Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Comunidade de Energia Renovável de Febres junta empresa e vai apoiar quase 1500 famílias da região

Comunidade de Energia Renovável de Febres junta empresa e vai apoiar quase 1500 famílias da região
Share it:

 Comunidade de Energia Renovável de Febres junta empresa e vai apoiar quase 1500 famílias da região

Central fotovoltaica conta com 1626 painéis e permite que a região reduza a fatura de energia em 58%


A Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER), em Portugal, foi o parceiro escolhido pela comunidade de Febres, em Cantanhede, para o desenvolvimento de uma Comunidade de Energia, que tem como objetivo a “sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia em Febres”.

No total, serão apoiadas 1375 famílias carenciadas. Esta Comunidade de 886kW - que tem a sua central fotovoltaica, com um total de 1.626 painéis, instalada na sede da empresa Santos e Santos - vem no seguimento de vários projetos que a empresa tem em desenvolvimento, nacional e internacionalmente, com CER industriais. O lançamento público do projeto contou com a presença de toda a comunidade.

Através da CER de Febres, a região vai reduzir a fatura de energia em 58% (desconto médio face à tarifa estimada para a energia da rede) e dar um passo significativo no sentido da sua independência energética: cerca de 52% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Com esta Comunidade de Energia, Febres vai tornar-se climate-positive, gerando mais 583% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e vai, ainda, evitar a emissão para a atmosfera de 388 toneladas equivalentes de CO2 por ano e atingir a neutralidade carbónica em 683%.

“Esta Comunidade de Energia, que está instalada na sede da empresa Santos e Santos mas servirá toda a comunidade de Febres, e está já em pleno funcionamento e pronta para receber novos membros, para além de permitir à Santos e Santos apoiar as famílias carenciadas e em situação de pobreza energética da comunidade, terá ainda um forte impacto ambiental, aumentará a neutralidade carbónica da empresa e contribuirá para a sua independência energética”, explica José Basílio Simões, cofundador e administrador da Cleanwatts, frisando que “a energia é um dos grandes desafios das empresas e da indústria, não só pelos custos que acarreta, como também pelo impacto que tem na pegada ecológica. A sustentabilidade energética e ambiental são uma preocupação de todos e a Cleanwatts está empenhada em ajudar o tecido empresarial e industrial a ser mais sustentável e ecológico. Para além disso, as empresas têm hoje um forte papel social que não pode, nem deve, ser descurado. E no caso de uma empresa como a Santos e Santos, tão enraizada na sua comunidade local, esta realidade é ainda mais evidente”.

“A Santos & Santos tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades sustentáveis na fileira Florestal, com vista à redução da pegada de carbono no processo produtivo e à compensação da pegada através da florestação. A invasão da Ucrânia pela Rússia, a crise energética daí decorrente e o aumento de preços da Energia aceleraram a vontade pré-existente de criar uma Comunidade de Energia Renovável”, explicou Jorge Catarino, Administrador da empresa Santos e Santos, acrescentando que “o interesse da Santos & Santos em integrar uma CER casou na perfeição com a disponibilidade e o profissionalismo da Cleanwatts. Daí à fase de implantação foram poucos meses”. “As nossas expectativas para este projeto é que ele se afirme na sua área de abrangência com a expansão da sua rede de membros, por forma a bem desempenhar o seu papel de produtor de energia limpa, barata e com muito boa acessibilidade, permitindo também a redução da pegada carbónica no país e da região e a redução do custo da Energia para a empresa e para a comunidade”, frisou.

“É com grande satisfação que a Junta de Freguesia de Febres vê ser lançada a sua Comunidade de Energia Renovável para produção de energia verde aqui, em Febres, na nossa comunidade e para a nossa comunidade”, afirmou Raquel Grilo, Presidente da Junta de Freguesia de Febres, acrescentando: “estamos muito otimistas em relação a este projeto e esperamos que venha a crescer para incluir ainda mais entidades locais, empresas, outras juntas de freguesia, IPSS, municípios, coletividades e cidadãos. Apelamos, assim, a todos os elementos da nossa comunidade que se envolvam e participem, pois todos temos um papel na transição energética que não devemos negligenciar, para além da possibilidade de contribuirmos para a melhoria de vida das pessoas da nossa região e para o combate à pobreza energética”. A autarca sublinhou que “é uma satisfação para a Junta de Febres fazer parte deste projeto, em parceira com a Cleanwatts, uma empresa com provas dadas no desenvolvimento destas soluções, e ser uma das pioneiras da nova fase do projeto 100 Aldeias, o 100 aldeias A++. Hoje é um dia muito importante para Febres, que ainda virá a colher muitos frutos do que estamos hoje, aqui, a semear”.

Está previsto que a Comunidade de Energia de Febres possa crescer até uma potência instalada de 1536.1 kWp (perfazendo um total de 3135 painéis solares), permitindo a adesão de novos membros. Quem estiver interessado em fazer parte desta comunidade pode pedir informações através do email csm@cleanwatts.energy.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: