Xerox Portugal celebra Dia da Mulher com maior aposta na diversidade de género
Cristina Pais é a nova contratação, tornando-se na primeira mulher a atuar como Técnica de Campo
A aposta na diversidade e na inclusão faz parte da história da Xerox, que desde a sua fundação se preocupa em promover estratégias de equidade. Neste sentido, e no âmbito do Dia da Mulher celebrado a 8 de março, a empresa anuncia a contratação da primeira mulher para atuação como Técnica de Campo em Portugal.
Tudo começou há mais de meio século, sob a liderança de Joseph C. Wilson, o primeiro diretor-executivo da Xerox. Foi graças à sua visão que a diversidade passou a integrar os valores da empresa. Em 2001, Anne Mulcahy foi nomeada CEO da Xerox, tornando-se na primeira mulher a ocupar este cargo na empresa. Seguiu-se Ursula Burns oito anos mais tarde, como a primeira mulher negra enquanto CEO de uma empresa da lista da Fortune 500.
Galardoada com vários prémios, a Xerox entrou em 2003 para a lista das ”50 melhores empresas para as minorias” da revista Fortune e, em 2010, foi considerada uma das empresas mais éticas do mundo pelo Instituto Ethisphere.
Com vista a fomentar as estratégias em matéria de diversidade, a Xerox Portugal investe em iniciativas para estimular a entrada das mulheres na empresa, mas, segundo Maria Alexandra Pires, HR Business Partner, “para áreas mais técnicas, o que se verifica é que não existem praticamente candidaturas”.
No entanto, foi com enorme satisfação que a Xerox Portugal identificou um perfil, que já colaborava com a empresa em funções de Técnica de Suporte remoto, e que tendo-se candidatado à função de Técnica de Campo, foi integrada na equipa, criando assim um novo marco na história da empresa.
Cristina Pais não esconde o “enorme entusiasmo” que tem pelo mundo da impressão, pelo que ser a primeira mulher a desempenhar esta função na Xerox Portugal é uma nova responsabilidade que diz assumir “com honra e compromisso”.
“Espero encorajar outras mulheres a seguirem esta área de grande dinamismo e de aprendizagem contínua”, sublinha.
A Xerox tem investido em iniciativas para estimular a entrada das mulheres na empresa e segundo os dados da “Corporate Social Responsibility (CSR) Goals and Progress Summary” de 2021, as mulheres lideram na empresa nos trabalhos em part-time (61,8% contra 38,2% de homens, liderando nos quadros da direção (60%) e do management (71,6%)).
A Xerox é uma entidade empregadora que garante a igualdade de oportunidades no emprego e, por isso, foi premiada e considerada uma das melhores empresas de 2022 na busca de autêntica diversidade pelo Black EOE Journal, pela HISPANIC Network Magazine, pela Professional WOMAN´s Magazine e pela U.S. Veterans Magazine.
Em Portugal, recebeu o 1º Prémio do Índice de Excelência organizacional em 2021 e, em 2022, foi distinguida com o Wellbeing Awards, que premeia as boas práticas de bem-estar dos colaboradores.
Post A Comment:
0 comments: