Serviços de Compensação de CO2 da Lenovo ultrapassam 1m de toneladas métricas de compensações de carbono, à medida que mais empresas defendem práticas de sustentabilidade
- Os Serviços de Compensação de CO2 passam a abranger os servidores Lenovo ThinkSystem
- Os fundos obtidos pelas compensações serão investidos em iniciativas aprovadas pela ONU, como energias renováveis ou projetos ecológicos em todo o mundo
- A abordagem holística de sustentabilidade da Lenovo engloba a utilização de tecnologia de soldabilidade de baixa temperatura na fabricação, ofertas as-a-Service que alargam os ciclos de vida dos equipamentos, além de serviços de recuperação de ativos para a eliminação de hardware em conformidade com práticas amigas do ambiente que suportam os esforços da economia circular
A Lenovo alcançou um marco importante nos seus Serviços de Compensação CO2, uma iniciativa inédita no setor tecnológico: os clientes da Lenovo compensaram mais de 1 milhão de toneladas métricas de dióxido de carbono das suas compras de computadores da gama Think (desktops, estações de trabalho, computadores portáteis). Este é o equivalente aos gases com efeito de estufa emitidos por mais de 215.000 veículos de passageiros ao longo de um ano. A empresa também anunciou que as empresas podem agora adicionar compensações Lenovo CO2 à sua compra de servidores selecionados da Lenovo ThinkSystem.
"Embora o nosso objetivo final deva ser sempre reduzir o nosso impacto ambiental, as compensações de carbono – alavancadas de forma responsável e independente – são uma ferramenta poderosa para impulsionar um apoio adicional e muito necessário para a ação climática. Este marco que celebramos hoje, e o alargamento dos serviços de compensação de CO2 ao nosso portfólio de servidores, destaca o foco e vigor dos nossos esforços para recrutar os nossos clientes na luta contra as alterações climáticas. Como parte da nossa jornada de transformação de fornecedor de PC para prestador de serviços de pleno espectro, pretendemos continuar a oferecer soluções que ajudem os nossos clientes a cumprir os seus próprios objetivos de sustentabilidade", disse Claudia Contreras, Diretora Executiva dos Serviços de Sustentabilidade Global da Lenovo.
Através de um simples complemento de compra, as empresas e os consumidores podem compensar as emissões de carbono produzidas desde o fabrico até ao envio do PC ou servidor, assim como a energia consumida ao longo do ciclo de vida do equipamento. Trabalhando através da ClimeCo, uma consultora global, os fundos são canalizados para projetos ambientais aprovados pela ONU, como eólicas, painéis solares e iniciativas de energias renováveis, incluindo métodos inovadores que aproveitam os subprodutos agrícolas como geradores de eletricidade. No início de 2022, a Lenovo alargou o seu programa de compensação de carbono de clientes comerciais a consumidores individuais para a Lenovo Legion e yoga PCs.
Procura crescente de serviços ESG
Desde o seu lançamento em 2021, a taxa de aceitação dos Serviços de Compensação de CO2 da Lenovo tem vindo a aumentar, com a quantidade de compensação de carbono pelos clientes a aumentar em dois dígitos a cada trimestre. Isto indica que as empresas estão cada vez mais à procura de soluções de TI que respondam às suas necessidades relacionadas com o ESG e lhes permitam reduzir a sua pegada ambiental.
Olhando além das compensações
As compensações de carbono são apenas um elemento da abordagem da Lenovo à inovação sustentável. A Lenovo TruScale oferece equipamentos e serviços tecnológicos numa base de subscrição ou "as-a-service", minimizando os resíduos em toda a cadeia de valor. Por exemplo, a TruScale ajuda as empresas a reutilizar e reciclar equipamentos informáticos em fim de vida, o que fortalece a economia circular e restringe o desperdício.
"A gestão ambiental vai muito além da compensação de carbono, que é apenas uma ferramenta na caixa de ferramentas. Estamos a aproveitar as nossas capacidades integradas através de hardware, infraestruturas, software e serviços, e reunindo os nossos parceiros também para desenvolver soluções inovadoras de TI sustentáveis. Estamos bem cientes de que só através de uma forte colaboração alcançaremos as nossas ambições zero. Com isto em mente, continuaremos a fomentar uma economia mais circular, a eliminar o desperdício em toda a cadeia de valor, a reduzir o uso de materiais virgens nos produtos, a focar-nos nas renováveis e a manter sempre rigorosos padrões de fornecedores alinhados com a nossa missão", afirmou Contreras.
A Lenovo também foi pioneira em inovações notáveis como a utilização de tecnologia de soldadura de baixa temperatura que reduz as emissões de gases com efeito de estufa durante a produção de Computadores e a partilhou gratuitamente com a indústria. Além disso, a tecnologia Lenovo Neptune Direct Water-Cooling proporciona eficiência de centro de dados líder no setor, reciclando água morna de forma a arrefecer sistemas e permite que os clientes reduzam o consumo de energia em até 40%. No processo de fabrico de produtos, a Lenovo integra os plásticos reciclados, assim como expande os tipos de materiais reciclados utilizados, como o magnésio reciclado no fabrico dos seus equipamentos.
Os objetivos de redução de emissões da empresa para atingir o net-zero estão atualmente a ser analisados pela iniciativa Science Based Targets para validação face ao Padrão Net-Zero. No ano fiscal de 2021-22, a Lenovo reportou progressos no sentido da sua redução de emissões para 2030, incluindo uma redução de 15% nas emissões de âmbito 1 e 2 (diretas). A empresa está a aumentar o seu foco em colaborar com fornecedores para reduzir a intensidade de emissões em toda a cadeia de valor (âmbito 3 emissões).
O Grupo Lenovo Solutions and Services (SSG) reúne todas as soluções e serviços de TI da Lenovo em todo o PC, infraestruturas e verticais inteligentes, incluindo ofertas de serviços de apoio, gestão, projeto e solução numa única organização dedicada. Com uma rede de mais de 20.000 técnicos em 180 mercados, a SSG ajuda os clientes a transformar os seus negócios à escala global e local, proporcionando inovação prática para reforçar a sua vantagem competitiva.
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