A Google lançou o Android TV em 2014, e este sistema operativo vocacionado para Boxs TV e Televisões não teve logo sucesso e demorou a ter popularidade.
Agora, a estratégia da Google é "reformar" o Android TV para dar lugar ao Google TV que diga-se está mais adaptado à era do Streaming.
Ao longo de quase uma década, o Android TV apareceu em TVs e streamers de marcas como Xiaomi, TCL, Hisense, Nvidia, Mecool e muitas outras. Em 2020, a Android TV estava em sete das 10 principais marcas de TV globais, e as coisas só aumentaram a partir daí.
Mas a Google, ainda em 2020, lançou o Google TV juntamente com o Chromecast com Google TV. O Google TV é baseado nem Android TV só que mais preparado para a era do Streaming.
A experiência do consumidor com base em recomendações avançadas foi o grande mote da aceitação do Google TV.
O Google TV permite que os utilizadores acedam aos seus conteúdos favoritos, incluindo Netflix, Disney +, Amazon Prime Video, YouTube, HBO e muito mais.
Embora isso possa soar bastante semelhante a outras plataformas inteligentes no mercado, o Google TV quer que os utilizadores tenham acesso mais fácil e rápido ao seu conteúdo mais visto e recomendado.
Ele faz isso misturando todo o conteúdo de cada serviço de streaming e colocando-o numa interface para que possas pesquisar em todos os serviços de streaming através de um simples clique.
E por isso o Google TV começa a expandir-se de forma séria nos fabricantes de TV onde está a haver uma clara adopção do Google TV por parte dos fabricantes.
Quase todos os principais parceiros de smart TV da Google mudaram para o Google TV. A Sony foi a primeira, com a entrada da TCL no final de 2021 e da Hisense em 2022.
No mercado das Boxs TV também já se começa a ver a mudança. Marcas como a Realme, Mecool ou a própria Google já começaram a lançar modelos de Boxs com Google TV.
Projetores baseados em Android TV tornaram-se relativamente comuns nos últimos anos e, na CES 2023, a Leica estreou o primeiro projetor a ser lançado com o Google TV, o que começa aqui tamb´´em a mudança de paradigma.
Desde o início de 2023, houve vários lançamentos de Android TV em África, China e Taiwan . O que essas três regiões têm em comum? O Google TV ainda não está formalmente disponível em nenhum deles.
Mas no resto do mundo, a mudança começa a ser óbvia. O Android TV está a ser substituído pela interface Google TV que é baseada em Android TV. Por isso podemos dizer que o fim da interface Android TV está a chegar...
Vê aqui as principais diferenças:
Post A Comment:
0 comments: