Ciberataques não são o único perigo. UPS são cruciais para proteção de dados, numa altura em que energia está debaixo de fogo
A proteção da informação pessoal e corporativa não passa apenas por soluções de cibersegurança. Com o Dia Mundial da Proteção de Dados à porta, a Eaton, empresa líder na gestão de energia, relembra que as UPS são soluções imprescindíveis para a proteção de toda a informação, nomeadamente agora que existem inúmeros desafios energéticos na ribalta.
O permanente aumento do consumo energético e o atual contexto geopolítico tiveram um impacto significativo em todo o sistema energético europeu, não só em termos de preços como também ao nível da própria segurança. Este cenário traduz-se em alterações contínuas na rede elétrica, apagões ou cortes de energia inesperados, que podem facilmente conduzir à perda de informação.
UPS: a solução perfeita para manter a informação segura
As UPS conseguem detetar uma qualquer ameaça ou anomalia de funcionamento de forma imediata. Os ciberataques, por exemplo, podem afetar as voltagens e os valores habituais. Estes equipamentos têm uma bateria que desempenha duas funções básicas: o backup e filtrar a fonte de alimentação. Ou seja, funciona como uma espécie de seguro para picos/cargas elétricas, o que a torna vital para assegurar a continuidade do funcionamento de equipamentos eletrónicos – independentemente de estarmos a falar de um centro de dados, de um negócio de comércio eletrónico ou de uma entidade bancária.
No caso de um apagão, uma UPS assegura o fornecimento de energia através das suas baterias, permite algum tempo de funcionamento, que o encerramento de todos os equipamentos seja feito da forma correta e evita danos ou perda de informação.
Monitorização na cloud permite deteção de anomalias e rápida proteção dos dados
A Cyber Secured Monitoring da Eaton é uma solução de analítica na cloud que recolhe e analisa dados de dispositivos de infraestruturas elétricas, e que através de serviços como a monitorização remota ou a deteção precoce de anomalias consegue mitigar o risco de inatividade de componentes críticos e mudar o foco de um modelo reativo para um modelo proactivo.
"O aumento da procura energética conduzirá inevitavelmente a cortes de energia mais frequentes. Aqui, as UPS são as grandes aliadas das famílias e das empresas, assegurando a continuidade das operações, mas, mais importante ainda, a proteção dos dados”, diz Filipa Soares, Channel Manager da Eaton Portugal.
“Os consumidores devem informar-se sobre as reais vantagens das UPS e estar conscientes que a proteção dos dados não se esgota nas soluções orientadas para o cibercrime, em causa está também a integridade e a disponibilidade da informação.”
Post A Comment:
0 comments: