Kaspersky partilha previsões de privacidade para 2023
A kasperksy lançou a mais recente relatório " Kaspersky's Privacy predictions for 2023”, onde será possivel testemunhar a formação de um mercado ainda mais diversificado para o acompanhamento do comportamento devido à execução das leis locais. Além disso, os smartphones irão assumir a tradicional burocracia e a ideia de um metaverso irá tornar-se parte da nossa realidade. Todas estas mudanças irão certamente colocar mais exigências à segurança de vários dispositivos e tecnologias.
Este ano tem sido marcado pela regulamentação da privacidade em todo o mundo, visando tanto o sector empresarial como o privado. Algumas das medidas abordaram a vigilância comercial e as práticas de segurança de dados que prejudicam os consumidores, enquanto outras trataram de tecnologias invasivas de machine-learning para proteger ainda mais os dados sensíveis. Contudo, existem ainda muitas questões de privacidade que a sociedade enfrenta num futuro próximo, particularmente as relacionadas com as actuais agendas geopolíticas e económicas.
Esta previsão foi desenvolvida com base nas mudanças e tendências testemunhadas pelos peritos em privacidade da Kaspersky em 2022. De acordo com os investigadores, o grande impasse entre os vários intervenientes na conversa em torno da privacidade e recolha de dados resultará nas seguintes tendências:
1. A balcanização da Internet conduzirá a um mercado mais diversificado (e localizado) de rastreio de comportamentos e verificações de transferência de dados transfronteiriços.
A maioria das páginas web estão repletas de rastreadores invisíveis, recolhendo dados comportamentais que são agregados e utilizados principalmente para publicidade direccionada. Embora existam muitas empresas diferentes no negócio da publicidade comportamental, as grandes empresas tecnológicas sediadas nos EUA, como a Meta, Amazon e a Google, são os líderes inquestionáveis. Contudo, em muitas regiões, as autoridades estão a tornar-se cada vez mais cautelosas na partilha de dados com empresas estrangeiras. Isto leva as empresas a mostrar preferência pelas autoridades locais, o que pode ter várias implicações em termos de privacidade. Embora as grandes empresas de tecnologia possam gastar mais em segurança do que os actores mais pequenos, mesmo elas têm a sua quota-parte de violações de dados. Uma entidade mais pequena pode ser menos interessante para os hackers, mas também enfrenta menos escrutínio por parte das entidades reguladoras.
2. Os Smartphones irão substituir mais documentos em papel
Actualmente, os smartphones ou outros dispositivos são amplamente utilizados como métodos de pagamento, tornando os cartões clássicos de débito e crédito de plástico obsoletos em alguns países. Além disso, os smartphones podem ser utilizados para fins médicos - como prova de vacinação ou do actual estado de saúde COVID-negativo - ou mesmo como uma versão digitalizada de um cartão de identificação. Este último pode trazer tanto conveniência como riscos. Por um lado, um sistema devidamente implementado poderia ajudar a lidar com a verificação diária sem ter de mostrar ao caixa o documento completo com outros detalhes como nome ou endereço de rua. Por outro lado, a utilização de um smartphone para armazenar uma quantidade crescente de dados pessoais cria um único ponto de falha, levantando sérias preocupações de segurança. Isto coloca sérias exigências à segurança dos dispositivos móveis e à forma como os dados são armazenados, preservando ao mesmo tempo a privacidade.
3. As empresas enfrentarão o factor humano na ciber-segurança para conter a ameaça interna e a engenharia social para proteger os dados dos utilizadores.
À medida que as empresas implementam medidas de ciber-segurança cada vez mais abrangentes, passando da protecção do endpoint para o XDR (Extended Detection & Response) e mesmo a procura proactiva de ameaças, as pessoas continuam a ser o elo mais fraco. Espera-se que a má configuração de várias soluções cloud para armazenamento de dados cause menos fugas de dados, e que mais violações resultem de erro humano. Para mitigar estas ameaças, as empresas poderão investir em soluções de prevenção de fugas de dados, bem como numa educação mais minuciosa dos utilizadores para aumentar a sensibilização para a segurança cibernética.
4. Vamos ouvir mais preocupações sobre a privacidade no metaverso - mas com os smartphones e a IOT, não estaremos já no metaverso?
A quantidade de dados que as pessoas geram apenas fazendo pagamentos sem numerário e transportando um telemóvel ao longo do dia é suficiente para tirar as conclusões mais sensíveis. Dispositivos domésticos inteligentes, cidades inteligentes com vigilância vídeo onipresente, carros equipados com múltiplas câmaras e posterior adopção da Internet sem fios, bem como a digitalização contínua dos serviços farão da privacidade pessoal, pelo menos nas cidades, uma coisa do passado. Assim, enquanto um metaverso promete trazer experiências offline para o mundo online, o mundo online já está a tomar posse do domínio físico.
5. Desesperadamente para impedir a fuga de dados, as pessoas terão seguro contra eles
Viver uma vida conveniente e moderna tem um custo para a privacidade: por exemplo, encomendar comida ou utilizar um serviço de transporte de mercadorias irá gerar, no mínimo, geodados sensíveis. No entanto, a consciência da privacidade está a crescer, e as pessoas começam a tomar medidas preventivas para assegurar as suas contas pessoais e minimizar a sua pegada digital. Uma forma de o fazer pode ser segurar-se contra violações de dados. Embora já existam serviços que recuperam perdas em caso de roubo de identidade, espera-se que no futuro surja uma maior variedade de ofertas de seguros.
"Em 2022, vimos como a actividade reguladora deslocou o mercado global de dados para actores locais. Ao mesmo tempo, este ano foi repleto de eventos que mostraram como a recolha de dados dos consumidores pode ter um impacto directo nas relações entre os cidadãos e os governos. Além disso, não podemos negar que tópicos como o metaverso, a IA ou a aprendizagem de máquinas permanecerão no centro das atenções dos especialistas em privacidade em 2023. Ainda assim, acreditamos que os eventos geopolíticos e económicos de 2022, bem como as novas tendências tecnológicas, serão os principais factores a influenciar o panorama da privacidade em 2023", comenta Vladislav Tushkanov, privacy expert da Kaspersky.
Consulte o artigo mais detalhado sobre as previsões de privacidade da Kaspersky para 2023 na Securelist.
Estas previsões fazem parte do Kaspersky Security Bulletin (KSB) - uma série anual de previsões e artigos analíticos sobre as principais mudanças no mundo da ciber-segurança. Clique aqui para ver outras peças da KSB.
Post A Comment:
0 comments: