Quer pertencer a uma dream team?
Construa o seu perfil e descubra se é o jogador em falta
Blip, tecnológica do Porto, cria plataforma de captação de talento inovadora.
A Blip, tecnológica portuguesa que desenvolve software na área de entretenimento online, acaba de lançar a sua mais recente campanha de recrutamento. O objetivo é encontrar os ‘melhores jogadores’ em falta na sua equipa. Online, o candidato preenche os campos em branco com as suas informações básicas e competências, e no final recebe uma carta de jogador com a sua fotografia e as suas qualidades.
A captação de talento na área das tecnologias da informação é um dos maiores desafios que se colocam às empresas. O estudo Talent Shortage Survey 2022 indica que Portugal é o segundo país do mundo onde os empregadores têm mais dificuldade em contratar (75%). Também um estudo da IDC prevê que até 2025, tendo em conta as profissões de TIC atualmente existentes, 90% das organizações europeias terão falta destes recursos humanos. Esta escassez de talento reflete-se sobretudo em funções IT e data management (26%).
Este contexto levou a Blip a apostar, desde sempre, numa gestão preocupada com a inovação na criação de condições de trabalho, benefícios e gestão de carreiras e a ter estratégias inovadoras para atrair o melhor talento. Esta campanha de recrutamento é reflexo disso.
Lançada a propósito do início da maior competição de futebol do mundo, de forma a captar o interesse dos talentos da área de TI, mostra o compromisso da empresa pela constante superação e inovação. Ao preencher todos os campos disponíveis (informações básicas e competências profissionais) o candidato pode visualizar as vagas que mais se adequam ao seu grau de conhecimento e capacidade na área e o sistema disponibiliza de imediato um cartão personalizado.
Esta é mais uma aposta inovadora da empresa sediada no Porto, mas que permite o trabalho à distância. Conta já com 509 colaboradores em todo o país e o objetivo passa por chegar aos 575 até ao final de 2022, alcançando um crescimento do capital humano de cerca de 40% face ao ano anterior.
“A nossa estratégia não mudou: continuamos focados na expansão e no crescimento da equipa e continuamos a colocar o bem-estar dos nossos colaboradores em primeiro lugar. O objetivo desta campanha passa por, de uma forma inovadora, conseguirmos perceber desde logo se a pessoa que se candidata se adapta às necessidades da empresa, complementando quem trabalha connosco”, explica Patrícia Carneiro, People Director da Blip.
“Além da retenção de talento de que tanto nos orgulhamos e da contratação de jovens profissionais, nomeadamente através do nosso programa de estágios, estamos também focados em fortificar a nossa equipa mais experiente Para o fazer, procuramos sempre também colaboradores com experiência sólida no mercado”, remata.
A BLIP conta já com 509 colaboradores, estando a expandir-se cada vez mais, através dos ‘Ways of Working’ adotados no início do segundo trimestre de 2022, que deram destaque à flexibilidade como um dos pilares centrais da empresa. Desta forma, os trabalhadores podem escolher a partir de onde irão exercer as suas funções (trabalhoar de casa, presencial ou híbrido), sendo-lhes disponibilizado um valor mensal de apoio ao teletrabalho (independentemente da escolha de modalidade que o colabvoraodr faça), 250€ para o estabelecimento do home office e ainda 100€ a cada três anos para necessidades relacionadas com o mesmo fim.
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