O operador logístico líder na Europa mostra um aumento significativo da quota de mercado em todos os países onde opera, com um crescimento anual das receitas de 97,8% no segundo trimestre.
O Grupo InPost, o principal fornecedor europeu de Lockers (cacifos inteligentes), relatou mais um trimestre de forte crescimento em todos os seus mercados. A força da empresa baseia-se num modelo empresarial único, que oferece eficiência de custos, conveniência e sustentabilidade para o comércio eletrónico de última milha, com entregas não-domiciliárias de encomendas .
Com mais de 24.000 Lockers a nível europeu, alojando mais de 3,1 milhões de cacifos, a InPost está a beneficiar tanto da crescente penetração dos seus cacifos como do aumento de novos clientes. As crescentes pressões de custos para os retalhistas estão a impulsionar a utilização de Lockers, permitindo à InPost oferecer a milhões de clientes comodidade, standardização de um excelente nível de serviço e controlo sobre os tempos de recolha. A empresa está a exportar o seu modelo empresarial polaco bem-sucedido e estabelecido para outros mercados europeus com fortes perspetivas de crescimento.
As receitas declaradas aumentaram 97,8% em relação ao ano anterior para 365,4 milhões de euros, impulsionadas por um forte crescimento orgânico na Polónia, ganhos de quota de mercado em França e penetração no mercado de retorno do Reino Unido. As receitas comparáveis aumentaram 22,6% para 226,5 milhões de euros.
O EBITDA [earnings before interest, taxes, depreciation and amortization] ajustado aumentou 41% em relação ao ano anterior para 110,1 milhões de euros. Isto aconteceu apesar da pressão da inflação, graças à automatização via Lockers, o que aumenta a produtividade. O EBITDA ajustado da LfL aumentou 11,9% para 87,8 milhões de euros. No segundo trimestre, os principais indicadores de desempenho da InPost superaram o consenso do mercado, com um crescimento do volume de 6,9% receitas em 4,1% e EBITDA ajustado em 18,2%.
Em termos de perspetivas futuras, a empresa continua confiante na sua capacidade de continuar a ganhar quota de mercado nas principais áreas geográficas, tanto no segundo semestre do ano como a longo prazo, embora se manifeste cautelosa no atual contexto macroeconómico. As perspetivas a longo prazo permanecem muito fortes à medida que os consumidores respondem à facilidade e conveniência do serviço InPost, e os comerciantes valorizam cada vez mais as suas vantagens económicas e ambientais para as suas necessidades de entrega. A dinâmica da marca está a crescer à medida que a InPost procura redefinir a experiência do consumidor, a economia e a sustentabilidade da última milha do comércio eletrónico na Europa.
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