Empresas nacionais dão cartas a nível internacional
APDC aposta no Metaverso para apoiar empresas no próximo estágio da Internet
- A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações acaba de reforçar a sua ação na área do Metaverso, para conseguir dar resposta a todas as novas necessidades que têm surgido;
- Através da sua redenominada Secção Metaverso, a associação juntou-se ao Metaverse Standards Forum, iniciativa que reúne nomes como Meta, Microsoft, Adobe e Nvidia e que pretende definir os padrões para toda esta tecnologia emergente;
O Metaverso, até há pouco tempo, inexistente no nosso vocabulário, chegou e venceu. Apesar de ainda estar em construção, o conceito de Metaverso - um mundo em que avatares 3D interagem num universo digital - teve um forte impacto nas estratégias empresariais em 2022 e deverá assumir um papel ainda mais preponderante em 2023. Para dar resposta às necessidades que surgem com este novo mundo, a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações reformulou a sua secção de AR/VR, que passou a denominar-se Secção Metaverso.
“Muito embora ainda esteja em construção, a visão do Metaverso causou impacto na estratégia empresarial em 2022. Vemos cada vez empresas portuguesas a dar cartas internacionalmente neste espaço e é precisamente no sentido de amplificar esse talento e de dar resposta às necessidades específicas das empresas, que renomeámos a nossa secção. Convidamos todas as organizações de IT, media e telecomunicações a participar efetivamente da construção do próximo estágio da Internet”, explica Luís Bravo Martins, presidente da Secção Metaverso, da APDC.
A aposta neste tema é crescente e a curiosidade também. A este propósito, a APDC juntou-se à Vieira de Almeida (VdA), na Conferência "A Transição Digital e o Metaverso", que decorrerá já no dia 9 de fevereiro. Esta será uma reflexão mais ampla sobre as principais tendências/desafios emergentes e
abre a discussão sobre a definição e construção do Metaverso, numa altura em que o ritmo da transição digital é cada vez mais rápido.
A APDC, através da Secção Metaverso, aderiu ainda ao Metaverse Standards Forum. Junta-se assim junta-se a nomes como a Meta, Microsoft, Adobe e Nvidia para contribuir na definição de standards e de regras para a construção do metaverso.
“Além de promover as oportunidades existentes, é importante criar condições concretas para agirmos com confiança no metaverso. O Metaverse Standards Forum permite-nos acompanhar e contribuir para esse movimento e articula a nossa ação com os principais atores no nosso setor”, acrescenta Luís Bravo Martins.
“A APDC tem como meta promover o desenvolvimento do ecossistema digital. Com a crescente aceleração tecnológica, é imperativo que as empresas e o mercado em geral tenham acesso às novas tecnologias e as dominem. No nosso recente evento dedicado à transformação digital, o EVOLVE, ficou clara a crescente aposta em soluções empresariais baseadas em tecnologias imersivas, mas também constatámos a necessidade de apoiarmos este crescimento. Um objetivo que terá de ser concretizado através do networking, do trabalho em rede e da partilha de boas práticas e de standards que inspirem e que criem confiança e credibilidade neste novo mundo”, refere Sandra Fazenda Almeida, Diretora Executiva da APDC.
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