Eaton Insights: Desafios e oportunidades para o Canal de TI em 2023
A cadeia de abastecimento, os ambientes de trabalho remoto e a sustentabilidade são três temas incontornáveis para o Canal de Tecnologias da Informação (TI) em 2023 - quer em termos de desafios, como de oportunidades - de acordo com os especialistas da Eaton, empresa líder na gestão de energia.
“A Covid-19, a instabilidade geopolítica, o aumento de preços e os desafios económicos e a escassez de energia criaram inúmeras barreiras às empresas nos últimos dois anos, e 2023 não promete ser muito mais calmo. Mas na Eaton acreditamos que estes desafios trazem também oportunidades que os parceiros têm de agarrar, sempre com o total apoio dos fabricantes. Este, aliás, será um ponto absolutamente fundamental para 2023”, diz Filipa Soares, Channel Marketing Manager da Eaton em Portugal.
A Eaton identifica três temas cruciais para o Canal de TI em 2023.
#1 - Existem vários problemas na Cadeia de Abastecimento que ameaçam os negócios do Canal. O apoio dos fabricantes é fundamental para o crescimento em 2023.
Os inúmeros problemas que o Canal tem enfrentado na cadeia de abastecimento, desde o início da pandemia, foram agora agravados pelo aumento do preço da energia e por todo o contexto geopolítico e económico. Este cenário de instabilidade vai agravar os custos, comprometer os investimentos e o escoamento de stocks e impedir os parceiros de assegurar algo que é essencial para o sucesso de um negócio atualmente: a agilidade para desenhar, implementar, gerir, dar resposta e prever todo o tipo de situações capazes de penalizar o time to market, as metas e objetivos definidos e a própria continuidade/ conclusão dos projetos e negócios.
“Atualmente é impossível prever algo - sejam timings de produção ou entregas. Estes problemas afetam empresas de todas as dimensões. A sua capacidade e compromisso de entrega de produtos e serviços e a garantia de qualidade dada aos clientes. O apoio dos fabricantes é essencial nestes momentos”, destaca Filipa Soares.
O programa de parceiros da Eaton foi desenhado para ser muito simples, mas eficiente. Coloca à disposição dos parceiros não só soluções, configuradores e formação, mas também atividades de liderança e de geração de procura.
“Esta oferta permite que o nosso canal se foque totalmente na resposta às necessidades dos seus próprios clientes, algo muito importante nestes tempos de incertezas. Dar apoio permanente aos nossos clientes e parceiros é uma prioridade que faz parte do ADN da Eaton”, afirma a Channel Marketing Manager da Eaton em Portugal. “Temos uma extensa carteira de produtos que nos permite satisfazer quase todas as necessidades dos clientes, e uma presença no mercado internacional sólida que assegura apoio aos nossos parceiros em mais de duas dúzias de países da região EMEA - tudo isto é vital atualmente.”
#2 - A transformação digital não pode ser ignorada, à semelhança da nova realidade dos ambientes remotos. Isto abre oportunidades para o canal, mas existem também desafios que têm de ser acautelados - a cibersegurança é um deles.
A realidade do “remoto” é transversal a toda a organização, e como tal, os projetos de transformação têm de garantir uma visão 360 e soluções tecnológicas completas e integradas. Este contexto do remoto abre a porta a inúmeras oportunidades para o canal de parceiros, mas também vários desafios que têm de ser acautelados.
A Eaton possui uma vasta oferta nesta área, que permite, entre outras coisas, gerir dispositivos a partir dos centros de serviços, evitando viagens até aos locais, numa lógica de sustentabilidade e redução de pegada.
Disponibiliza soluções de software que permitem aos clientes gerir e monitorizar remotamente os seus ativos - quantidade de UPS, respetiva idade e qualidade da bateria. Modelos de manutenção preditiva que estimam quando o tempo de vida de uma UPS está a chegar ao fim, soluções de monitorização remota que ajudam os clientes a lidarem com o risco crescente de falhas de energia causadas pela crise energética, entre outras ferramentas simples que ajudam as organizações a antecipar problemas ou a agir de forma imediata e eficiente sobre um evento para evitar qual algo comprometa a continuidade das suas operações e negócio.
Apesar dos seus benefícios, a monitorização remota representa também uma nova ameaça à cibersegurança. “Quanto mais ligada for uma organização, maior será a oportunidade de os hackers acederem à sua rede. É por isso que investimos fortemente em serviços de cibersegurança, para apoiar os nossos parceiros e os seus clientes”, diz Filipa Soares.
#3 - Existem importantes oportunidades na sustentabilidade, que será um foco cada vez mais importante nos próximos anos.
Há também um investimento crescente em fontes de energia renováveis, para uma energia mais sustentável, acessível e rentável - algo especialmente relevante neste momento de aumento do preço da energia. Para cumprirem os seus objetivos ESG, muitas empresas, incluindo a Eaton, terão metas de redução de pegada a cumprir.
Tudo isto representa oportunidades significativas para os parceiros de canal. UPS, armazenamento de energia, painéis solares e carregadores EV são exemplos de ativos que têm de ser geridos pelo Canal de TI.
“Ao compreenderem esta área do negócio, os parceiros podem desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento de estratégias eficientes e no apoio aos esforços de sustentabilidade dos seus clientes, fornecendo-lhes a orientação especializada e as soluções mais ajustadas a cada realidade - de UPS de iões de lítio de longa duração, a sistemas de armazenamento e serviços de gestão remota”, reforça Filipa Soares.
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