IBM apresenta novas funcionalidades de IA para melhorar a experiência digital dos aficionados de Wimbledon
A solução IBM AI Draw Analysis cria uma nova estatística para o ténis, oferecendo uma visão mais detalhada da possível trajetória de um jogador até à final
A incorporação de IBM AI Commentary permite aos fãs ver vídeos dos momentos em destaque de cada partida com comentários de áudio e legendas geradas por IA
LONDRES, Reino Unido e ARMONK, Nova Iorque
A IBM (NYSE: IBM) e o All England Lawn Tennis Club anunciaram hoje novas funcionalidades para melhorar a experiência digital dos aficionados de Wimbledon que serão lançadas na edição deste ano do torneio:Uma nova funcionalidade de Inteligência Artificial (IA) que, utilizando a tecnologia de IA generativa do IBM watsonx, criará comentários de áudio nos vídeos em destaque durante o torneio de Wimbledon.
Pela primeira vez na história do ténis, a funcionalidade AI Draw Analysis da IBM também proporcionará uma nova estatística para definir quão favorável poderá ser o percurso até à final de cada jogador do quadro de singulares.
As novas funcionalidades expandem as ferramentas digitais existentes para os adeptos na app de Wimbledon e em wimbledon.com. Estas novidades são os exemplos mais recentes de como a IBM e Wimbledon estão a utilizar a tecnologia para ajudar os fãs a interagirem com o torneio a um nível mais profundo.
IBM AI Commentary
A nova funcionalidade AI Commentary proporcionará aos aficionados a possibilidade de ver os vídeos dos principais momentos dos jogos com comentários de áudio, juntamente com legendas, que podem ser ativadas ou desativadas. A ferramenta foi concebida para proporcionar aos fãs uma experiência mais detalhada quando quiserem ficar a par do que se está a passar com os vídeos dos momentos em destaque dos jogos na aplicação do Wimbledon e em wimbledon.com. A introdução desta funcionalidade este ano é um passo em frente para que os comentários das partidas estejam disponíveis de uma forma emocionante fora dos courts de Wimbledon, que já contam com comentários em direto.
Para desenvolver a nova funcionalidade, os especialistas de IBM iX, a área de desenho de experiências de IBM Consulting, trabalharam com o All England Club para tirar partido dos modelos fundacionais do watsonx, a plataforma de dados e IA empresarial da IBM, para treinar a IA na linguagem única do ténis. A IA generativa baseada nestes modelos fundacionais foi aplicada para desenvolver uma narração com uma estrutura de frases e um vocabulário variados para tornar os vídeos informativos e cativantes.
IBM AI Draw Analysis
Outra novidade que a IBM introduzirá este ano é a IBM AI Draw Analysis, a primeira estatística deste tipo no ténis, que utiliza a IA para definir as probabilidades que cada jogador pode ter no quadro de singulares para chegar à final. A favorabilidade do sorteio de um jogador será indicada com uma classificação ao longo de uma escala e estará baseada em fatores que incluem os confrontos do jogador face a potenciais adversários futuros e a forma como a posição do jogador no sorteio se compara à dos seus concorrentes. Esta nova perspetiva ajudará os fãs de ténis a descobrir anomalias e potenciais surpresas no quadro de singulares, que não seriam evidentes se se olhasse apenas para a classificação dos jogadores, o que fomentará mais debate e participação na comunidade de fãs.
Usama Al-Qassab, Diretor de Marketing e Comercial do All England Club, afirmou: "Estamos constantemente a inovar com os nossos parceiros da IBM para proporcionar aos fãs de Wimbledon, onde quer que estes estejam no mundo, uma experiência digital interessante e atrativa do torneio. Este ano, estamos a introduzir novas funcionalidades nas nossas plataformas digitais que utilizam a mais recente tecnologia de IA da IBM para ajudar os fãs a obter ainda mais informações sobre o quadro de singulares e a aceder a comentários para um maior número de partidas através dos nossos vídeos dos momentos mais destacados dos jogos."
Jonathan Adashek, Senior Vice President de Marketing e Comunicações da IBM, afirmou: "A IBM está a trazer novas camadas de conhecimento e participação para os torneios de 2023 através da utilização de novas ferramentas inovadoras, impulsionadas por modelos fundacionais e IA generativa do watsonx. Temos visto, em primeira mão, como é que estas tecnologias têm o poder de ajudar grandes eventos desportivos como Wimbledon a aumentar a sua audiência através de experiências digitais excecionais. A plataforma de IA e dados que a IBM está a utilizar para criar experiências únicas para os fãs de Wimbledon é a mesma tecnologia que estamos a utilizar para impulsionar a transformação empresarial com clientes de todos os setores e indústrias".
As novas funcionalidades que estão a ser introduzidas este ano vão adicionar-se ao conjunto de ferramentas digitais baseadas em IA para os adeptos disponíveis na aplicação de Wimbledon e em wimbledon.com. Entre elas incluem-se IBM Power Index Leaderboard, IBM Match Insights e Personalised Highlights Reels and Recommendations. Utilizando mais de 100.000 pontos de dados de cada jogada do torneio, analisados pela tecnologia de IA Watson da IBM na IBM Cloud, estas funcionalidades digitais foram concebidas para facilitar aos fãs a decisão de que jogadores que devem seguir, como se comparam com os seus adversários e quem é provável que saia vitorioso. Os aficionados mantêm-se atualizados durante todo o torneio com novos dados sobre os jogadores que estão a acompanhar.
O Torneio de Wimbledon decorrerá de 3 a 16 de julho de 2023. Para ver a tecnologia em ação, visite wimbledon.com ou instale a aplicação de Wimbledon no seu dispositivo móvel, disponível na App Store e na Google Play Store.
Post A Comment:
0 comments: