem permite que o curso que hoje arranca na 42 Porto integre alunos de 9 nacionalidades, com idades entre os 18 e os 61. Mais de 50% dos quais apenas completaram o 12º ano ou o ensino profissional. Tal como verificado em Lisboa, também nesta 42 a variedade de profissões é ampla, englobando Bartenders, Bailarinas, Engenheiros Civis, Eletricistas, Estafetas, Motoristas, Advogados, Músicos, Fisioterapeutas, entre muitas outras.
Na 42 o curso é totalmente financiado por mecenas corporativos e individuais que acreditam neste modelo pedagógico comprovado internacionalmente, e decidem apostar numa educação mais inclusiva e mais tecnológica. No Porto, a 42 conta com a Critical Techworks e a SaltPay como parceiros fundadores, e tem ainda o apoio de Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Câmara Municipal do Porto.
“Quatro meses depois da abertura oficial do campus, e após completarmos 3 piscines, arranca hoje o primeiro curso da 42 Porto. As mais de 5.000 candidaturas que a escola registou em tão pouco tempo demonstram com clareza que as competências aqui desenvolvidas dão resposta às necessidades de talento em profissionais ligados à tecnologia e à programação. Um campus no Norte do país alarga sobremaneira a nossa presença territorial e oferece esta oportunidade a muitas mais pessoas. Desejo a melhor sorte aos nossos novos alunos para este desafio e espero que as piscines de 2023 possam contar com a adesão massiva dos portuenses,” destacou Pedro Santa Clara, Diretor da 42 em Portugal.
As candidaturas estão abertas 365 dias em apply.42porto.com, e têm como único requisito que os candidatos tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído. O mais importante para ter sucesso nesta escola é ser proactivo, curioso, criativo, dedicado e gostar de trabalhar em equipa.
Tudo isso é testado num processo de seleção rigoroso que começa com dois testes online. Depois disso, os candidatos mergulham na chamada “Piscine”, um bootcamp de 26 dias intensivos nas instalações da 42, em que os candidatos aprendem as bases de programação e descobrem se esta é a escola ideal para eles. Para os selecionados, o curso demora entre 12 e 18 meses a concluir para quem dedica pelo menos 40h por semana, e para integrar a escola é necessário um compromisso mínimo de 20h semanais. Para completar o curso, os alunos terão ainda de ter uma experiência profissional na área. Com um conhecimento mais profundo do mercado de trabalho, os alunos poderão posteriormente regressar à 42 para uma especialização à sua escolha, entre cyber security, web development, data analytics, entre muitas outras.
As próximas duas piscines no Porto estão já agendadas para 2023: 30 de janeiro a 24 de fevereiro e 6 a 31 de março.
A 42 oferece um método inovador e gamificado, que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores. Nesta escola aprende-se de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, assim como a criatividade, autonomia e resiliência.
Em Lisboa, a 42 conta com o apoio dos parceiros fundadores Fundação Santander Portugal, Vanguard Properties, Fidelidade e Reformosa, bem como da Bi4all, Mercedes-benz.io, Observador, Dstgroup, BA glass, Casa Relvas, NTTData, Huawei, KPMG, Axians, Sul Account, The Claude and Sofia Marion Foundation, Família Alves Ribeiro, Rita e Filipe Botton e Fundação José Neves.
Como funciona?
O curso da 42 é partilhado nas mais de 50 escolas em todo o mundo. Demora entre 12 e 18 meses a concluir, caso o aluno dedique cerca de 40h semanais ao programa. Depois disso, mergulha na sua primeira experiência profissional. Posteriormente, os alunos podem começar a sua Especialização, altura em que decidem quais as áreas que mais lhes interessam e que querem explorar. Mais uma vez, e para que depois recebam um certificado de especialização, terão que fazer uma experiência profissional em que coloquem em prática toda a aprendizagem.
A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project-based e peer learning, que é muito enriquecida pela experiência presencial dos alunos no Campus. Complementado com as experiências profissionais exigidas no final de cada etapa, o curso e especialização da 42 preparam os alunos de uma forma prática, promovendo o desenvolvimento das competências do futuro. Todos os parceiros da 42 têm acesso a uma plataforma onde podem divulgar ofertas de emprego para os alunos de toda a rede 42, e não apenas para os do Campus da sua cidade/país.
Post A Comment:
0 comments: