Muitas vezes se houve falar de Arduino por essa internet a fora, muitas vezes associado a projetos desenvolvidos através do principal rival, Raspberry Pi. Mas são poucos aqueles que sabem o que realmente significa Arduino e qual a utilidade.
O que é Arduino?
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrónica muito versátil e amplamente utilizada por estudantes, apixonados e profissionais das mais diversas áreas.
O objetivo principal do Arduino é tornar o acesso à prototipagem eletrónica mais fácil, mais barata e flexível.
A Internet das Coisas (IoT) veio impulsionar esta temática, principalmente no que se refere a automatização residencial mas a verdade é que o Arduino pode estar presente em diversos sectores como o Industrial por exemplo.
As funcionalidades do Arduino também podem ser facilmente ampliadas, ou seja, não precisas de trocar a placa principal caso queira expandir os recursos do teu projeto. Basta acrescentar sensores, módulos e outras coisas para incorporar novas funções.
Além disso, depois de programado, o Arduino pode ser utilizado sem a necessidade de um computador, já que o programa instalado na placa permanece em loop, repetindo sem parar, sendo necessário apenas uma fonte de alimentação para que a placa funcione.
O Arduino foi desenvolvido com base no conceito open-source, o que significa que o projeto da placa e o firmware podem ser utilizados livremente por outros developers e fabricantes.
Utilização do Arduino
Fazer projetos na plataforma Arduino tem diversas vantagens onde se destacam as seguintes:
- Baixo custo de prototipagem;
- Softwares de simulação gratuitos disponíveis;
- Fácil de programar;
- Grande número de tutoriais, artigos e projetos prontos na internet;
- Extensa comunidade de developers;
O Arduino não é a única plataforma de prototipagem eletrónica do mercado. Existem outros projetos e kits de desenvolvimento, os mais comuns são o Raspberry Pi e o BeagleBone.
Cada qual utiliza um microcontrolador diferente e possui projeto de hardware com características próprias. Os preços também variam bastante e algumas outras plataformas não são tão populares.
Arduino é uma plataforma de desenvolvimento e prototipagem amplamente utilizada para criar projetos de IoT (Internet das Coisas), robôs, sistemas de automação residencial e industrial, etc.
A lista de projetos construídos com Arduino é extensa, e a cada dia surgem novas ideias.
Como Funciona?
Existem diversos tipos de placa de Arduino e módulos. Mas antes disso deves espreitar todas as informações e explorar para que realmente queres utilizar Arduino.
Depois disso deves escolher então o que queres comprar em lojas como a PTRobotics, por exemplo.
Tens 6 classes de plataformas de prototipagem Arduino disponíveis no mercado atualmente:
- Entry Level: Versões mais simples e focadas em quem está a começar a desenvolver projetos eletrónicos;
- Enhanced Features: Placas com funcionalidades adicionais voltadas para projetos mais complexos;
- Internet of Things: Plataformas específicas para projetos de Internet das coisas;
- Education: Apenas um modelo dessa classe, voltado para o ensino de eletrónica e programação;
- Wearable: Plataformas com características específicas para o desenvolvimento de wearables, ou “tecnologias vestíveis”, como smartwatches e peças de roupa com eletrónica embutida;
- 3D printing: Impressora 3D desenvolvida com Arduino.
Depois de escolheres o Harwdare, falta ver o Software. O Arduino Integrated Development Environment – ou Arduino Software (IDE) – contém um editor de texto para escrever código, uma área de mensagem, uma consola de texto, uma barra de ferramentas com botões para funções comuns e uma série de menus. Ele se conecta ao hardware Arduino e Genuino para fazer upload de programas e comunicar-se com eles.
A IDE do Arduino também é open-source. O ambiente gráfico foi desenvolvido em Java e baseado em Processig e outras linguagens open-source.
Nunca é tarde para aprender! Sabe mais aqui.
Post A Comment:
0 comments: