Dia Mundial da Internet, 17 de maio
Acesso de idosos portugueses à Internet duplicou nos últimos cinco anos
Número de ‘baby boomers’ que acede regularmente à Internet atingiu os 41% em 2022. Gerações Y e X apresentam indicadores próximos dos 100% de acesso, quase todos usam o telemóvel para estar online e mais de 90% já compram em sites de e-commerce
O número de portugueses com mais de 65 anos que acede regularmente à Internet praticamente duplicou nos últimos cinco anos. De acordo com os dados do Bareme Internet, da Marktest, entre 2018 e 2022 a geração de ‘baby boomers’ com hábitos de navegação online cresceu 20 pontos percentuais, atingindo os 41% do total de portugueses com mais de 65 anos residentes em Portugal continental.
A propósito da comemoração do Dia Mundial da Internet, que se assinala esta quarta-feira, 17 de maio, a Marktest revisitou alguns dos indicadores mais recentes do estudo Bareme Internet, segundo o qual 81% dos portugueses já acedia regulamente à Internet em 2022. Neste universo estão praticamente 100% dos portugueses da geração Z (com idades compreendidas entre os 15-24) e da geração Y (25-44 anos). Nas idades seguintes, os valores de acesso online recuam para uma média de 84% na geração X, com idades compreendidas entre os 45 e os 64 anos.
Na análise aos hábitos de navegação online por estratos sociais, o Bareme também revela que a classe D foi aquela que apresentou o maior volume de crescimento no acesso à Internet nos últimos cinco anos, crescendo dos 28% em 2018 para os 49% em 2022. Nas restantes classes sociais, os indicadores médios de acesso mantêm-se elevados, oscilando entre os 99% na classe A-B, os 96% na classe C1 e 88% na classe C2.
Olhando para a forma como os portugueses acedem à Internet, é sem surpresa que se conclui que 100% da geração Z que acede regularmente à Internet usa o telemóvel para estar online. O valor recua ligeiramente para os 98% na geração Y e cai para os 81% na geração X. Entre os portugueses com mais de 65 anos, ou seja, os ‘baby boomers’, apenas 35% dos que acedem à Internet dizem fazê-lo através de smartphones.
Cruzando estes dados do Bareme Internet com os dados do Barómetro E-Commerce, também produzido pela Marktest, verificamos que é também entre as classes mais jovens que se situam os portugueses que mais compram online.
De facto, se no último ano 61% dos portugueses já assumiam fazer compras através de plataformas digitais, quando segmentamos os universos de compradores percebemos que 92% da geração Z e 90% da geração Y assumem esse hábito. Na geração X e nos ‘baby boomers’, os hábitos de compra online recuam para os 52% e os 35%, respetivamente, dos portugueses dessas idades que utilizam a Internet.
Para esta análise, as gerações foram definidas pelos escalões etários reportados pelo estudo: geração Z = 15/24; geração Y=25/44; geração X=45/64; geração Baby Boom=65+.
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