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Embalagens mais sustentáveis: Nestlé revela progresso e reforça o seu compromisso em Portugal e na Europa

Embalagens mais sustentáveis: Nestlé revela progresso e reforça o seu compromisso em Portugal e na Europa
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 Embalagens mais sustentáveis: Nestlé revela progresso e reforça o seu compromisso em Portugal e na Europa

  • A líder mundial no mercado da alimentação reforçou o compromisso de utilizar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis e de reduzir a utilização de plásticos virgens em um terço.
  • Atualmente 81,9% dos plásticos utilizados pelo Grupo já são recicláveis. 
  • Em Portugal esta transformação permitiu que cerca de 75% das embalagens de plásticos e cerca de 95% das embalagens do portefólio desenvolvido já sejam prontas a serem recicladas.
  • A multinacional revela progredir nos seus compromissos de circularidade através de inovação na conceção das embalagens e no desenvolvimento de infraestruturas de reciclagem.

A Nestlé, líder do mercado da alimentação e bebidas, revelou que 81,9% das embalagens de plástico do portefólio global são recicláveis. Numa conferência de imprensa acerca do progresso da empresa na área da sustentabilidade, a multinacional reforçou o seu compromisso na redução para metade das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), até 2030, e atingir a neutralidade carbónica até 2050.

A multinacional comprometeu-se a tornar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis e a reduzir a utilização de plásticos virgens em um terço, objetivo, aliás que conta já com uma redução de 10,5% desde 2018, o ano considerado base para redução. Este compromisso significa utilizar mais material reciclado, criar mais embalagens reutilizáveis, ou removê-las totalmente sempre que possível. No início de 2020, a Nestlé anunciou um investimento de até 2 mil milhões de francos suíços para acelerar a utilização de plásticos reciclados de qualidade alimentar e o desenvolvimento de soluções inovadoras de embalagens, bem como criar um fundo de capital de risco para embalagens sustentáveis no valor de 250 milhões de francos suíços.

Com o objetivo de progredir nos seus compromissos de circularidade, tem havido esforços sólidos tanto na conceção das embalagens (D4R: Designed-For-Recycling), como no desenvolvimento de infraestruturas de reciclagem (S4R: Systems-For-Recycling). Independentemente do tipo de material utilizado nas embalagens, qualquer material de embalagem é considerado efetivamente reciclado se existir um sistema de infraestruturas que apoie a sua reciclagem.


Nestlé Portugal:

Em Portugal esta transformação já permitiu que 75% das embalagens de plástico e cerca de 95% das embalagens do portefólio desenvolvido no país sejam já prontas a serem recicladas (D4R), quer as embalagens primárias (que chegam a casa do consumidor), quer as embalagens secundárias (essenciais ao transporte de produtos para o mercado).  

 Em 2022, a unidade da Fábrica do Porto conseguiu transformar em D4R as embalagens de café de 1Kg para o canal fora do lar. Esta mesma transformação está a ser aplicada aos restantes formatos deste canal (monodoses de café e saquetas descafeinado) e também aos formatos de retalho.

Os destaques no trabalho de transformação de embalagens realizado na unidade da Fábrica de Avanca vão para as embalagens de marcas icónicas da Nestlé Portugal, como são os casos de CERELAC, NESTUM, NIDO e MOLICO. Em CERELAC, a inovação permitiu que a embalagem interior se tornasse reciclável para toda a gama da marca incluindo a de CERELAC Seleção da Natureza. Em NESTUM, a fábrica de Avanca tem vindo a trabalhar na redução de plástico presente na saqueta interior que protege o produto e que resultará, quando totalmente implementada, numa poupança de 1,76 toneladas de plástico por ano. Em NIDO e MOLICO, a Nestlé realizou uma alteração nas embalagens ao substituir uma embalagem não reciclável por uma pronta para ser reciclada, eliminando e embalagem exterior em cartão. Com esta inovação, a Nestlé espera evitar o consumo de 32,5 toneladas de cartão por ano.  

E porque acredita que os seus colaboradores podem e devem ser embaixadores da sustentabilidade, desde o início de 2022 que a Nestlé arrancou com um plano de formações em sustentabilidade, incluindo sobre as embalagens dotando-os das competências certas para liderar a transformação.


O apoio da ciência na inovação em materiais de embalagens:

Redução, substituição e inovação no design das embalagens de plástico. 

Estabelecido em Lausanne, Suíça, em 2018, o Instituto de Ciências de Embalagem da Nestlé conduz a investigação e os testes para acelerar os esforços no sentido de trazer ao mercado soluções de embalagem seguras com uma baixa pegada ambiental. Simultaneamente a esta investigação contínua, a Nestlé apoia ativamente os esforços públicos para melhorar os sistemas de recolha e reciclagem de embalagens de garrafas de água, cápsulas de café, e embalagens flexíveis.


Mono material: de multi a mono

Este mesmo instituto está também concentrado na simplificação de materiais de embalagem, uma vez que tudo começa com o design certo. Este trabalho centra-se na inovação dos materiais, transformando embalagens complexas em embalagens simples, idealmente de apenas um material o que facilita o processo de reciclagem. Há alguns bons exemplos, como os cubos de caldo Maggi, as bolsas de alimentos húmidos Purina Gourmet de 50g, a bolsa stand-up Dry One Cat and Dog e PRO PLAN e os sacos secos pré-fabricados que são todos concebidos para ser reciclados.


A utilização do papel: alternativas renováveis

Para cumprir o compromisso da empresa de reduzir 1/3 do plástico virgem a nível mundial e atingir uma redução absoluta da utilização do plástico em 10% na Europa até 2025, a Nestlé procura materiais de embalagem alternativos, tais como papel. Garantindo elevada segurança e qualidade, foram lançadas inovações como as embalagens de papel reciclável de qualidade alimentar (substituindo as embalagens de celofane e alumínio). Smarties foi a primeira marca global de confeitaria a implementar globalmente embalagens à base desta fibra de papel. Maggi e Nesquik também já têm novas embalagens em papel. O papel é uma das soluções inovadoras com que a Nestlé trabalha, devido às suas características renováveis e à sua grande reciclabilidade. 


Material Reciclado: embalagens usadas tornam-se novas embalagens

O material reciclado tem benefícios ambientais significativos em comparação com a utilização de material virgem como o plástico e o alumínio. A Nestlé comprometeu-se a liderar a mudança de plásticos virgens para plásticos reciclados de qualidade alimentar. Além de 100% das garrafas de água da marca Nestlé serem recicláveis, o nosso portefólio de água em toda a Europa utiliza ainda 25% (recycled PET) nas suas garrafas. Também na Europa, as cápsulas Nespresso são feitas de 80% de alumínio reciclado.


Redução, Reutilização e Recarga de Embalagens

Nos esforços para utilizar menos material de embalagem, incluindo menos plástico virgem, a Nestlé tem trabalhado em alterações de embalagens através da redução do peso dos materiais utilizados, da remoção de tampas de plástico, camadas e filmes desnecessários. Na Europa, a Nestlé também continua a explorar a possibilidade de oferta aos consumidores de soluções que eliminem a necessidade de embalagens de utilização única através de sistemas de reutilização ou recarregamento,  em colaboração com empresas parceiras.


Infraestrutura: recolha e reciclagem para salvaguardar recursos

Enquanto a empresa trabalha para inovar e desenvolver embalagens mais fáceis de reciclar e salvaguardar recursos, também investe em infraestruturas que melhorem a recolha, triagem e reciclagem. Isto permite que as embalagens não terminem em aterros, nos oceanos e na natureza e também que exista cada vez mais disponibilidade de material reciclado para novas embalagens. A este nível, em Portugal, a Nestlé é membro fundador do grupo de trabalho que desenvolveu um novo sistema dedicado à recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas, independentemente das marcas e dos materiais em que são fabricadas. Um projeto desenvolvido no âmbito da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e que envolveu seis empresas representantes de 12 marcas de café, entre estas as marcas que a Nestlé desenvolve e comercializa em Portugal: Nespresso®, NESCAFÉ® Dolce Gusto®, BUONDI®, SICAL® e Starbucks®. 

A fase piloto deste projeto teve início no final de 2022, a partir de uma parceria com a Câmara Municipal de Cascais e através da disponibilização de mais um fluxo na rede de Ecocentros deste Município, que passam agora a recolher para reciclar e valorizar as cápsulas de café usadas. Os consumidores podem assim depositar as suas cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio) para que sejam totalmente recicladas.

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