Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Como podem os investidores ajustar o seu portefólio para combater a inflação?

Como podem os investidores ajustar o seu portefólio para combater a inflação?
Share it:

 Freedom Finance responde

 Como podem os investidores ajustar o seu portefólio para combater a inflação?


Perante pressões inflacionistas, o ajustamento da carteira de investimentos pode ser uma estratégia para ajudar a atenuar o impacto. A Freedom Finance Europe, corretora online, explica como!

A primeira coisa a ter em conta para atenuar os riscos é a diversificação. Uma vez que a inflação pode minar o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo, ao reduzir o valor dos ativos e dos fluxos de rendimento, diversificando os ativos entre classes e regiões, os investidores podem potencialmente atenuar o impacto da inflação e aumentar a resiliência da sua carteira. A distribuição dos seus ativos por diferentes categorias de ações, obrigações, bens imobiliários, "commodities" e investimentos alternativos pode ajudar a reduzir o impacto da inflação sobre a carteira global. 

Outra forma de proteger o seu património é investir em títulos protegidos contra a inflação -  Títulos do Tesouro Protegidos contra a Inflação (TIPS). Os TIPS ajustam o seu valor principal com base nas alterações do Índice de Preços no Consumidor (IPC), proporcionando aos investidores um seguro contra a inflação. Ao reservar uma parte da sua carteira TIPS pode preservar o poder de compra durante períodos de inflação.

Investir em imobiliário. Historicamente, o sector imobiliário tem sido considerado uma boa proteção contra a inflação. Os rendimentos imobiliários e de arrendamento podem aumentar de valor durante os períodos de inflação. Considere diversificar a sua carteira investindo em fundos de investimento imobiliário (REITs) ou em plataformas de crowdfunding imobiliário, que dão acesso ao mercado imobiliário sem a necessidade de possuir diretamente imóveis.

Commodities. Algumas matérias-primas, como o ouro, a prata, o petróleo e os produtos agrícolas, têm-se saído bem durante os períodos de inflação. Estas matérias-primas tendem a beneficiar da subida dos preços e do aumento da procura. Pode considerar investir em ETFs de commodities ou fundos mútuos para ter acesso a estes ativos.

Ações que pagam dividendos. As ações que pagam dividendos podem ser uma potencial fonte de rendimento e uma proteção contra a inflação. As empresas que aumentam consistentemente os seus dividendos tendem a ter um desempenho superior ao da inflação a longo prazo. Procure ações com um histórico de crescimento de dividendos e fluxos de caixa estável em todos os sectores.

ETFs orientados para a inflação. Existem ETFs especificamente concebidos para se protegerem contra a inflação. Estes ETFs podem incluir uma combinação de títulos protegidos contra a inflação, matérias-primas e outros ativos sensíveis à inflação. Os exemplos incluem o iShares TIPS Bond ETF (TIP), o SPDR Gold Shares (GLD) ou o Invesco DB Commodity Index Tracking Fund (DBC).

Diversificação internacional. As taxas de inflação podem variar de país para país, pelo que a diversificação internacional da sua carteira pode proporcionar acesso a países com taxas de inflação mais baixas. Considere investir em ações internacionais ou fundos de ações globais para alcançar mercados fora dos EUA ou da Europa.

É também uma boa abordagem reequilibrar a sua carteira regularmente. Num ambiente inflacionista, algumas classes de ativos podem ter um desempenho superior a outras. O reequilíbrio regular ajuda a garantir que a sua carteira está alinhada com os seus objetivos a longo prazo e com a sua tolerância ao risco. 

No entanto, o mais importante é que, para ajustar a sua carteira e atenuar a inflação, deve manter-se informado sobre os indicadores económicos, as políticas e as tendências do mercado que podem ter impacto na inflação. Monitorize continuamente o desempenho da sua carteira, reavalie a sua estratégia de investimento e faça os ajustes necessários. Ser proactivo e adaptar-se às condições de mercado em mudança é crucial para gerir eficazmente o risco de inflação.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: