Ironhack abre candidaturas para a profissão que a IA nunca substituirá segundo o ChatGPT
- A profissão de UX/UI Designer pode melhorar com IA, mas necessitará sempre de um humano que pense no usuário
- Ironhack tem candidaturas abertas para o bootcamp de UX/UI destinado a qualquer pessoa interessada em especializar-se no trabalho do futuro.
A experiência do utilizador é um dos campos em que a IA pode aportar, sem retirar. O cargo de um UX/UI designer tem uma competência que o diferencia radicalmente destes sistemas inteligentes: empatia com o utilizador, o que faz com que esta possa ser uma das profissões do futuro. A escola tecnológica Ironhack, que já formou mais de 200 profissionais nesta área, procura assim preparar futuros peritos com inscrições para um novo bootcamp de UX/UI Design em formato presencial, no campus de Lisboa, com início a 10 de Abril, e, em formato remoto com início a 21 de Abril, em part-time, e 27 de Abril, em full time.
A função de um designer UX/UI é criar interfaces user-friendly que permitam aos utilizadores compreender como utilizar produtos técnicos complexos. Embora uma IA possa melhorar designs e detectar padrões e contribuir muito em termos de recolha de dados, este trabalho necessita sempre da capacidade de um humano para garantir que a experiência do utilizador seja fácil e satisfatória. Os desenhadores compreendem as necessidades e detectam falhas para além das técnicas, mecânicas e visuais, o que faz com que esta já seja a segunda profissão mais procurada no mundo virtual, segundo um estudo da empresa de consultoria Baufest.
Inclusive, perguntando ao ChatGPT porque é que não pode substituir esta profissão, a sua resposta é clara: "Como modelo de linguagem, a minha programação permite-me processar grandes quantidades de informação e gerar respostas a perguntas complexas, mas não posso substituir um designer UX/UI. Os designers UX/UI são especialistas em criar soluções que se adaptam às necessidades e desejos dos utilizadores, o que torna as suas competências inestimáveis no campo do design digital. Embora a IA possa ser uma ferramenta valiosa para os designers UX/UI, não pode substituir a criatividade, a empatia e a comunicação humana que são necessárias na conceção de experiências de utilizador eficazes. Em vez de substituir os designers, a IA pode ajudar a aumentar a eficiência do seu trabalho e melhorar a qualidade dos seus designs.”
Neste sentido, durante nove semanas, os alunos que entrarem no curso de UX/UI Design da Ironhack aprenderão os aspetos essenciais do design centrado no utilizador, validando ideias através do processo de design thinking, elaborando protótipos, com introdução a HTML e CSS, e, por último, testando os seus projetos. O bootcamp termina com um projeto final no qual cada aluno é desafiado por empresas parceiras para criar um novo produto ou melhorar produtos/serviços já existentes, demonstrando os conhecimentos adquiridos e solucionando um problema real.
Este curso intensivo é dirigido a qualquer pessoa, com ou sem experiência técnica, que queira mudar de carreira e que procure aprender novas competências numa das áreas mais promissoras da indústria tecnológica, com opção de escolha entre formato presencial ou remoto, em full-time ou pós-laboral. Os candidatos só precisam de ter mais de 18 anos e ter um nível intermédio de inglês. As candidaturas podem ser submetidas online.
Candidaturas aqui.
Post A Comment:
0 comments: