Conheça os 10 serviços que os portugueses mais contrataram em 2022 para melhorarem as suas casas
Limpezas, carpintaria, mudanças, eletricidade e ar condicionado foram os mais procurados
O conforto da vida em casa passou a ter preponderância acrescida na vida dos portugueses depois da pandemia que vivemos entre 2020 e 2021. Há estudos e indicadores que confirmam que estamos, de facto, a passar mais tempo em casa, e o crescimento do teletrabalho – que ascendeu definitivamente ao patamar de novo normal – é um exemplo bem concreto de tendências que parecem ter vindo para ficar.
Se estão a passar mais tempo no lar, é natural que os cidadãos reforcem a atenção às pequenas ou grandes intervenções que as suas casas reclamam para que possam desfrutar em pleno – sozinhos ou em família – da sua habitação.
E que intervenções são essas? Com mais de 30.000 pedidos de trabalho publicados em 2022 e a disponibilizar serviços em mais de 90 categorias, a plataforma de serviços domésticos YourHero permite fazer um balanço das principais necessidades que os portugueses procuraram colmatar. Eis o Top 10 dos serviços para a casa mais solicitados pelos portugueses, complementado por algumas sugestões que podem ajudar a atenuar os custos habitualmente associados a estes serviços.
1. Limpezas domésticas
A categoria vencedora foi, com larga distância, a limpeza doméstica com cerca de 3719 serviços requisitados em 2022. A maioria dos clientes optou por limpezas recorrentes, ou seja, cerca de 80% dos clientes tinha um plano semanal ou quinzenal para este serviço. Com cada vez menos tempo livre, não é surpreendente que as pessoas optem cada vez mais por delegar estas tarefas, especialmente em famílias com crianças.
2. Carpintaria
A carpintaria é uma das áreas com maior procura e menor oferta de profissionais em Portugal. Entre os serviços requisitados, 55% corresponderam essencialmente a pequenas reparações e restauros.
3. Mudanças
Seja para mudanças parciais ou totais, a maioria dos portugueses opta por contratar uma empresa com experiência e preços acessíveis. O preço deste tipo de serviço varia muito, dependendo do número de artigos a transportar, da distância entre os locais e do número de trabalhadores necessário para realizar o serviço.
Sugestão: se possível, a organização e empacotamento da maioria dos artigos deve ser realizada por quem está a solicitar o serviço. Normalmente, estas empresas cobram um preço por hora, pelo que quanto menos tempo precisarem, mais barato será o serviço.
4. Eletricidade
Esta é uma categoria que não apresenta qualquer padrão sazonal, uma vez que podem ocorrer falhas elétricas em qualquer altura. Estas falhas podem representar vários perigos e é importante que a sua resolução seja efetuada rapidamente e, acima de tudo, por profissionais certificados. Os pedidos mais frequentes nesta categoria foram instalações elétricas ou substituições, seguidas de falhas e reparações urgentes.
5. Ar Condicionado
Ao contrário da eletricidade, o ar condicionado é uma categoria extremamente sazonal, com um forte aumento da procura perto de maio, que dura até meados de outubro. Basicamente, assim que o calor se instala, os pedidos de manutenção, reparação e instalação disparam.
Sugestão: não se deve esperar que o calor chegue para reparar o equipamento de ar condicionado. O ideal é fazê-lo em época baixa, quando os profissionais têm maior disponibilidade de horários e possivelmente conseguem apresentar orçamentos mais acessíveis.
6. Jardinagem
Apesar de sofrer de sazonalidade, a jardinagem foi uma das categorias mais requisitadas, com um claro vencedor entre os serviços disponíveis: manutenção e limpeza de jardins é o serviço que os portugueses mais solicitaram em 2022 (mais de 65% do total dos pedidos na categoria). Esta é uma tarefa que os portugueses tendem a solicitar cada vez mais a profissionais, quer por falta de tempo, quer de conhecimentos.
7. Serviços de Limpeza
Numa categoria diferente das limpezas domésticas (a número 1 deste ranking), esta opção inclui limpezas pós-construção, limpezas pré ou pós-mudanças, limpeza inicial (após compra de propriedade) ou limpeza profunda. Neste caso, o preço varia em função da área, do número necessário de trabalhadores e da complexidade do próprio serviço.
8. Pintura
Outra categoria que sofre de sazonalidade, embora registe uma procura constante, é a pintura. Pintar uma divisão é a forma mais simples e rentável de transformar a sua aparência, com as cores a desempenharem um papel fundamental no nosso bem-estar. Embora esta categoria inclua a pintura interior e exterior, a primeira foi a mais solicitada no último ano: representou 80% do total dos pedidos, sobretudo entre abril e outubro.
9. Remodelação
O trabalho remoto cresceu significativamente, tendo atingido o seu pico durante a pandemia, quando inúmeros portugueses começaram a trabalhar a partir de casa. A necessidade de conforto parece ter aumentado e a renovação total da casa, da cozinha ou da casa de banho foram bastante solicitadas em 2022, com as renovações totais a representarem 75% dos pedidos. Esta é uma das categorias com o período de decisão mais longo, o que é percetível dado que estes são serviços mais caros.
Sugestão: com o atual aumento da inflação, é importante ter em conta a validade dos orçamentos recebidos para que não haja surpresas desagradáveis (nomeadamente alterações de preços face à cotação inicial).
10. Isolamento
O isolamento é o tipo de serviço para o qual, em praticamente todos os casos, o cliente necessita de um profissional no terreno (ao contrário de serviços como a pintura, onde as pessoas tentam muitas vezes fazê-lo elas próprias). No último ano, principalmente nos meses em que foram registados valores de precipitação acima da norma (março, setembro, outubro e novembro), os pedidos de isolamento também aumentaram consideravelmente, com solicitações de natureza urgente (principalmente impermeabilização, mas também pedidos de isolamento térmico).
A YourHero iniciou a sua atividade em Portugal no final de 2021 e o último ano foi de crescimento, recebendo, atualmente, cerca de 6.000 pedidos de trabalho por mês. Já coopera com mais de 300 profissionais e, em 2023, a plataforma pretende tornar-se a número 1 para serviços domésticos em Portugal
Post A Comment:
0 comments: