O `Visa Innovation Program Europe´ chega a Portugal, pronto para acelerar o ecossistema das Fintech
- A Visa junta-se à Hackquarters e à Fintech Solutions para trazer para Portugal a plataforma colaborativa ‘Visa Innovation Program Europe’. As fintech interessadas poderão candidatar-se até 14 de abril.
- Durante os seis meses do Programa as startups selecionadas terão a oportunidade de aceder à rede de parceiros e clientes Visa (presente em mais de 200 países), de receber formação de peritos e de acelerar os seus projetos.
A Visa, empresa tecnológica de pagamentos, anuncia o lançamento da primeira edição do ‘Visa Innovation Program Europe’ em Portugal, num formato conjunto com Espanha. O programa é desenhado para acelerar o desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras de pagamentos e serviços, ao mesmo tempo que ajuda as fintechs a fazerem crescer os seus negócios. As fintechs que se identifiquem com os desafios do ‘Visa Innovation Program Europe’: Construção de um futuro sustentável e inteligente; Empoderamento das PME; Experiências de pagamentos de última geração e Criação de novos fluxos de pagamento, estarão prontas para se candidatar ao programa.
Em 2023, Portugal junta-se à forte comunidade do ‘Visa Innovation Program Europe’ (VIP - Europe), que congrega 72 empresas de sucesso do mundo das fintechs, em oito países, selecionadas entre mais de 900 candidaturas. O ‘Visa Innovation Program Europe‘– edição portuguesa, é desenhado para acelerar o setor português das fintechs, facilitando a colaboração entre estas startups e o ecossistema global da Visa, ao mesmo tempo que acelera a entrada de soluções inovadoras no mercado.
O VIPE estará aberto a startups fintech, portuguesas e espanholas, comercialmente ativas e tecnicamente preparadas. As candidaturas serão aceites até ao dia 14 de abril através do link do Visa Innovation Program. As startups selecionadas serão anunciadas em maio.
Entre as candidaturas de Portugal e Espanha, serão selecionadas oito fintechs que desenvolvam o seu trabalho em torno da criação de soluções focadas nas experiências de pagamento de última geração (sendo exemplo disso, as cripto moedas, as redes de blockchain ou o setor da banca), e cujas iniciativas sejam capazes de apoiar as PME nos seus processos de digitalização. O objetivo é gerar um ecossistema de pagamentos sustentáveis, mais inteligente e eficiente. Projetos em áreas como a mobilidade urbana ou pagamentos entre cidadãos e instituições governamentais são apenas alguns exemplos de iniciativas que o programa considera. O VIPE foca-se, também, num dos pilares mais sólidos da economia atual, o empoderamento das PME e dos comerciantes, ao facilitar-lhes um contacto mais rápido e eficiente com inúmeras soluções financeiras.
As fintechs selecionadas vão ter acesso, durante um período de seis meses, a conteúdos de formação, sessões de mentoria, contactos privilegiados com investidores, e encontros com diversas instituições financeiras e empresas de outros setores, com diversas possibilidades de colaboração e trabalho conjunto.
Gonçalo Santos, Country Manager da Visa em Portugal refere: “Estamos encantados por, em conjunto com a Fintech Solutions e a Hackquarters, trazer para Portugal este programa – que conta com inúmeras edições de sucesso em outros países europeus. A Visa é das redes que mais facilita e promove a inovação e a colaboração com instituições financeiras e fintechs, e através do ‘Visa Innovation Program Europe’, queremos incentivar e originar ideias disruptivas nesta área, com o objetivo de desbloquear novos fluxos de pagamentos. A Visa, através do VIPE, pretende apoiar estes candidatos com formação, visibilidade e acesso ao ecossistema.”
António Ferrão, Diretor Executivo da Fintech Solutions afirma que: "Inovar no setor dos pagamentos é um dos maiores desafios das startups fintech em Portugal. ‘O Visa Innovation Program Europe’ vem proporcionar uma grande oportunidade e uma via rápida para que as novas fintechs possam tirar partido da tecnologia e do ecossistema da Visa.”
Para Kaan Akın, CEO e Fundador da Hackquarters: "O lançamento do ‘Visa Innovation Program’ Europe – edição portuguesa, acontece numa altura em que o país está a experienciar um crescimento significativo na sua indústria fintech, com inúmeras startups prósperas e um número crescente de soluções inovadoras a serem desenvolvidas. Estamos muito entusiasmados por ver a expansão do ‘Visa Innovation Program’ a Portugal, pois permite o surgimento de uma rede vibrante de fintechs no país, algo que terá um impacto positivo na economia local e no ecossistema de inovação".
Post A Comment:
0 comments: