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Quase 80% dos professores em Portugal utilizam impressora pessoal para necessidades de ensino

Quase 80% dos professores em Portugal utilizam impressora pessoal para necessidades de ensino
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 Quase 80% dos professores em Portugal utilizam impressora pessoal para necessidades de ensino

 Das pessoas que trabalham na educação, 93% dizem que é essencial que os professores tenham acesso a uma impressora, mas 78% admitem, em Portugal, que utilizam a sua impressora de casa para as necessidades de ensino.


Segundo um estudo realizado pela Epson, mais de nove em cada dez (93%) dos professores dizem que é essencial terem acesso a uma impressora, mas menos de metade (47%) desses professores, em Portugal, usam impressoras na sala de aula. Muitos são levados a utilizar as suas próprias impressoras domésticas (78%) para necessidades de ensino. 

O inquérito efetuado a 3.460 pessoas que trabalham no sector da educação em toda a Europa, Médio Oriente e África mostra que está a aumentar a pressão para uma melhor provisão de tecnologia nas escolas. Quase três quartos dos inquiridos (73%, e 69% em Portugal) dizem que os estudantes esperam níveis mais elevados de utilização de tecnologia agora. A maioria (68% em Portugal) está a procurar mais formas de colaborar e gerar mais envolvimento dos estudantes.

Mas a melhoria das soluções tem um custo e mais de metade dos que trabalham no sector educativo no nosso país (66%) afirmam que a obtenção de financiamento para a tecnologia necessária é um desafio fundamental, com quase dois terços dos inquiridos (61%) a dizer que a falta de financiamento está a limitar a capacidade de aumentar tanto o envolvimento como a aprendizagem com os estudantes.

Para aqueles que têm a capacidade de investir em tecnologia, 68% considera que não é dada formação suficiente aos professores portugueses sobre como utilizar eficazmente a tecnologia fornecida, enquanto 77% estão preocupados com o facto de não se considerar suficientemente a forma como a tecnologia irá melhorar a oferta de Ensino e formação antes da compra - possivelmente levando a más escolhas de investimento.

Considerando os inquiridos nacionais, quase um quarto (24%) do dia escolar médio é gasto a utilizar tecnologia digital, é preocupante que pareça haver tais desafios. O sector precisa de estudar a melhor forma de apoiar estudantes e professores na sequência da aprendizagem híbrida e digital. E, a um nível básico, fornecer acesso fácil a ferramentas tais como impressoras - 39% dos inquiridos nacionais esperam um aumento dos volumes de impressão ao longo dos próximos 12 meses.

Sobre estas conclusões, Raúl Sanahuja, PR Manager & Social Media da Epson Ibérica, afirma, "Os professores parecem não dispor da tecnologia básica necessária - como as impressoras na sala de aula. Embora a utilização da sua própria tecnologia para fornecer ou produzir materiais preencha uma lacuna, é injusto transferir o fardo dos custos para eles, e levanta a questão da igualdade na educação - já que muitos estudantes terão professores que não podem ou não estão dispostos a fazer isso. Esta é uma grande preocupação, e os fabricantes de tecnologia como nós devem fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar a resolver os problemas enfrentados dentro do sector. Soluções energeticamente eficientes, rentáveis e fáceis de usar estão disponíveis tanto quanto se trata de produtos básicos como impressoras, como com tecnologias digitais e de colaboração mais recentes, tais como projetores.  Obter este direito é imperativo para que estudantes e professores possam maximizar os benefícios que a tecnologia pode oferecer e fazer avançar a forma como os estudantes aprendem".


Outras conclusões:

  • Muitos acreditam que a tecnologia está a mudar para se adaptar a novas formas de ensino, incluindo uma maior dependência dos projetores (60%), uma maior utilização da digitalização e das ferramentas digitais (82%) e um enfoque na transformação digital rápida (61%) – dados de Portugal.
  • 75% dos inquiridos portugueses dizem que, com a mudança para a aprendizagem híbrida, a utilização da tecnologia digital aumentará drasticamente
  • 69% dos portugueses dizem que um elemento-chave para o sucesso do funcionamento de um ambiente de ensino híbrido são os alunos com acesso à tecnologia correta
  • Mas quase dois terços (61%) dizem que a falta de financiamento está a limitar a capacidade de aumentar o envolvimento e a aprendizagem com os estudantes portugueses. E embora haja dinheiro disponível, 30% das pessoas não têm conhecimento ou não tiraram partido de subsídios ou financiamento para melhorar a digitalização e a educação
  • 73% advertem que uma tecnologia deficiente pode impedir a criação de aulas e a entrega de lições

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