Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Cinco dicas de como utilizar a tecnologia para ser mais produtivo no trabalho

Cinco dicas de como utilizar a tecnologia para ser mais produtivo no trabalho
Share it:
Cinco dicas de como utilizar a tecnologia para ser mais produtivo no trabalho
Com a constante evolução tecnológica, é essencial aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis que ajudem a aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. A tecnologia pode ser uma grande aliada neste sentido, permitindo otimizar tarefas, colaborar de forma mais eficaz e proporcionando uma maior eficiência e agilidade no fluxo de trabalho. Segundo um relatório da McKinsey, empresas que utilizam softwares de colaboração têm um aumento médio de 20 a 30% na produtividade dos seus trabalhadores.

Para ajudar nesta procura por uma rotina mais produtiva, a escola tecnológica Ironhack reúne cinco dicas de como utilizar a tecnologia para fazer mais em menos tempo:

1. Utilizar aplicações de gestão de tarefas: A quantidade de tarefas e responsabilidades pode ser avassaladora, mas a tecnologia pode ajudar através da utilização de aplicações de gestão de tarefas, como o Trello e o Notion, que permitem criar listas, definir prazos, delegar atividades e acompanhar o progresso de todo o fluxo de trabalho. Estas ferramentas possibilitam uma visão mais clara da to do list, evitando a sobrecarga e garantindo que nada é esquecido.

2. Automatizar tarefas repetitivas: As tarefas repetitivas consomem um tempo valioso que poderia ser investido em atividades mais relevantes e que exigem uma maior concentração. Desta forma, utilizar ferramentas como o IFTTT ou o Zapier permitem a integração entre diferentes aplicações e a criação de fluxos de trabalhos mais automatizados. Por exemplo, através das várias vertentes das linguagens de programação como Python é possível ajudar na automatização de tarefas.

3. Usar softwares de colaboração em tempo real: Trabalhar em equipa requer uma comunicação e colaboração eficazes. Ferramentas como o Google Docs, o Microsoft Office 365 e o Notion permitem a edição simultânea de documentos. Desta forma, é possível trabalhar em conjunto em tempo real o que facilita a troca de ideias e garante uma maior produtividade entre equipas.

4. Utilizar aplicações de comunicação eficientes: A comunicação eficiente é também essencial para garantir um bom trabalho de equipa. De forma a facilitar a troca de informações, partilhar arquivos e realizar reuniões virtuais existem aplicações úteis como o Slack, o Microsoft Teams ou o Zoom que proporcionam agilidade na comunicação, ao economizarem tempo e permitirem uma resposta mais rápida aos pedidos no trabalho.

5. Aproveitar aplicações de gestão de tempo: É fundamental para a produtividade gerir o tempo de forma eficiente. Assim, utilizar aplicações como o RescueTime, o Focus@Will ou o Pomodoro Timer para ajudar a controlar o tempo gasto em diferentes tarefas pode ajudar a identificar hábitos improdutivos, definir períodos de concentração e intervalos de descanso.

A tecnologia é uma ferramenta poderosa que pode ser usada de forma a simplificar a nossa vida, mas é necessário utilizá-la de forma consciente e equilibrada, adaptando-a às necessidades específicas de cada um. A escola tecnológica, Ironhack, desde a sua chegada a Portugal em 2019, tem-se dedicado a preparar a próxima geração de criadores digitais, não só formando alunos em áreas técnicas, como também ajudando-os a usar a tecnologia para o seu benefício. Neste momento tem candidaturas abertas para os cursos de Web Development, UX/UI Design e Data Analytics com 15% de desconto.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: