Nos 37 anos da sua criação, Câmara do Comércio e Indústria de Aveiro recebe visita do secretário de estado da internacionalização e apresenta imagem renovada
NOVA IMAGEM QUER ESPELHAR A “POSIÇÃO VANGUARDISTA” NA INDÚSTRIA
Com o sucesso selado no seu código genético, a AIDA CCI – Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro arranca 2023 com uma nova imagem, que reflete os valores fulcrais da entidade e a sua principal oferta no mercado. Nos 37 anos do seu aniversário, a AIDA CCI recebeu a visita do secretário de estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, na realização de um roteiro empresarial nos municípios de Ílhavo e Vagos. Há mais de 35 anos a contribuir para o progresso das empresas do distrito de Aveiro, o renovar da imagem é mais um passo para a aposta, contínua, do desenvolvimento das empresas associadas.A visita do governante a Ílhavo e Vagos insere-se na comemoração do aniversário da AIDA CCI e permitiu dar a conhecer o potencial das empresas de Aveiro, durante o dia 17 de janeiro. Bernardo Ivo Cruz teve oportunidade de visitar as unidades empresariais - Ecogres, do grupo Grestel S.A., a Prirev - Surface Technology S.A. e a Ferneto S.A., conhecendo instalações industriais tecnologicamente avançadas e energeticamente eficientes.
Segundo o Presidente da AIDA CCI, Fernando Castro, “O distrito de Aveiro é caraterizado não só por ter uma atividade económica bastante diversificada abrangendo setores bem diferenciados, mas também por ter, desde há muito, um tecido empresarial com inúmeras empresas de qualidade, detentoras de instalações dotadas de equipamentos e processos atuais e com excelentes conhecimentos. Daí que, também desde há várias décadas, o Distrito seja muito mais exportador do que importador, cerca de 1,7 vezes, onde se destacam produtos como o calçado, o papel, a cerâmica, equipamentos elétricos e eletrónicos, componentes plásticos e metálicos para automóveis, bicicletas e vinhos”.
“Sendo a capacidade produtiva instalada elevada - que supera em muito as necessidades do mercado interno - a aposta nos mercados externos, de maior dimensão, mais exigentes e com maior poder de compra para adquirir produtos com maior valor acrescentado, continua a ser um desígnio das empresas deste distrito que muito nos orgulha”, diz Fernando Castro.
No período de 2012 a 2015, o peso das exportações no PIB nacional subiu quase 20 pontos para cerca de 44%, o que muito contribuiu para o reequilíbrio da nossa balança comercial e para melhorar a nossa imagem perante os credores internacionais.
A celebração dos 37 anos apresenta uma entidade com a imagem gráfica totalmente renovada, para ir ao encontro dos novos desafios do mercado. Histórica, sólida, próxima, dinâmica e com foco constante na atualidade, particularmente nas áreas de internacionalização, qualificação, inovação, tecnologia e ambiente.
“Trata-se de uma imagem renovada que retrata a forma como nos queremos posicionar no mercado”, diz Elisabete Rita, vice-presidente executiva AIDA CCI. Com foco no processo de internacionalização das empresas, a entidade presta também serviços no âmbito do comércio externo e na promoção das exportações, designadamente emissão de certificados de origem, certificados de venda livre, Carnet ATA e vistos. A estas valências juntam-se ainda formação e qualificação de elevada qualidade, apoios empresarial e jurídico, e ainda possibilidade de efetuar reconhecimentos de assinaturas, nos termos previstos no código do notariado, e de proceder e/ou certificar traduções de documentos.
A mudança da imagem anunciada surge mais de três décadas depois da criação da AIDA, com o objetivo de identificar a vasta oferta de serviços que, desde 2018, altura em que passou a ser reconhecida como Câmara do Comércio e Indústria, passou a deter.
Mais informações em www.aida.pt
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