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Friends of Glass destaca 6 razões pelas quais o vidro é a melhor opção de embalagem para os vinhos

Friends of Glass destaca 6 razões pelas quais o vidro é a melhor opção de embalagem para os vinhos
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Douro: Cidade Europeia do Vinho 2023
"All Around Wine, All Around Douro" é o tema do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023. O Douro Património da Humanidade será, este ano, uma referência europeia no vinho, na vinha, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza. Assim, na altura em que se inaugura este ano tão especial para a região e para todo o país, a Friends of Glass destaca 6 razões que explicam por que motivo a embalagem dos produtos que consumimos é tão importante, não só do ponto de vista da saúde do consumidor como do ambiente, e por que é o vidro é a melhor opção para os vinhos.

Atualmente, 90% dos vinhos são vendidos em garrafas de vidro. E há vários motivos que tornam as embalagens de vidro a melhor opção para engarrafar as diferentes variedades de vinho.
  1. Resistência: A resistência das embalagens de vidro permitiu, no passado, começar a armazenar e transportar o vinho em vidro, em vez de grandes tonéis de madeira, o que abriu novos mercados para produtores e comerciantes de vinho. As garrafas de vidro têm-se tornado mais resistentes ao longo dos anos, apresentando menor risco de se partirem.
  2. Capacidade de Selagem: A combinação do vidro com as rolhas de cortiça permite que o oxigénio não entre na garrafa de vidro, o que protege o vinho de contaminação exterior e da oxidação. Assim que a garrafa estiver selada, o conteúdo pode durar até 100 anos.
  3. Inovação e eco-design: As garrafas de vidro tornaram-se consideravelmente mais leves nos últimos 15 anos. Os desenvolvimentos produtivos em termos de peso, resultaram na produção de garrafas que podem ser até 30% mais leves do que antes. Através deste aligeiramento do peso, é utilizado menos material, e as emissões ao longo da cadeia de abastecimento podem ser reduzidas em 10 a 30%. Com a ajuda de tecnologias inovadoras, os fabricantes são agora capazes de produzir garrafas que são mais finas, mais leves e mais fortes do que nunca.
  4. Sabor e Segurança Alimentar: O vidro é feito apenas de ingredientes encontrados na natureza e é inerte, ou seja, não interage diretamente com o conteúdo, o que permite preservar a qualidade da bebida, sem alterar o seu sabor. Sendo transparente, permite visualizar o seu conteúdo e transmitir assim ainda mais confiança. De acordo com um estudo internacional de 2022 da Critical Reviews in Food Science and Nutrition Journal, o vidro, sendo mono-material (uma só camada de material), é o tipo de embalagem que tem menor número de químicos quando comparado com outros materiais de embalagem.
  5. Imagem Premium: Para além de ser resistente, inerte e não contaminar o vinho, os apreciadores também gostam do design premium das embalagens de vidro. As garrafas de vidro podem vir em diferentes formatos e cores mas todas com a sua elegância e charme. A própria embalagem é em muitos casos um elemento de marca só por si.
  6. Sustentabilidade: Sendo 100% e infinitamente reciclável, o vidro é o material de embalagem com as melhores credenciais ambientais. Atualmente nas matérias primas usadas para a produção de novas embalagens, o vidro reciclado já tem um peso superior a 50%, reduzindo-se assim o consumo de novas matérias primas da natureza (como areia, carbonato de sódio e calcário). Nem o vidro "novo" nem o vidro reciclado afectam a qualidade do vinho, nem as garrafas perdem nenhuma das suas próprias qualidades ao serem reciclados.

De notar que, indústria vidreira europeia lançou recentemente o selo Glass Hallmark, uma marca registada que realça 4 elementos associados às embalagens de vidro e ao compromisso que assumimos ao escolher estas embalagens:
  • Com a utilização dos recursos de forma sensata
  • Com a reciclagem
  • Com a protecção da nossa saúde
  • Com um futuro mais sustentável

A Cidade Europeia do Vinho é um concurso anual lançado pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) cujo objetivo é a promoção turística e a divulgação das regiões europeias produtoras de vinho e as suas cidades.
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