ERP Portugal relança eureciclo.pt para apoiar a informação sobre reciclagem de elétricos e eletrónicos em fim de vida
No Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, a ERP Portugal, entidade gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Pilhas e Baterias, esclarece os consumidores
No Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, a ERP Portugal relança o eureciclo.pt, uma plataforma dedicada à informação sobre REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores), que inclui as melhores práticas de encaminhamento para reciclagem destes resíduos e informação sobre os mais de 8.000 pontos de recolha ERP Portugal, disponíveis em todo o continente e regiões autónomas.
Dirigido a vários públicos e ao consumidor final, o eureciclo.pt conta com uma imagem renovada e novas funcionalidades, que vão desde o mapeamento de pontos de recolha através de geolocalização, até à possibilidade de solicitar uma recolha de REEE & RP&A, para posterior encaminhamento para reciclagem e valorização por parte da ERP Portugal.
Aproveitando a efeméride, a ERP Portugal partilha com os consumidores algumas curiosidades sobre o que é esta categoria de resíduos e como poderemos assegurar a sua reciclagem e valorização:
O que são REEE? São os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.
“Resíduos” porque já não funcionam. “Equipamentos Elétricos e Eletrónicos” porque, de alguma maneira, funcionaram no passado através de eletricidade, pilhas, baterias e acumuladores de calor como LED. Qualquer equipamento que conte com uma resistência ou qualquer forma de energia são “EEE”. Quando já não funcionam são “REEE”!
E as pilhas? São REEE?
Pelo consumidor podem ser considerados sim, mas na verdade, a designação correta no mercado de gestão de resíduos é a de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), com um sistema de reciclagem e valorização diferente dos REEE. Quando falamos em acumuladores, referimo-nos a baterias ou equipamentos similares a baterias.
Então todos temos REEE e RP&A nas nossas casas?
Sim! É quase improvável que nenhuma casa tenha este tipo de resíduos!
Quando se avariam, colocamos nas nossas gavetas, arrecadações e caixas, telemóveis, brinquedos, fios elétricos, na expectativa de um dia voltarmos a precisar, consertar, ou apenas os guardamos porque nos custa descartar objetos que fizeram parte da nossa vida! Contudo, com este gesto estamos a impedir algo muito maior: a sua reciclagem e valorização, tudo para os seus componentes serem reutilizados numa nova vida e constituírem novos materiais e equipamentos!
Ao reciclar estamos ainda a contribuir para uma economia circular e poupança de matérias-primas virgens do Planeta.
Como sei o que é um REEE?
Quando um equipamento ou caixa têm este símbolo, com uma cruz num contentor de lixo, indica que o produto não deve ser colocado no nosso lixo comum e pode ser reciclado!
Onde posso colocar os meus pequenos REEE e RP&A?
É muito mais simples do que todos imaginam! Devem ser colocados num Depositrão (REEE) ou num Traga Pilhas (Pilhas e baterias) perto de si! A rede Depositrão e Traga Pilhas tem 7000 pontos de recolha em Portugal. Podemos encontrá-los em escolas, lojas, espaços públicos e empresas. Para saber a localização de um ponto Depositrão e Traga Pilhas perto de si, basta ir ao site EuReciclo.pt. A ERP Portugal trata de encaminhar tudo no sentido certo, rumo à Reciclagem e valorização!
Nunca esquecer: Os REEE contêm substâncias altamente perigosas como mercúrio, chumbo e cádmio, prejudicais para o Homem e para o Planeta, pelo que o seu correto tratamento é essencial para o Planeta e para a nossa vida!
E os equipamentos grandes?
Há três soluções:
- Na compra de um grande eletrodoméstico, a marca recolhe o que já não funciona
- Contactar a sua autarquia para agilizar recolha
- Se tiverem mais do que 60 kg, a ERP Portugal também recolhe grandes eletrodomésticos, bastando ligar para o número 800 208 889 ou acedendo ao site eureciclo.pt
Exemplos de pequenos REEE que podem ser colocados no Depositrão e Traga Pilhas
- Na sala e nas nossas gavetas: Comandos e pilhas, carregadores, candeeiros, lâmpadas, uma televisão pequena (ate 50 cm), telemóvel, box, cabos de ligação, fichas triplas, entre muitos outros!
- No quarto: Smart watch, despertadores elétricos, ventoinhas, luz de presença, Brinquedos que funcionam a pilhas ou baterias, instrumentos de música elétricos ou eletrónicos, intercomunicadores, etc!
- Na cozinha: Máquinas de café, aquecedores de biberões, torradeiras, varinhas mágicas, batedeiras, balanças de cozinha digitais, esterilizadores, chaleiras e facas elétricas, todos os pequenos eletrodomésticos que por lá existem!
- No escritório: Impressoras, toners (com chip), computador, rato, teclados, máquinas de fotografar e de filmar, calculadora, tablet e mesmo até cartões crédito, débito ou outros cartões com chip como cartões de telemóvel!
- Na casa de banho: Balanças digitais, termómetros digitais, secadores de cabelo, máquinas de barbear, escovas de dentes eletrónicas, difusores de aromas elétricos, etc.
No que se podem transformar os REEE colocados no Depositrão e Traga Pilhas?
- Do plástico que retiramos de calculadoras, máquinas fotográficas, varinhas mágicas, nascem galochas, baldes, cabides, pás, vasos e mobiliário de jardim.
- O cobre de monitores ou micro-ondas é transformado em tubos para canalizações.
- Das chaleiras ou relógios de parede, aproveitamos o vidro que é utilizado para fazer frascos, boiões, ou garrafas de vidro.
- Os cabos elétricos também têm plástico que, imagine-se, são utilizados no fabrico de pavimento exterior.
- Bicicletas e trotinetes são fabricados com aço e alumínio retirados de equipamentos elétricos e eletrónicos em final de vida
- Quase todas as lâmpadas podem ser recicladas, já que são compostas por cerca de 90% de vidro que pode ser utilizado na produção de novas lâmpadas
Post A Comment:
0 comments: