Adyen e merXu unem forças para expandir o marketplace com serviços financeiros inovadores
- 5 em cada 10 consumidores em Portugal compra através de marketplaces
- Dentro de três anos as vendas estarão cada vez mais unificadas em grandes plataformas
A Adyen, plataforma de tecnologia financeira escolhida por muitas marcas líderes mundiais, estabeleceu uma colaboração com a merXu, plataforma eletrónica europeia B2B, que processará todos os pagamentos na plataforma e irá oferecer serviços de financiamento inovadores. Acesso a empréstimos rápidos e fáceis, cartões com o logótipo da empresa, expansão e métodos de pagamento locais em todos os países são exemplos das novas funcionalidades anunciadas aos seus utilizadores pela merXu.
Com o objetivo de continuar o desenvolvimento totalmente digital, a empresa estabeleceu uma parceria com a Adyen, baseando todo o processo num sistema que permite efetuar qualquer tipo de pagamento, tanto a nível local como internacional. Além disso, o próximo passo será a adição de serviços financeiros de inovação incorporada à plataforma.
A merXu é um marketplace B2B europeu, fundado em 2019 pelo antigo CEO da Allegro, Przemyslaw Budkowski. A plataforma já reúne mais de 60.000 empresas, que vendem e compram produtos de categorias como Fontes de Energia Renovável, Ferramentas, HoReCa, materiais de construção, equipamento de proteção pessoal e muitos outros, existindo já cerca de 800.000 produtos.
"A nossa parceria com a Adyen reforça a merXu, oferecendo métodos de pagamento rápidos e seguros e acesso a uma série de serviços financeiros que pretendemos oferecer aos nossos comerciantes, incluindo acesso a financiamento", comenta Przemysław Budkowski, CEO da merXu.
As empresas que oferecem os seus serviços através de marketplaces podem ter dificuldades em oferecer canais de pagamento flexíveis, seguros e rápidos aos seus clientes. De facto, uma das principais razões pelas quais os utilizadores abandonam o carrinho de compras em lojas online no nosso país é porque não encontram o seu método de pagamento favorito. De acordo com o Relatório de Métodos de Pagamento 2023 da Adyen[1] quase 5 em cada 10 consumidores em Portugal optam por fazer as suas compras através de marketplaces. A evolução do mercado é também reflexo da preocupação das empresas, uma vez que se prevê que daqui a três anos as vendas estarão cada vez mais unificadas em grandes plataformas.
Seguindo este exemplo, graças à sua parceria com a Adyen, a merXu irá agora oferecer aos seus utilizadores, entre outras coisas, opções para criar uma conta bancária da empresa com cartões de marca (uma funcionalidade que pode acelerar a liquidação das vendas) e acesso a financiamento rápido e fácil fornecido pela plataforma. Graças a uma tecnologia avançada, podem ser reembolsados automaticamente, com base numa determinada percentagem das vendas diárias de um determinado retalhista.
Graças à licença bancária internacional e aos anos de experiência da Adyen, a merXu poderá criar mais canais de contacto com os clientes, incluindo internacionais, e, mais importante, oferecer métodos de pagamento locais em cada país. Além disso, a oferta de serviços financeiros tornar-se-á uma fonte adicional de receita para a merXu, e o processamento de todos os pagamentos numa única plataforma da Adyen simplificará muito os processos internos da empresa, eliminando a divisão de sistemas criados em integrações separadas, diferentes fornecedores de tecnologia ou componentes desatualizados.
“Plataformas como a merXu estão numa posição única para servir de forma abrangente os seus clientes como um "balcão único" financeiro. A disponibilização de pagamentos é apenas o ponto de partida para o desenvolvimento de uma série de outros serviços que iremos lançar em conjunto com a merXu nos próximos meses. A conveniência, a velocidade e a segurança de lidar com as necessidades financeiras dos clientes da merXu são de grande prioridade para a Adyen”, afirma Jakub Czerwiński, VP CEE da Adyen.
A expansão da oferta aos clientes constitui uma oportunidade de crescimento adicional, atraindo mais clientes e reforçando a ligação dos utilizadores à plataforma, o que resulta numa redução da taxa de rotatividade de clientes. Graças às inovações na tecnologia financeira, a plataforma ganha condições ótimas para alcançar um crescimento rápido e criar um modelo de negócio ágil. Como resultado, a merXu tornar-se-á um mercado que compreende as necessidades e a posição financeira dos seus comerciantes.
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