Pois bem, a escrita de artigos académicos consiste numa das habilidades fundamentais tanto para estudantes bem como para os pesquisadores que desejam contribuir com o conhecimento nas suas respectivas áreas de conhecimento. Por sua vez, a produção desses artigos é uma forma de comunicar resultados através de pesquisas, de revisões bibliográficas, além de análises teóricas mais aprofundadas através de experimentos científicos.
Em primeiro lugar, a escolha de uma temática relevante é imprescindível, uma vez que o primeiro passo para a escrita de um bom artigo acadêmico é a seleção de um assunto de relevância e de interesse geral nas mais diversas áreas de estudo. Por essa razão, é preciso se certificar de que existe literatura disponível sobre o tema que foi escolhido pelos alunos. Além de também buscar por acesso aos recursos e as informações que são necessárias para a base da pesquisa.
Num segundo momento é essencial elaborar a estrutura do artigo, uma vez que os artigos acadêmicos típicos possuem uma estrutura muito bem definida, que pode ser composta por elementos tais como a introdução, o processo de revisão da literatura, a escolha da metodologia, além da busca por resultados, por meio do processo de discussão e do parágrafo de conclusão. Aqui, os estudantes podem se familiarizar com essa estrutura no momento em que se certificam de organizar o trabalho de maneira coerente.
Além do mais, a etapa de revisão literária ocorre um pouco antes do início da escrita do trabalho, uma vez que os alunos e pesquisadores podem realizar uma revisão, de modo completo, de toda a literatura que é existente sobre a temática que foi escolhida. Ainda assim, esse processo poderá auxiliar durante a etapa de entendimento de qual é o estado atual do conhecimento da área e através da identificação de lacunas que a pesquisa pode, no entanto, preencher.
Relevância do saber académico para a sociedade
Mesmo assim, o saber académico pode desempenhar um papel essencial para toda a sociedade, no momento em que contribui para tanto para o progresso científico, assim como para o desenvolvimento tecnológico, na esfera social, cultural e económica. Acima de tudo, por meio da produção científica. A sua importância pode ser observada nas mais variadas esferas e aspectos da vida em sociedade.
Num primeiro momento é fundamental destacar os avanços do conhecimento, uma vez que o saber de cunho acadÉmico pode impulsionar toda a produção e a disseminação de novos conhecimentos nas mais variadas áreas, que englobam as ciências naturais, as ciências sociais, assuntos relacionados com humanidades e, sobretudo, o ramo da tecnologia. É através de pesquisas, de análises e de interpretações, que os estudantes e pesquisadores procuram compreender os fenômenos e fazer descobertas de novas informações, por meio da proposição de novas teorias e do desenvolvimento de soluções para os desafios que podem ser enfrentados pelos seres humanos.
A partir do desenvolvimento de tecnologias é possível que os saberes acadÉmicos sejam uma fonte imprescindível para o desenvolvimento das mais inovadoras tecnologias. Pois bem, a pesquisa acadêmica tem como principal responsabilidade os avanços científicos e tecnológicos uma vez que pode impactar de maneira direta a melhoria da qualidade de vida das pessoas em sociedade.
Durante o processo de educação e de formação de profissionais é possível que ocorra a etapa de produção de novos conhecimentos de cunho acadêmico, uma vez que é fundamental a elaboração de trabalhos para a educação e para a formação de profissionais qualificados nas mais variadas esferas do conhecimento. Acima de tudo, as instituições de ensino e universidades podem ser consideradas como espaços em que ocorre a produção de conhecimentos, bem como a sua transmissão e aplicação.
Post A Comment:
0 comments: