“MERGULHO” EM TECNOLÓGICAS PORTUGUESAS: PROGRAMA DESAFIA STARTUPS A ACOLHER ESTUDANTES PARA PROMOVER EMPREENDEDORISMO
A atividade de Imersão em Ambiente Empresarial vai permitir um contacto direto de jovens do 3º Ciclo e do Ensino Secundário com empresas do ecossistema tecnológico nacional. As startups podem inscrever-se até 30 de junho para receberem os estudantes.
As tecnológicas portuguesas que queiram contribuir para dar a conhecer o ecossistema empreendedor nacional a jovens estudantes já podem fazê-lo através da atividade de “Imersão em Ambiente Empresarial”. Dinamizada no âmbito do projeto Portugal Empreende 4.0, que visa apoiar o empreendedorismo jovem no país, esta iniciativa vai permitir aos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário um contacto direto com a realidade diária naquelas empresas.
O foco da atividade está na capacitação dos jovens para valorizarem a tecnologia, a criatividade e o empreendedorismo em indústrias emergentes, como a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, Big Data, Data Analytics ou a Automação e Robótica. Além desta sensibilização, o objetivo passa por incentivar os estudantes à criação do próprio negócio e de novas empresas.
Com a implementação deste programa, quer-se alcançar, pelo menos, 50 jovens com o apoio de startups das regiões Norte, Centro e Alentejo. Os estudantes terão, depois, a possibilidade de “mergulhar” nas empresas que se inscreverem para acolher os alunos. Estas atividades de imersão envolvem visitas, durante um dia, às instalações físicas das startups e o contacto com empreendedores e com processos produtivos inovadores.
“Esta atividade vai promover junto dos alunos uma sensibilização intensiva para os domínios da tecnologia, inovação e empreendedorismo. Queremos que os jovens sejam incentivados a enveredar por uma carreira na área tecnológica”, adianta Ricardo Rato, Diretor de Investigação e Desenvolvimento do ISQ - Instituto da Soldadura e Qualidade, uma das entidades promotoras do Portugal Empreende 4.0.
Para Ricardo Rato, “estamos perante uma grande oportunidade para as nossas startups serem uma parte ativa na promoção do empreendedorismo nacional. Ao participarem na iniciativa, as tecnológicas estão a contribuir para, a médio e longo prazo, aumentar o número de jovens em idade ativa envolvidos no crescimento de um ecossistema tecnológico mais robusto e gerador de mais rendimento. Em última análise, estamos a criar jovens que atraiam mais investimento e mais riqueza para o país”.
As inscrições para a atividade de Imersão Empresarial estão abertas até 30 de junho. As startups interessadas podem candidatar-se através do site https://www.ptempreende40.pt/.
Post A Comment:
0 comments: