Dia da Mulher: há cada vez mais mulheres a entrar no mercado tecnológico
- Segundo dados da escola tecnológica Ironhack, desde 2020, mais de 300 alunas já recorreram a bootcamps intensivos em Portugal para mudar de carreira e entrar em tech
No âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra no dia 8 de março, a escola líder em formação tecnológica revela dados sobre a representação feminina nos seus alunos. De 2020 até 2022, a Ironhack registou um aumento de 55% no número de mulheres inscritas em cursos tecnológicos e, desde janeiro de 2023, já contabiliza cerca de 50 alunas nas suas turmas, o mesmo número de mulheres formadas só em 2020.
No final do ano anterior, a Ironhack formou cerca de 190 alunos, dos quais 45% foram do sexo feminino. A maioria das mulheres que recorre à escola tecnológica está entre os 27 e os 35 anos de idade e vem de áreas de formação variadas, sendo as mais comuns Design, Arquitetura, Hotelaria/Turismo, Marketing e Jornalismo, mas têm inclusive ex-chefes de cozinha e advogadas. O seu objetivo principal é fazer uma mudança de carreira e entrar numa área em elevado crescimento, sendo que os bootcamps mais procurados são o de UX/UI Design e há um aumento muito significativo na procura pelo curso de Web Development.
Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse e esforço para que a diversidade e a inclusão no setor de tecnologia aumentem. No entanto, apesar de diversas iniciativas e programas com o propósito de reforçar a representação de mulheres na tecnologia, ainda há uma significativa disparidade de género na indústria. Neste sentido, a escola de tecnologia, Ironhack, disponibilizou alguns dados acerca dos seus alunos.
“Observando o perfil dos alunos que temos vindo a formar, é com bastante satisfação que vemos a disparidade de género a diminuir ao longo dos últimos três anos. Temos conseguido mostrar como a área tecnológica não é exclusiva para homens e promover a diversidade acima de tudo, através de diferentes incentivos. Queremos que todos tenham a oportunidade de aprender competências extremamente valorizadas no mercado de trabalho e de entrar num setor tão competitivo”, explica Catarina Costa, responsável pelo campus da Ironhack de Lisboa.
Em Portugal desde 2019, a Ironhack é uma escola líder em tecnologia focada em preparar a próxima geração de criadores digitais através de cursos intensivos e imersivos em Web Development, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersecurity. Neste momento, está a aceitar candidaturas para os bootcamps em formato remoto, a tempo inteiro ou em pós-laboral.
Os candidatos devem apenas ter mais de 18 anos, possuir conhecimentos intermédios de inglês e realizarem um teste de admissão e uma entrevista pessoal, durante a sua candidatura, para assegurar o match entre aluno e escola. As turmas de pós-laboral irão começar as aulas dia 21 de março e as turmas de full-time a dia 27 do mesmo mês. As candidaturas podem ser feitas até ao dia 13 de março no website.
Candidaturas aqui.
Post A Comment:
0 comments: