Bosch escolhe Braga para desenvolvimento de software para airbags e travões
Recrutamento de 100 pessoas até final de 2023
- A empresa procura perfis especializados em engenharia de software para esta nova equipa e promove evento de recrutamento nos dias 13 e 14 de janeiro de 2023;
- As inscrições para o evento são limitadas e devem ser realizadas neste link até 20 de dezembro.
A Bosch continua a apostar fortemente na expansão das suas atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Braga, agora com a criação de uma nova equipa de desenvolvimento de software para sistemas de segurança automóvel. Esta nova equipa vai ser criada no início de 2023 com cerca de 20 engenheiros de software, mas o objetivo passa por recrutar mais 60 perfis especializados até ao final do próximo ano. “Portugal continua a ser estratégico para a Bosch e a área de I&D tem sido a nossa prioridade nos últimos anos, e assim pretendemos continuar. Este novo projeto é mais um reconhecimento das nossas competências, vai permitir diversificar ainda mais as nossas áreas de desenvolvimento e continuar a criar a partir de Portugal para o mundo”, afirma Carlos Ribas, Representante da Bosch em Portugal e Administrador Técnico da Bosch em Braga.
Esta nova equipa será responsável por desenvolver sistemas de software embebido (embedded software) para airbags e travões da última geração para a mobilidade do futuro, tecnologias que vão representar um marco na inovação e no futuro dos sistemas de segurança de veículos de passageiros, bem como nos futuros veículos autónomos. “A partir de Braga, vamos contribuir para o objetivo de continuar a salvar vidas, tornando a condução mais segura e confortável.
A segurança a bordo dos veículos automóveis e da sua envolvente continua a ser grande prioridade para a Bosch, e embora os padrões de segurança e as estatísticas de acidentes variem muito de região para região, acreditamos na visão da mobilidade sem acidentes e estamos a investir para tornar essa visão uma realidade”, reforça Carlos Ribas.
Bosch é pioneira em eletrónica automóvel e segurança
Como fornecedor líder de segurança automóvel e assistência ao condutor, a Bosch desenvolve sistemas de segurança há décadas, oferece componentes e soluções tecnológicas completas para uma grande diversidade de segmentos e classes de veículos. Os sistemas de segurança ativa, como ABS e ESP®, atuam em situações críticas e evitam acidentes de forma eficaz, enquanto os sistemas de segurança passiva, como a unidade de controlo eletrónico para airbags e os sensores dos cintos de segurança são ativados em caso de colisão, protegendo e preservando a vida dos ocupantes dessas viaturas.
O sistema de travagem é um dos equipamentos de segurança mais importantes de um veículo. O programa eletrónico de estabilidade (ESP®) auxilia o condutor em situações críticas de condução, tais como deslize ou derrapagem, e faz atuar de forma controlada os sistemas de controlo de tração e ABS, para que o condutor possa reassumir rapidamente o controlo do veículo automóvel.
Com o aumento da eletrificação, automação, conectividade e novos conceitos de interior, os sistemas inovadores de segurança passiva continuarão a desempenhar um papel importante no futuro. Essas megatendências na indústria automóvel apresentam questões e desafios interessantes para a proteção dos ocupantes. A eletrónica de proteção dos ocupantes otimiza a segurança dos ocupantes do veículo contra ferimentos em colisões, bem como em caso de capotamento do veículo. O sistema de proteção de ocupantes da Bosch consiste em sensores periféricos e uma peça central inteligente – a unidade de controlo do airbag. Com base nos sinais do sensor, esta unidade deteta a intensidade e a direção de uma colisão, ativando os mecanismos de proteção no veículo, por exemplo, pré-tensores do cinto de segurança e airbags, conforme necessário para proteção dos ocupantes. Desde o início da produção em grande escala, a Bosch fabricou mais de 250 milhões de unidades de controlo de airbag, aprimorando constantemente esta tecnologia.
Atualmente, os veículos vêm com até nove airbags instalados, que podem ser acionados individualmente dependendo das caraterísticas do acidente. Após uma colisão, o sistema envia também um sinal para interromper o fornecimento de combustível ou, em veículos elétricos, para desligar a bateria e circuito de alta tensão. Além disso, o sistema encaminha informações sobre o acidente para outros sistemas do veículo – por exemplo, eCall, que de forma automática informa a localização do veículo aos serviços de emergência após desaceleração abrupta do veículo e acionamento de um airbag.
No futuro, com o aumento do número de sensores nos veículos, aplicar as informações coletadas pode garantir que airbags, tensores de cinto e outras funções do veículo interajam de forma ainda mais eficaz. Essa interação pode permitir que o sistema reconheça rapidamente um acidente iminente e, por exemplo, coloque automaticamente os ocupantes do veículo numa posição que reduza o risco de ferimentos antes da colisão real.
Recruitment days em Braga nos dias 13 e 14 de janeiro
Para a instalação desta nova área de I&D em Braga, a Bosch terá necessidade de reforçar as suas equipas com perfis especializados nas vertentes de software engineer, software developer, software architect e embedded software engineer. Nesse sentido, e para acelerar o processo de recrutamento e proporcionar uma experiência diferenciadora aos candidatos, a Bosch vai realizar um evento de recrutamento no qual os potenciais novos colaboradores vão poder participar em entrevistas e ficar a conhecer os objetivos e desafios do projeto.
Este evento irá decorrer nos dias 13 e 14 de janeiro, em Braga, e os participantes poderão sair já com uma proposta de trabalho.
As inscrições são limitadas e os interessados em participar devem submeter a sua candidatura em www.bosch.pt até 20 de dezembro.
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