Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Maioria dos portugueses usaria o ChatGPT em aplicações de encontros

Maioria dos portugueses usaria o ChatGPT em aplicações de encontros
Share it:

 Maioria dos portugueses usaria o ChatGPT em aplicações de encontros 

O ChatGPT é o exemplo mais recente do poder da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA). Este assistente virtual inteligente, no formato de chatbot online, é capaz de manter uma conversa, escrever textos ou criar itinerários, entre outras funcionalidades. Basta indicar um tema e pedir ao ChatGPT que ‘fale’ sobre o mesmo. Mas qual é o impacto deste tipo de tecnologia no mundo dos encontros online? Um inquérito da Kaspersky indica que 68% dos portugueses não consideram desonesto o uso desta plataforma em aplicações de encontros. 

Os dados fazem parte de um novo estudo desenvolvido pela Kaspersky, intitulado ‘Date ou DALte’, que teve como objetivo compreender como é que a IA,  especificamente o ChatGPT, está a ter impacto no mundo dos encontros. Entre os 600 portugueses inquiridos, 73% afirmaram que utilizariam esta plataforma  para melhorar a comunicação com potenciais novos relacionamentos online, e 66% para conseguirem falar com mais do que uma pessoa ao mesmo tempo online.

A faixa etária entre os 45 e os 54 anos posicionou-se como a que mais usaria o ChatGPT para comunicar numa aplicação de encontros online (29%), seguida dos grupos de idades 35-44 anos (26%) e 25-34 anos (24%). Entre os inquiridos que utilizariam a plataforma para conseguir manter múltiplas conversas em paralelo, 51% das respostas foram registadas entre o género feminino e 49% entre o masculino.

Quase 1/3 dos portugueses inquiridos (31%) usaria o ChatGPT para demonstrar uma personalidade diferente da real, como ser mais inteligente, engraçado ou sensível, e 37% tentariam melhorar o seu perfil, nomeadamente a sua biografia, através do recurso a esta plataforma.

Apesar das aparentes vantagens que o ChatGPT pode oferecer no mundo dos encontros online, já são algumas as preocupações, nomeadamente a possibilidade de uma nova era de catfishing com base em IA, uma forma de fraude ou abuso em que alguém cria uma falsa identidade na Internet para atingir uma determinada vítima. 

David Emm, analista sénior de segurança do GReAT da Kaspersky, afirmou: "Utilizar o ChatGPT para criar frases engraçadas pode parecer inofensivo e uma forma divertida de iniciar uma nova conversa com um potencial parceiro, mas os utilizadores de aplicações de encontros devem estar cientes de que nem todos as utilizam de boa-fé. Alguns podem usar este tipo de aplicações para enganar as pessoas com quem interagem, nomeadamente através da manipulação de fotos, conseguindo muito facilmente fingir ser o que não são, o que pode conduzir a situações desagradáveis. Além disso, este uso de IA pode facilitar ainda mais o catfishing, pelo que é importante que os utilizadores permaneçam vigilantes quando comunicam com outros online."

Para evitar os perigos dos encontros online, a Kaspersky recomenda:

  • Nas redes sociais, não aceite pedidos de amizade de pessoas que não conhece.
  • Não divulgue demasiada informação pessoal no seu perfil em aplicações de encontros, nem a alguém com quem apenas tenha falado online. Os vigaristas usarão informações como o seu apelido ou local de trabalho para o manipular ou roubar a sua identidade.
  • Aceda a websites de encontros de confiança e tenha conversas através do respetivo serviço de mensagens. Os vigaristas vão querer mudar rapidamente para meios de comunicação diferentes, como redes sociais, mensagens ou telefone. Desta forma, não haverá registo de que lhe tenha sido pedido dinheiro no website de encontros.
  • Tenha calma. Faça perguntas sobre o seu alegado encontro e procure contradições que o façam pensar que ele ou ela possa ser um vigarista.
  • Desconfie de elogios excessivos. Cole o texto num motor de busca e verifique se há palavras que coincidam com as dos websites que relatam esquemas românticos.
  • Não tenha uma falsa sensação de segurança porque foi você quem iniciou o contacto. Os vigaristas invadem sites de encontros e aplicações com perfis falsos e esperam que as vítimas os contactem.
  • Não envie fotografias comprometedoras a estranhos que possam ser usadas para o chantagear no futuro.
  • Interrompa imediatamente o contacto se começar a suspeitar que o indivíduo é um vigarista. Informe o website ou a aplicação de encontros.
  • Não clique em ligações ou downloads na biografia dos utilizadores e não clique em mensagens que considere não serem relevantes para a conversa que está a ter.
  • Se decidir encontrar-se pessoalmente, diga à sua família e amigos onde vai e escolha um local público. Não é aconselhável viajar para o estrangeiro para se encontrar com alguém que nunca viu antes.
  • Não envie dinheiro ou cartões de oferta nem revele os seus dados bancários a alguém que tenha conhecido online.

Para mais informações sobre esquemas de encontros online, visite o blog Kaspersky Daily.

As conclusões apresentadas tiveram por base os resultados de um inquérito realizado através da plataforma Pollfish, junto de um universo de 600 utilizadores, a partir dos 18 anos, oriundos de todas as regiões de Portugal.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: